ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA: AS DIFICULDADES DOS ALUNOS SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JULIÃO- PI.
AUTORES: Rocha, S. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Passos, M.H.S. (IFPI CAMPUS PICOS)
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo investigar as dificuldades dos alunos na
aprendizagem na disciplina de Química e a sua concepção sobre Reações Químicas no
Ensino Médio. A metodologia adotada foi o estudo de caso, e o instrumento
utilizado foi um questionário de sondagem aplicado em sala de aula da turma de 2º
ano do Ensino Médio, no turno tarde, na Escola Estadual Aprígio Pereira Bezerra,
localizada no Município de São Julião – PI. Os resultados da pesquisa mostram que,
dos 40 participantes, apenas 15,92 % gostam da disciplina de Química, e, mesmo
alguns destes, ainda fazem parte dos 89,08% que reconhecem ter dificuldades na
aprendizagem, que nos mostra uma necessidade de investigar os fatores e motivos
que interferem na aprendizagem.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; reações químicas; alunos
INTRODUÇÃO: Os conceitos relacionados sobre as Reações Químicas têm sido apontados por
muitos pesquisadores e professores como um dos mais problemáticos para o ensino
e a aprendizagem. A química apresenta uma grande dificuldade, que é a de lidar
com conceitos muito abstratos e exigir dos estudantes, muito precocemente, o
domínio de uma nova linguagem, normalmente difícil para um novato na área (Bem-
Zvi et al.,1987).
As dificuldades do ensino dos conhecimentos químicos não são atual, muitas
pesquisas na área de ensino de Química apontam que ensinar os conhecimentos
químicos na educação básica passa há muito tempo por dificuldades, e muitas
vezes a disciplina de química é vista com um assunto que não desperta o
interesse dos estudantes, como afirma Chassot (2004), o que contribui para essa
dificuldade é o ensino de Química ser: asséptico, abstrato e dogmático.
Nos dias atuais, muitos professores e pesquisadores em ensino de
química, tem se preocupado com o tema, vários estudos, disponíveis na
literatura, mostram que os alunos têm, sobre os diversos fenômenos classificados
como reações químicas, concepções diferentes daquelas aceitas pela comunidade
cientifica (Mortimer 1995).
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho é resultado de uma pesquisa que tem como principal objetivo
investigar as dificuldades dos alunos na disciplina de Química de São Julião –
PI e analisar as concepções sobre Reações Químicas, conteúdo ministrados no 2 º
ano.
Primeiramente, realizamos pesquisas bibliográficas e em seguida a aplicação do
questionário com 4 questões ( objetivas e subjetivas) com os alunos de 2 º ano
de Ensino Médio da Escola Estadual Aprígio Pereira Bezerra.
A metodologia utilizada foi o estudo de caso, que é uma investigação muito usada
nas ciências sócias e humanas; pois tenta explorar e conhecer os acontecimentos
inseridos no contexto real.
De acordo com Ponte (2006) um estudo de caso é
[...] caracterizado como incidindo numa entidade bem definida como um
programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa ou uma
unidade social. Visa conhecer em profundidade o seu “como” e os seus “porquês”,
fazendo justiça à sua unidade e identidade próprias. Assume-se como uma
investigação particularística, procurando descobrir o que nela há de
mais essencial e característico. (PONTE,
2006, p. 01).
Vale lembrar que esse tipo de pesquisa possibilitou a formulação de hipóteses
para a realização de futuras pesquisas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Iniciamos a pesquisa com a seguinte pergunta: Você gosta de química? Respostas
obtidas :
15,92 % dos alunos dizem que gostam da disciplina, 42,83% disseram não gostar e
41,25% gostam mais ou menos.
II- Pergunta: Qual conteúdo de Química do 2º ano considera mais difícil ?
Respostas obtidas:
73,89 % Reações Quimicas, 15,22% todos e 10,89 % Respostas incompletas e/ou não
responderam.
III- Pergunta: Cite o conceito de Reações Químicas :
Respostas obtidas:
39,26 % Quando uma substância se transforma em outras substâncias.
27,09% Estão relacionados com a velocidade das substâncias
33.65% Não sabem ou não responderam
IV- Pergunta: O domínio da disciplina pelo o professor:
Respostas obtidas
58,78% Sim
23;09% Não
18,13% Não sei
A partir da análise das questões, percebemos que a grande maioria, alunos
investigados, considera que a disciplina de química é de difícil compreensão, o
que é verificado com o baixo rendimento. Um detalhe interessante é que a maioria
concorda com o domínio da disciplina pelo professor, não sendo suficiente ainda
para a aprendizagem dos estudantes. Podemos observar também que, os alunos
consideram o conteúdo de “ Reações Químicas” um dos mais complicados.
CONCLUSÕES: Através de fontes e artigos lidos, percebemos que atualmente, os alunos quando
terminam o ensino médio não conseguem reconhecer as reações químicas e as
transformações, presentes em situações no nosso cotidiano. Para tentar reverter
essa situação do ensino de química, é preciso que a Química seja percebida como
algo importante e útil, contextualizar os conhecimentos discutidos em sala de
aula. Durante a aplicação dos questionários, muitos alunos mostram a curiosidade
com as Reações Químicas na prática com as experiências feitas no laboratório, e
criticando a metodologia adotado pelo professor
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BEM-ZVI, R.; EYLON, B-S. e SILBERSTEIN, J.Students visualization of a chemical reaction. Education in chemistry, p.111-120, julho 1987.
CHASSOT, Attico. Alfabetização Cientifica: questões e desafios para educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.
MARTIMER, E. F. ; MIRANDA L.C. Transformações: Concepções de estudantes sobre Reações Químicas .Disponível em : http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc02/aluno.pdf. Acesso em 16/06/2012
MELLO I.C. ;RIBEIRO M. T. D. Ensino de Quimica na educação básica- EJA: Algumas dificuldades. Disponível em: http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R0323-2.pdf acesso em 28/06/2012
SILVA, R. O. ; SANTOS, J. A.M. et al, Concepções dos alunos do ensino médio sobre Reações Quimicas. Disponivel em : http://annq.org/eventos/upload/1326026915.pdf acesso em 01/07/2012.