ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA: AS DIFICULDADES DOS ALUNOS SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JULIÃO- PI.

AUTORES: Rocha, S. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Passos, M.H.S. (IFPI CAMPUS PICOS)

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo investigar as dificuldades dos alunos na aprendizagem na disciplina de Química e a sua concepção sobre Reações Químicas no Ensino Médio. A metodologia adotada foi o estudo de caso, e o instrumento utilizado foi um questionário de sondagem aplicado em sala de aula da turma de 2º ano do Ensino Médio, no turno tarde, na Escola Estadual Aprígio Pereira Bezerra, localizada no Município de São Julião – PI. Os resultados da pesquisa mostram que, dos 40 participantes, apenas 15,92 % gostam da disciplina de Química, e, mesmo alguns destes, ainda fazem parte dos 89,08% que reconhecem ter dificuldades na aprendizagem, que nos mostra uma necessidade de investigar os fatores e motivos que interferem na aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; reações químicas; alunos

INTRODUÇÃO: Os conceitos relacionados sobre as Reações Químicas têm sido apontados por muitos pesquisadores e professores como um dos mais problemáticos para o ensino e a aprendizagem. A química apresenta uma grande dificuldade, que é a de lidar com conceitos muito abstratos e exigir dos estudantes, muito precocemente, o domínio de uma nova linguagem, normalmente difícil para um novato na área (Bem- Zvi et al.,1987). As dificuldades do ensino dos conhecimentos químicos não são atual, muitas pesquisas na área de ensino de Química apontam que ensinar os conhecimentos químicos na educação básica passa há muito tempo por dificuldades, e muitas vezes a disciplina de química é vista com um assunto que não desperta o interesse dos estudantes, como afirma Chassot (2004), o que contribui para essa dificuldade é o ensino de Química ser: asséptico, abstrato e dogmático. Nos dias atuais, muitos professores e pesquisadores em ensino de química, tem se preocupado com o tema, vários estudos, disponíveis na literatura, mostram que os alunos têm, sobre os diversos fenômenos classificados como reações químicas, concepções diferentes daquelas aceitas pela comunidade cientifica (Mortimer 1995).

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho é resultado de uma pesquisa que tem como principal objetivo investigar as dificuldades dos alunos na disciplina de Química de São Julião – PI e analisar as concepções sobre Reações Químicas, conteúdo ministrados no 2 º ano. Primeiramente, realizamos pesquisas bibliográficas e em seguida a aplicação do questionário com 4 questões ( objetivas e subjetivas) com os alunos de 2 º ano de Ensino Médio da Escola Estadual Aprígio Pereira Bezerra. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, que é uma investigação muito usada nas ciências sócias e humanas; pois tenta explorar e conhecer os acontecimentos inseridos no contexto real. De acordo com Ponte (2006) um estudo de caso é [...] caracterizado como incidindo numa entidade bem definida como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa ou uma unidade social. Visa conhecer em profundidade o seu “como” e os seus “porquês”, fazendo justiça à sua unidade e identidade próprias. Assume-se como uma investigação particularística, procurando descobrir o que nela há de mais essencial e característico. (PONTE, 2006, p. 01). Vale lembrar que esse tipo de pesquisa possibilitou a formulação de hipóteses para a realização de futuras pesquisas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Iniciamos a pesquisa com a seguinte pergunta: Você gosta de química? Respostas obtidas : 15,92 % dos alunos dizem que gostam da disciplina, 42,83% disseram não gostar e 41,25% gostam mais ou menos. II- Pergunta: Qual conteúdo de Química do 2º ano considera mais difícil ? Respostas obtidas: 73,89 % Reações Quimicas, 15,22% todos e 10,89 % Respostas incompletas e/ou não responderam. III- Pergunta: Cite o conceito de Reações Químicas : Respostas obtidas: 39,26 % Quando uma substância se transforma em outras substâncias. 27,09% Estão relacionados com a velocidade das substâncias 33.65% Não sabem ou não responderam IV- Pergunta: O domínio da disciplina pelo o professor: Respostas obtidas 58,78% Sim 23;09% Não 18,13% Não sei A partir da análise das questões, percebemos que a grande maioria, alunos investigados, considera que a disciplina de química é de difícil compreensão, o que é verificado com o baixo rendimento. Um detalhe interessante é que a maioria concorda com o domínio da disciplina pelo professor, não sendo suficiente ainda para a aprendizagem dos estudantes. Podemos observar também que, os alunos consideram o conteúdo de “ Reações Químicas” um dos mais complicados.

CONCLUSÕES: Através de fontes e artigos lidos, percebemos que atualmente, os alunos quando terminam o ensino médio não conseguem reconhecer as reações químicas e as transformações, presentes em situações no nosso cotidiano. Para tentar reverter essa situação do ensino de química, é preciso que a Química seja percebida como algo importante e útil, contextualizar os conhecimentos discutidos em sala de aula. Durante a aplicação dos questionários, muitos alunos mostram a curiosidade com as Reações Químicas na prática com as experiências feitas no laboratório, e criticando a metodologia adotado pelo professor

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BEM-ZVI, R.; EYLON, B-S. e SILBERSTEIN, J.Students visualization of a chemical reaction. Education in chemistry, p.111-120, julho 1987.
CHASSOT, Attico. Alfabetização Cientifica: questões e desafios para educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.

MARTIMER, E. F. ; MIRANDA L.C. Transformações: Concepções de estudantes sobre Reações Químicas .Disponível em : http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc02/aluno.pdf. Acesso em 16/06/2012


MELLO I.C. ;RIBEIRO M. T. D. Ensino de Quimica na educação básica- EJA: Algumas dificuldades. Disponível em: http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R0323-2.pdf acesso em 28/06/2012


SILVA, R. O. ; SANTOS, J. A.M. et al, Concepções dos alunos do ensino médio sobre Reações Quimicas. Disponivel em : http://annq.org/eventos/upload/1326026915.pdf acesso em 01/07/2012.