ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Ensino por Pesquisa: uma investigação da tendência desse ensino na prática de professores de química da educação básica
AUTORES: Pereira, F.K.D. (UFCG/CES) ; Freitas, L.P.S.R. (UFCG/CES) ; Araujo, M.L.M. (UFCG/CES) ; Nobrega, P.D. (UFCG/CES) ; Santos, C.S. (UFCG/CES) ; Faccio, M.T. (UFCG/CES) ; Araujo, F.T.S. (UFCG/CES) ; Martins, J.S. (UFCG/CES) ; Santos, J.R.M. (UFCG/CES) ; Araujo, D.S. (UFCG/CES)
RESUMO: Este trabalho buscou investigar a tendência do Ensino com Pesquisa na prática
pedagógica de cinco professores de química da educação básica de escolas públicas
do estado da Paraíba. Os dados foram construídos por meio de entrevista semi-
estruturada com os professores e aplicação de questionário para 120 alunos do
ensino médio. Os resultados deste trabalho demostram que os professores desta
investigação, ainda não estão bem familiarizados com esse movimento de ensino,
apresentando dificuldades em envolver os alunos num ambiente de pesquisa em sala
de aula, os resultados apontaram ainda, que apesar dos mesmos demostrarem
acreditar na construção do conhecimento através da pesquisa, não sabe como
trabalhar adequadamente com esta metodologia.
PALAVRAS CHAVES: Tendência do Ensino; Prática Pedagógica; Educação Básica
INTRODUÇÃO: Durante essas últimas décadas, vários trabalhos têm salientado a importância da
introdução da pesquisa em sala de aula como dispositivo facilitador do ensino-
aprendizado de química. De acordo com Lampert, este campo de pesquisa tem suas
ideias apoiadas no fato da pesquisa ser um processo dialógico que envolve a
problematização do conhecimento, a construção de argumentos e sua respectiva
validação. Ainda segundo este pesquisador, o ensino por pesquisa, pode ser
entendido como uma sequência organizada de situações estimuladoras e
desafiadoras de aprendizagem, na qual, tanto o professor como os alunos estão
envolvidos como sujeitos do processo, na perspectiva de formação de cidadãos
críticos, capazes de entender e transformar a realidade em sua volta. Diante
desses pressupostos, este trabalho teve por objetivo investigar a tendência de
ensino por pesquisa na prática de professores de química da educação básica, em
cinco escolas públicas do estado da Paraíba. Os dados foram construídos por meio
de entrevista semi-estruturada com 05 professores e aplicação de questionário
para 120 estudantes do ensino médio, oriundos das escolas constituintes da
amostra. Segundo a literatura especializada nessa área, o ensino com pesquisa
pode corroborar com o planejamento do professor, facilitando o processo de
contextualização dos conteúdos, colocando o aluno em contato com a realidade
social e a aplicação do conhecimento.
MATERIAL E MÉTODOS: As concepções sobre o ato de educar com pesquisar dos professores de química do
ensino médio foi obtida com o auxílio de uma entrevista semi-estruturada que
focou o planejamento e metodologia utilizada na prática pedagógica desses
docentes. Um questionário, também foi aplicado para os alunos, para verificar se
a prática de ensino pela pesquisa é concebida em sala de aula, e que
expectativas os alunos possuem em relação essa atividade. O questionário com dez
perguntas fechadas e abertas, foi aplicado a 120 alunos do ensino médio,
oriundos das escolas constituintes da amostra. Os estudantes possuíam faixa
etária que variava entre 15 e 31 anos. A entrevista foi feita com cinco
professores da rede pública do estado da Paraíba, com área de atuação em
química. O tempo de magistério desses professores variou entre 1 e 25 anos.
As entrevistas foram gravadas e posteriormente, juntamente com os questionários
tiveram seus dados analisados, sistematizados e tabulados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na Tabela 1, refere-se as respostas dadas pelos alunos ao questionário,
apresentamos as seguintes constatações: constatou-se que cerca de 35% dos
estudantes responderam nunca terem sido apresentados a nenhuma das revistas
científicas de ensino relacionadas no questionário, 45% afirmaram conhecer
alguma das revistas mencionadas, sendo as revistas Ciência Hoje e Química Nova
na Escola, as mais citadas por eles, ao se perguntar ainda, como tomaram
conhecimento delas, a maioria afirmou ter sido pela TV ou ter visto na
biblioteca da escola. Cerca de 20% dos estudantes deixaram a pergunta sem
resposta. Ao perguntar se eles lembravam se o professor de química já havia
levado para sala de aula algum artigo de revistas científicas, para ser
discutido na aula, cerca de 92% dos estudantes afirmaram que não. Percebe-se na
relação dessas respostas, que quando o docente não introduz a pesquisa em sua
aula, fica difícil explorar no estudante o espírito científico investigativo,
construtor do seu próprio conhecimento, mas está sempre a procura de mais
informações, indo em busca de fontes literária que o auxilie nessa construção. A
maioria dos estudantes declarou ainda nunca terem participado de nenhum encontro
em educação e de não conhecerem nem um congresso na área de química. Com relação
as respostas dos docentes à entrevista, apesar da maioria ter declarado não
utilizar trabalhos científicos da área de ensino em suas aulas e não ser costume
consultar a literatura especializada nessa área para o planejamento das mesmas,
todos reconheceram a importância da introdução da pesquisa em sala de aula para
o auxílio da contextualização dos conteúdos e formação do sujeito crítico.
CONCLUSÕES: As constatações deste trabalho mostram que os professores de química ainda estão
se adaptando a esta nova modalidade de ensino e que apesar dos obstáculos,
reconhecem que o ensino com pesquisas pode corroborar com o planejamento do
professor, facilitando o processo de contextualização dos conteúdos por parte dos
mesmos, colocando o estudante em contato com a realidade social e a aplicação do
conhecimento, contribuindo assim, para o alcance da função social do ensino de
química, a formação do sujeito cidadão crítico.
AGRADECIMENTOS: Aos professores da Educação Básica participantes da pesquisa, ao
corpo docente e discente da Universidade Federal de Campina Grande, CNPq e Capes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1]. LUCAS, S. VASCONCELOS, C. Perspectivas de ensino no âmbito das práticas lectivas: Um estudo com professores do 7º ano de escolaridade Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 4, n. 3, 2005.
[2]. SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R., Importância, Sentido e Contribuições de Pesquisa para o Ensino de Química, Química Nova na Escola, n. 1,1995.
[3]. LAMPERT, E. I O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira. Linhas Críticas, v. 14, n. 26, p. 5-24, 2008.
[4]. SCHNETZLER, R. P. A Pesquisa no Ensino de Química e a Importância da Química Nova na Escola, Química Nova na Escola, n. 20, 2004.