ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
AUTORES: Dutra, M. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Guimarães, D.N. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Lopes, V.S. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Noleto, A.P. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Oliveira, D.F.L. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Ramos, W.S. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Santos, E.T.G. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Santos, R.S. (IFMT-CAMPUS CONFRESA)
RESUMO: No município de Confresa MT, parte dos educadores que atuavam em sala não tinham
ainda participado de cursos de capacitação na área de educação especial. A partir
deste contexto, e da aprovação de um curso de capacitação em educação especial em
edital de seleção de projetos de extensão oferecidos pelo IFMT, os acadêmicos das
licenciaturas propuseram um projeto de “Pesquisa e Capacitação de Professores em
Educação especial”.Este projeto iniciou em agosto de 2011 e teve como objetivo
capacitar professores e futuros professores, através de projetos de extensão, para
atender alunos com necessidades educacionais especiais, contribuindo
significativamente para a mudança de atendimento escolar proporcionando um grande
desenvolvimento na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
PALAVRAS CHAVES: inclusão; Capacitação; aprendizagem
INTRODUÇÃO: Assegurar a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na
escola, sem qualquer tipo de discriminação, é um princípio que está na
Constituição brasileira desde 1988 e também na Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional 9394/96. Em todo o mundo, durante muito tempo, o diferente foi
colocado á margem da educação: o aluno com deficiência, particularmente, era
atendido apenas em separado ou então simplesmente excluído do processo
educativo, com base em padrões de normalidade (MEC/ SEESP, 2001)... hoje, esta
ainda é uma realidade para milhares de crianças, jovens e adultos que apresentam
necessidades educacionais especiais, vinculadas ou não a deficiência. Confresa-
MT hoje é um dos municípios da região Norte Araguaia que possui uma das maiores
demandas de pessoas com deficiência em idade escolar fora da sala de aula; sendo
que uma das principais causas desta realidade é a falta de capacitação dos
profissionais que atuam nas escolas. Nesta perspectiva, o presente projeto teve
como objetivo a “Capacitação em Educação Especial” através de projetos de
extensão, de professores das redes federal, estadual, municipal e particular, de
pais que tenham filhos com deficiência e de acadêmicos dos cursos de
Licenciatura em Ciências da natureza Habilitação em Química e de Licenciatura em
Ciências Agrícolas, do IFMT- Campus Confresa visto que, como futuros
professores, os mesmos estarão aptos a atender aos alunos com necessidades
educativas especiais; garantindo desta forma uma educação inclusiva de
qualidade, de modo a atender às especificidades presentes nesse campo,
considerando as condições sociais, culturais, econômicas e educacionais das
pessoas com deficiência.
MATERIAL E MÉTODOS: No ano de 2011, foram publicados pelo IFMT, dois editais para seleção de
projetos de extensão (edital nº 01/2011 e edital nº037/2011), desta forma três
alunos do 2º ano do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com
Habilitação em Química concorreram e aprovaram projetos na área de Educação
Especial. Diante disto, surgiu o projeto denominado “Curso de Pesquisa e
Capacitação em Educação Especial” ministrado no IFMT de Confresa, atendendo a 65
participantes entre professores das redes particular, estadual, municipal e
federal; alunos dos cursos de licenciatura do IFMT – Campus Confresa e pais de
pessoas com deficiência. Ainda de acordo com a metodologia proposta o curso foi
ministrado em 12 encontros presenciais além de atividades não presenciais como o
desenvolvimento de projetos de inclusão em escolas do município de Confresa, ao
final os participantes recebem um certificado de cem horas. Durante o curso
foram abordados os temas referentes aos tipos de deficiências e suas variedades,
bem como as legislações que garantem os direitos à igualdade de condições e
projetos de inclusão desenvolvidos nas escolas.
Para melhor compreensão dos conteúdos estudados foram utilizados os seguintes
procedimentos: discussões, debates, estudos em grupo, diálogos, entrevistas,
dramatização, leituras dirigidas, estudo de caso, pesquisa, oficinas, aulas
expositivas, trabalhos individuais, elaboração de resenhas, apresentação
PowerPoint. No decorrer do projeto os participantes do curso participaram de
duas pesquisas em forma de questionários, sendo uma antes dos participantes
iniciarem o curso e outra posterior ao curso.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a implantação do projeto de extensão, e durante o desenvolvimento do curso,
nas conversas e nas trocas de experiências, foi possível observar as
dificuldades dos professores dentro de uma sala de aula com alunos que tem
necessidades educacionais especiais. Mediante tais dificuldades é que
esperávamos no final do curso que os professores e gestores educacionais
tivessem autonomia para pensar, refletir, trabalhar e pesquisar sobre educação
especial e que se sentissem mais a vontade ou habilitado para conduzir o
processo de aprendizagem significativa dos alunos com necessidades educacionais
especiais, independente de sua área, transformando assim os sistemas
educacionais públicos do município de Confresa - MT em espaços inclusivos e de
qualidade, que valorizem as diferenças sociais, culturais, físicas e
emocionais. No início do projeto foi elaborada uma pesquisa com os professores
que participariam do curso e apenas 5,88% declararam estar preparados para
atender alunos com necessidades especiais e 94,12% disseram não ter nenhum tipo
de formação/capacitação ou participação em cursos voltados à educação especial.
Ao término do curso foi realizada a pesquisa com os mesmos questionamentos da
pesquisa inicial e 99% dos participantes declararam que o curso contribuiu para
a melhoria de suas práticas pedagógicas.
Antes
Antes de iniciar o curso
Depois
Depois do término do curso
CONCLUSÕES: Este trabalho atingiu plenamente seus objetivos, ao ouvimos relatos do quanto o
curso tem ajudado as escolas do município, professores e gestores a pensar em uma
prática pedagógica que possibilite ao aluno com deficiência oportunidades de
construção do conhecimento, também ouvimos relatos de pais do quanto os mesmos
estão aprendendo e tendo condições de proporcionar a seus filhos uma melhor
qualidade de vida. Fica clara a importância da participação de alunos de
licenciatura em projetos de extensão, pois através deste projeto foram capacitadas
65 pessoas que implantarão espaços inclusivos.
AGRADECIMENTOS: Primeiramente agradecemos a Deus por nos dar a vida, ao IFMT Campus Confresa e a
Prof.ª Mara Maria Dutra que tem nos ajudado e nos incentivado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na educação Básica. 2001. Dis-ponível em < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf> Acesso em: 02 jul. 2012.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 e dezembro de 1996. 5. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2010.
MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação Especial no Brasil: Histórias e políticas públicas. 6ª Ed., São Paulo: Cortez, 2011.