ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Projeto de Pesquisa para Avaliar o Nível de Conhecimento dos Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química do IFMT - Campus Confresa na Formação para o Atendimento aos Deficientes Visuais
AUTORES: Guimarães, D.N. (IFMT) ; Lopes, V.S. (IFMT) ; Oliveira, D.F.L. (IFMT) ; Noleto, A.P. (IFMT) ; Dutra, M.M. (IFMT) ; Santos, E.T.G. (IFMT) ; Santos, R.S. (IFMT) ; Ramos, W.S. (IFMT)
RESUMO: O objetivo deste projeto de pesquisa foi o de obter informações sobre o nível de conhecimento dos
Acadêmicos do 1º, 2º e 3º anos do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em
Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Confresa,
a cerca do que sabem sobre Braille e sistema DOSVOX, para o ensino dos Deficientes Visuais; o resultado
da pesquisa demonstrou que os acadêmicos já ouviram falar sobre Braille e DOSVOX, a pesquisa também
apontou o interesse dos acadêmicos em participar de uma capacitação em Braille que atenda a demanda
que os espera tanto na sociedade quanto no ambiente escolar.
PALAVRAS CHAVES: Química; Capacitação; Educação Inclusiva
INTRODUÇÃO: O ensino das disciplinas da área de exatas como a Química traz naturalmente as dificuldades inerentes
que afligem muitos alunos do ensino médio. Temos um agravante maior quando falamos dos alunos
com necessidades especiais, e neste projeto levamos em consideração o atendimento aos deficientes
visuais. Podemos considerar pessoa portadora de deficiência visual aquela que apresenta acuidade
visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a
20° (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações.
No Brasil além do artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que garante o
acesso a educação para as pessoas com necessidades especiais, temos outras leis como a 10.098/00,
que promove a acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida garantindo sua
autonomia, independência e promoção pessoal.
Para garantir sua autonomia as pessoas com deficiência visual utilizam alguns meios alternativos
para o desenvolvimento de atividades como a realização de cálculos matemáticos através do soroban,
escrita e leitura por meio do Braille e uso de computadores com o auxilio do software DOSVOX
desenvolvido e distribuído gratuitamente pelo NCE/UFRJ.
Este projeto tem por objetivo determinar o nível de conhecimento sobre Braille, DOSVOX e educação
inclusiva dos quarenta e seis acadêmicos distribuídos em três turmas de diferentes anos 1º, 2º e 3º, do
Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química do IFMT- Campus
Confresa, e diante da demanda propor a oferta de um curso de capacitação em Braille (escrita e leitura).
MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento da pesquisa aplicou-se um questionário com seis perguntas objetivas a alunos das
turmas de 1º, 2º e 3º anos do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química,
do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Mato Grosso Campus Confresa, para determinar
o nível de conhecimento e capacidade de trabalhar com deficientes visuais. As perguntas formuladas na
pesquisa versavam sobre: Conhecimento superficial do sistema Braille, tecnologia da informação para
facilitar o uso de computadores através do aplicativo DOSVOX, conhecimento de pessoas com deficiência
visual na sociedade, autoconfiança dos acadêmicos para trabalhar futuramente com deficientes visuais,
interesse dos acadêmicos em conhecer o sistema Braille. Terminada a pesquisa iniciou-se o processo de
análise e tabulação das respostas
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo (MAZZOTA, 2011) os artigos 165 e 166 da Constituição Federal dispõem que é assegurado aos
deficientes a melhoria de sua condição social e econômica, especialmente mediante Educação especial e
gratuita.
O resultado da pesquisa comprova que por mais que os acadêmicos entrevistados
desconheçam o sistema de comunicação Braille, os mesmos apresentam uma grande preocupação no
que diz respeito a qualificação profissional para o atendimento de pessoas com deficiência. Assim, após
a realização da pesquisa, verificou-se que:
- Ouviu falar do sistema Braille: Sim 96%, Não 4%.
- Declararam conhecer o aplicativo DOSVOX: Sim 13%, Não 87%.
- Conhecem pessoas com deficiência visual: Sim 63%, Não 37%.
- Como futuros professores de química 4% declaram saber trabalhar com alunos deficientes visuais e
96% não saberiam trabalhar.
- Dos entrevistados 100% manifestaram interesse em participar de um curso de capacitação em escrita
e leitura Braille.
- Verificou-se ainda que 100 % dos entrevistados não conhecem a leitura ou escrita Braille.
Conhecimentos sobre Braille, DOSVOX e Educação Inclusiva
Gráfico com resultados da pesquisa quantitativa sobre
conhecimento em Braille, Sistema DOSVOX e Educação Inclusiva
CONCLUSÕES: Diante da analise dos dados chegou-se a conclusão que os futuros profissionais do Curso de Licenciatura
em Ciências da Natureza com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Mato Grosso Campus Confresa já ouviram falar do sistema Braille e DOSVOX, porém não
conhecem o seu uso e que 100 % dos entrevistados possuem interesse em participar de um curso de
capacitação em Braille (leitura e escrita para deficientes visuais), o que nos remete a conclusão de que
todos os acadêmicos estão preocupados em relação ao processo de inclusão de pessoas com deficiência.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm> Acesso em: 21 de jun. 2012.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 e dezembro de 1996. 5. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2010.
BRASIL. Lei nº 10.098, de 19de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10098.htm >Acesso em: 03 jul.2012.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT - IBC disponível em: <http://www.ibc.gov.br/?itemid=10235> Acesso em: 21 de Jun. 2012.
MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas publicas 6ª ed., São Paulo: Cortez, 2011.
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