ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Práticas Laboratoriais Através de Recursos Audiovisuais
AUTORES: Câmara, S. (IFPA) ; Sena, N. (IFPA) ; Barreiros, C. (IFPA) ; Moraes, A. (IFPA) ; Salomão da Silva Alves, S. (IFPA)
RESUMO: O artigo trata de um ensaio com os alunos do ensino médio da Escola Mário
Barbosa,
utilizando recursos audiovisuais, tais como vídeos. A abordagem deu-se na
tentativa de saber se vídeo aulas de experimentos com materiais alternativos é
uma
boa estratégia para auxiliar no aprendizado de Química. A metodologia foi
elaborada após um levantamento referente à sua infraestrutura da escola e a
necessidade dos alunos em compreender a disciplina, mesmo sabendo que a escola
tem
laboratório sem utilização pelos alunos e professores. O resultado apresentado
foi
que a maioria dos educandos nunca teve contato com práticas laboratoriais e,
estes, consideram a vídeo aula de experiências químicas uma alternativa
positiva,
principalmente nas escolas que não dispõem de laboratório ou materiais.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química; experimentos; recursos audiovisuais
INTRODUÇÃO: Promover uma ligação palpável entre o conhecimento adquirido no âmbito escolar e
o cotidiano dos estudantes,tem sido um dos maiores desafios dos docentes de
Química nas escolas de nível fundamental e médio.Sendo assim,a abordagem do
cotidiano relacionado à Química e a sociedade vem apresentando-se como uma
grande aliada pelos professores.Neste sentido,a utilização das novas mídias
tornaram-se peças fundamentais no processo de ensino-aprendizado e,por isso,os
professores tiveram que inovar em suas metodologias usando esses avanços
tecnológicos com objetivo de familiarizar os alunos com as práticas
laboratoriais,tendo em vista que na maioria das escolas,principalmente as
públicas,o aluno não tem acesso a esse tipo de experiência.
Tendo essa realidade como pano de fundo e a disponibilidade de tais recursos
tecnológicos,tomou-se a iniciativa de expor aos alunos práticas,que geralmente
só poderiam ser realizadas em laboratório e com materiais específicos,através de
recursos audiovisuais e materiais alternativos,de fácil acesso e que fazem parte
do cotidiano dos alunos.
Os experimentos foram gravados e,ao longo da exibição do mesmo,ocorre à
explicação dos fenômenos físico-químicos e os materiais que serão utilizados,
sendo que estes,em sua maioria,são substitutos de regentes químicos,o que
facilita a familiarização dos alunos com as experiências.O material é destinado,
principalmente,aos alunos do ensino médio e,para facilitar o acesso destes ao
material.O mesmo foi postado em um site da internet para facilitar o acesso,
mostrando-se,assim,como uma proposta de viabilizar os experimentos através de
vídeos,para contribuir de maneira significativa para o ensino de Química,no
Ensino Médio.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho teve a duração de um mês (outubro de 2011) e foi dividido em três
momentos:1)pesquisa dos experimentos e dos materiais alternativos;2)produção e
edição dos vídeos aulas e 3)intervenção didática.
A escola escolhida para o desenvolvimento deste trabalho foi a Escola Estadual
de Ensino Fundamental e Médio Mário Barbosa,localizada em Belém.O publico alvo
foram 60 alunos de três séries do/Ensino Médio(10 estudantes da 1ª série,20 da
2ª série e 30 da 3ª série)do turno da manhã.O processo considerou os seguintes
critérios para seleção:a classe social dos alunos e da comunidade em que a
escola está inserida,a modalidade de ensino e o fato da maioria dos estudantes
nunca terem tido contato com experiências em laboratórios.
A escola selecionada foi visitada previamente e feito um levantamento referente
à sua infraestrutura e a necessidade dos alunos em compreender o conteúdo,tendo
em vista que a escola disponibiliza de laboratório multidisciplinar,porém,os
alunos não têm atividades desenvolvidas pelos professores,no mesmo.
Foi solicitado o consentimento dos gestores da escola para a realização da
pesquisa e,após este,foram escolhidos o nível e as séries a serem objeto de
estudo.Posteriormente,foram realizadas visitas às salas de aula de química
e,durante estas,foi observada a metodologia do professor regente e a dificuldade
apresentada pelos alunos no processo de ensino-apredizagem,elaborando,assim,uma
proposta de intervenção.
O trabalho foi desenvolvido no mês de outubro de 2011,nas três séries do Ensino
Médio utilizando os 20 minutos finas da aula do professor,em cada turma.Após
cada exibição foi distribuído aos estudantes um questionário,com questões,
correspondentes a vídeo aula, que foram utilizadas para o levantamento de
informações.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos das três turmas,escolhidas,do Ensino Médio da manhã,que participaram
da exposição,estavam reunidos em uma sala de aula. Primeiramente foi explanado o
conteúdo dos vídeos aulas dos experimentos químicos (dois vídeos).A apresentação
foi realizada com o auxílio do Datashow e de um Notebook.
Em seguida, foi feito um levantamento das concepções dos estudantes,utilizando
um questionário,contendo sete questões,onde os estudantes respondiam
individualmente.
Após a exaustiva análise das respostas dos questionários,foi possível
diagnosticar que 71% dos estudantes nunca tiveram contato com experiências
práticas em laboratório.A maioria dos alunos considera que a vídeo aula de
experiências químicas é uma alternativa positiva,para conhecer tais práticas,
principalmente,nas escolas que não dispõem de laboratório e/ou materiais.Foi
analisado,também,que 14% dos estudantes discordam que os vídeos aulas são
eficazes.
Como os vídeos aulas são desenvolvidas com materiais alternativos,de fácil
acesso e que fazem parte do cotidiano dos estudantes,constatou-se que 100%,dos
participantes,consideram que os vídeos com experimentos ajudam na compreensão do
conteúdo da disciplina e as práticas podem ser reproduzidas em casa com
segurança e facilidade.
CONCLUSÕES: Através da criação do primeiro vídeo experimental,nos foi permitido concluir que a
utilização destes recursos audiovisuais facilitam o processo de ensino-
aprendizagem,pois possibilitam,ao aluno,uma melhor compreensão do conteúdo
abordado,sendo que a maioria destes enxerga a Química como um “bicho de sete
cabeças”,tornando,dessa forma,difícil o aprendizado.
Conclui-se que através dos recursos audiovisuais os alunos terão acesso aos
experimentos que não são realizados nas escolas com materiais alternativos e
acessíveis,a exemplo dos experimentos que realizamos em vídeos,de fácil
manipulação.
AGRADECIMENTOS: Obrigado a todos que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento desse
trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: A importância da aplicação prática dos recursos tecnológicos e audiovisuais na matemática. 2010. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-aplicacao-pratica-dos-recursos-tecnologicos-e-audiovisuais-na-matematica/35041/>. Acesso em 27 out. 2011.
Recursos tecnológicos como estratégias de aprendizagem no ensino de ciências e biologia. São Paulo, 2008. Disponível em: <http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_14355/artigo_sobre_recursos_tecnol%C3%93gicos_como_estrategias_de_aprendizagem_no_ensino_de_ci%C3%8Ancias_e_biologia>. Acesso em 28 out. 2011.
Reflexão acerca da utilização de recursos audiovisuais e tecnológicos na docência Universitária como facilitador do processo ensino-aprendizagem. Uberaba. Disponível em: <http://www.uftm.edu.br/upload/ensino/AVIposgraduacao090804172911.pdf> . Acesso em 25 out. 2011.