ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ALUNOS PARTICIPANTES DO PROJETO “CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA, PRÁTICAS E METODOLOGIAS MOTIVADORAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO PARÁ”.
AUTORES: Souza da Luz, P.T. (IFPA) ; de Souza Farias, M. (ESAMAZ) ; Costa Santos, I. (E.E. PEDRO PEDROSO AMAZONAS) ; Amaral dos Santos, V. (IFPA) ; Borges da Silva, F.A. (IFPA) ; Fonseca Teixeira, A. (IFPA) ; Bandeira Gomes, C.G. (IFPA) ; de Souza Maciel, M. (IFPA)
RESUMO: Este trabalho tem o propósito de avaliar o desenvolvimento no entendimento da disciplina de química dos alunos do ensino médio (1ª e 2ª série) das escolas públicas do estado do Pará, participantes do projeto: “Contextualizando o Ensino de Química: Práticas e Metodologias Motivadoras nas Escolas Públicas de Ensino Médio do Pará” que acontece no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA. De acordo com os dados coletados (freqüência de notas e porcentagem de desenvolvimento nas problemáticas identificadas) e a partir da metodologia aplicada, constatou-se a melhora dos participantes em compreender os conteúdos do ensino médio ministrados nas aulas do projeto.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Formação docente; Educação
INTRODUÇÃO: Os projetos abrem uma perspectiva real para que o professor dialogue com os alunos e abra mais espaço no seu planejamento para que o aluno construa a sua autonomia (BEZERRA, SOBRAL, GREGO, AGUIAR, 2008). O aprendizado de qualidade relaciona-se, portanto, à habilidade do docente em dialogar de modo a estabelecer ligações entre o que é ministrado em sala de aula com o mundo do qual o educando faz parte, valendo-se não apenas da teoria, mas da prática como ferramenta potencializadora de conhecimento. Deste modo utilizou-se o projeto: “Contextualizando o Ensino de Química: Práticas e Metodologias Motivadoras nas Escolas Públicas de Ensino Médio do Pará”, que tem por finalidade preparar estes alunos do ensino médio (1ª e 2ª série), nos âmbitos da teoria e prática, para participarem das olimpíadas de química a nível estadual (OPAQ), regional (ONNeQ), nacional (ONQ) e internacional (ICHO), como fonte de dados para a realização da pesquisa. O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho destes alunos no decorrer do curso com relação aos conteúdos ministrados, e evidenciar a importância da aplicação de projetos na contextualização do ensino de Química, de acordo com a resolução nº 4 de 3 de julho de 2010 – LDB.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram utilizados como critério de avaliação testes aplicados no decorrer do projeto e uma entrevista individual e complementar. Ambos buscaram identificar os obstáculos existentes na assimilação de conteúdos e o progresso alcançado com o curso. Os testes prestam-se primordialmente à avaliação numérica e objetiva dos alunos, possibilitando a identificação de talentos e o diagnóstico de deficiências na disciplina. (MELÃO, 2006, p.1). A entrevista, por sua vez, foi elaborada de modo sucinto, para levantamento de informações com caráter subjetivo, que validam a importância da aplicação do projeto para alunos da rede pública.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para a obtenção de dados relevantes, aplicou-se em aula inicial um teste com os conceitos fundamentais, para avaliar o grau de entendimento adquirido antes do início das aulas do curso. Com os dados coletados, a partir dos resultados do primeiro teste, observou-se que as notas se concentravam em uma faixa de 3,0 a 4,0 pontos (Tabela 1) com frequência expressiva dos alunos.
Após as primeiras aulas do projeto, em que foram abordados os assuntos: conceitos fundamentais, modelos atômicos e tabela periódica. Foi aplicado o segundo teste onde percebeu-se o aumento na faixa de notas para 4,0 a 5,0 pontos, apesar da inserção de dois novos conteúdos e a diminuição da freqüência de alunos no teste.
No terceiro teste, onde foram cobrados os assuntos dos testes anteriores mais ligações químicas e compostos iônicos, a faixa de notas aumentou para 6,0 a 7,0 pontos seguido do aumento da freqüência de alunos de 33,89% para 55,56%, sendo também maior que no primeiro teste onde foi de 40,78%. A freqüência dos alunos diminuiu ou aumentou por situações indiferentes ao curso.
A Figura 1 representa percentualmente o progresso alcançado em relação as dificuldades apontadas pelos alunos na disciplina, identificados a partir dos testes e das entrevistas individuais. Deste modo registra-se o grau de aproveitamento com as aulas do projeto, onde todos os requisitos fundamentais para o entendimento do conteúdo ficaram acima dos 50%.
Figura 1
Tabela 1
CONCLUSÕES: A partir da avaliação dos dados coletados na entrevista conclui-se que houve progresso no que diz respeito às dificuldades encontradas pelos alunos no entendimento da disciplina, fato comprovado pela aplicação dos testes. Sendo assim, destaca-se a relevância do projeto que busca ajudar a desenvolver nos educandos competências e habilidades características de um ensino básico de qualidade.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a CAPES pelo apoio financeiro ao Projeto, ao Instituto Federal do Pará – IFPA pelo empenho e disponibilidade para a realização deste projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MELÃO H. Importância das provas no processo educacional, 2006 ,p.1;
BEZERRA, et al. Relatos de sala de aula; A Pedagogia de Projetos no Ensino de Química: O Caminho das Águas na Região Metropolitana do Recife: dos Mananciais ao Reaproveitamento dos Esgotos,Quimica nova na escola ,2008.