ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: PERSPECTIVAS DO USO DO COMPUTADOR NO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Ventura de Queiroz, B. (UFC) ; Cleiton Sousa dos Santos, J. (UFC)
RESUMO: A utilização do computador bem como as ferramentas multimídias auxiliam e
facilitam a compreensão dos conteúdos de Química estudados nas escolas. Neste
trabalho foi realizado um estudo comparativo entre dois grupos de alunos do ensino
médio, um grupo utilizou softwares educativos, outro não teve contato com essa
ferramenta digital. Os discentes também responderam um questionário, que tinha o
intuito de indagá-los sobre as perspectivas da utilização das redes sociais como
ferramentas de ensino. Percebeu-se uma melhora na fixação dos conteúdos estudados
em sala de aula no grupo de alunos que utilizou a estratégia tecnológica. Assim,
confirmando a importância da utilização de TIC’s (Tecnologia da Informação e
Comunicação) no processo ensino/aprendizagem.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química; software educativo; estratégia de aprendizage
INTRODUÇÃO: Atualmente, o papel do professor, profissional da educação, no contexto
científico atual, é dominar as novas ferramentas tecnológicas. A utilização dos
recursos de multimídias no processo de ensino exige preparo do ambiente
tecnológico, dos materiais que serão utilizados, dos conhecimentos prévios dos
alunos para manusear estes recursos, do domínio da tecnologia por parte do
professor, além de seleção e adequação dos recursos à clientela e aos objetivos
propostos pela disciplina (Enricone, 2004). Apesar de vivermos na “sociedade da
informática”, ainda encontramos docentes que resistem aos avanços tecnológicos e
não quer fazer parte deste contexto, segundo Freire (1996), “é preciso
desocultar as verdades escondidas, desmistificar a farsa ideológica e enfrentar
o extraordinário poder da mídia”. O uso das TIC’s (Tecnologia da Informação e
Comunicação) na educação, como lousas digitais, tabletes, laboratórios de
informática são ferramentas facilitadoras do processo de ensino/aprendizagem.
Dessa forma, compete aos professores terem domínio sobre essas ferramentas
tecnológicas, bem como desenvolver uma aula através do uso do computador,
tornando este uma ferramenta que possa lhe auxiliar e complementar suas aulas.
Este trabalho relata o uso de softwares educativos, através do computador, no
ensino de Química, bem como as perspectivas destas para a educação em ciências.
A utilização de TIC’s em sala de aula deve ser proferida, de modo que seja usado
nas aulas de Química para instigar a curiosidade do educando e gerar
circunstâncias que ampliem a sua capacidade de elucidar problemas.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado na Escola de Ensino Médio Liceu de Messejana,
Fortaleza-CE, com 108 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os alunos foram
divididos em dois grupos: Grupo A – alunos que usaram objetos de aprendizagens
(AO), no laboratório de informática e Grupo B – alunos que não usaram objetos de
aprendizagens e não foram ao laboratório de informática. Os alunos do Grupo A
foram a uma aula de química, que aconteceu no laboratório de informática da
escola, utilizando software educativo (Educandus e Labvirt).
Esta aula teve duração de 50 minutos, com os objetos de aprendizagens (AO) do
Educandus e do Labvirt, o assunto estudado na aula foi hidrocarbonetos e suas
aplicações. Em seguida, foi aplicado aos grupos de alunos um questionário com
questões que buscavam conhecer: a prática de estudar pela internet, qual o seu
grau de domínio em ferramentas do computador como Word, Excel, Power point etc,
ainda se eles acreditavam que redes sociais como Twiter e Facebook poderia
tornar-se um meio pedagógico, usado, por exemplo, a favor da disciplina de
Química. O questionário continha seis questões, duas delas eram referentes à
aula de química realizada no laboratório de informática. Por último, foi
aplicada uma avaliação escrita de Química para ambos os grupos de alunos focos
deste trabalho, as questões desta avaliação eram referentes ao conteúdo
hidrocarbonetos e suas aplicações. Ressalta-se que ambos os grupos de educandos
tiveram em sala de aula contato prévio com o assunto de hidrocarbonetos e suas
aplicações.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: No Quadro 1 encontram-se os resultados da pesquisa. Na questão um, observa-se
que mais de 90% dos alunos usam, às vezes ou frequentemente, a internet para
estudar. Esse resultado é importante, pois mostra que as ferramentas digitais
são cada vez mais presentes na atualidade. Para a segunda questão, 87,95%
afirmaram que ficou mais fácil entender os conceitos de Química utilizando os
OAs. A questão quatro, mais de 80% dos entrevistados disseram que seu grau de
domínio está entre razoável e ótimo, o docente de Química pode aproveitar deste
dado para trabalhar projetos utilizando estas ferramentas, pois o corpo discente
possui conhecimentos necessário. Na questão cinco, 66,67%, a maioria acredita
que as redes sociais podem vir a tornar-se uma ferramenta pedagógica, um dos
jovens respondeu: “como muitas pessoas acessam fica mais fácil passar
informações para os alunos”. Para 84,26% dos educandos entrevistados, existe
diferença entre aula expositiva em sala de aula e virtual no laboratório de
informática, essa diferença entre os ambientes de aprendizagem deve ser melhor
aproveitada pelos professores e com isso conseguir desenvolver nos educandos
maior interesse pelo estudo da química.
Pôde-se notar que na turma onde os discentes não manipularam o OA,estes tiveram
uma nota média de 3,26, já a outra turma que teve a aula virtual, os estudantes
obtiveram uma nota média de 6,84. Este resultado comprova que os OAs utilizados
como recurso didático pelos discentes favorecem a fixação dos conteúdos
estudados.
Quadro 1: Resultados da pesquisa.
Resultados da pesquisa.
CONCLUSÕES: Com a realização desse trabalho pode-se observar que os alunos conseguem lidar bem
com as ferramentas tecnológicas, usando-as inclusive para os seus estudos. O uso
da aula virtual favoreceu o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com relação
aos conteúdos de Química. Nesse contexto, as redes sociais fazem parte do
cotidiano dos jovens e os próprios assumem a possibilidade de sua utilização para
o ensino de Química. Assim, justifica-se o uso do computador como uma ferramenta
que auxilia o professor e este deve buscar somá-lo ao ensino de Química.
AGRADECIMENTOS: À Escola de Ensino Médio Liceu de Messejana, pelo espaço concedido para realização
desta pesquisa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
ENRICONE, D. Ser Professor. 4 ed. Porto Alegre: Edipucrs, p. 57-72, 2004.