ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: CONFECÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COM MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS: ESTUDO DE CASO.
AUTORES: Souza Freitas, J.M.A. (FUNESO) ; Dudu, R.E.S. (UEPB) ; Silva, G.N. (UFRN) ; Lima, J.F. (UFCG) ; Silva, E.E.P. (UFCG) ; Barros, R.A. (UEPB) ; Souza, J.M. (FAEST) ; Cavalcante, M.M.M. (IEOP)
RESUMO: A abordagem ao assunto de Atomística pode apresentar-se de forma cansativa,
decorativa ou desinteressante para os educandos. Assim foi cogitado,
Confeccionar Modelos Atômicos com materiais reaproveitáveis para assimilação das
Teorias Atômicas estudadas no 9º ano do Ensino Fundamental II, como objetivo da
pesquisa. A metodologia aplicada baseia-se na classificação exploratória e
qualitativa, logo utiliza-se do procedimento técnico da pesquisa bibliográfica e
do estudo de caso. Para coleta de dados foram empregadas entrevistas aos alunos
de uma escola privada de Olinda – PE. Nos resultados do projeto foram
comprovadas as dificuldades enfrentadas pelos educandos. Dessa forma foi
possível concluir que a criação dos protótipos atômicos foram determinantes para
o aprendizado dos estudantes.
PALAVRAS CHAVES: Ensino-aprendizagem; Modelos Atômicos; Reutilização de Materiais
INTRODUÇÃO: O conteúdo de Atomística lecionado durante o 9º ano do Ensino Fundamental II da
disciplina de Química relaciona-se a teorias e memorização da sequência
evolutiva do átomo, porém trata-se de um tema conceitualmente rico em fatos
históricos e de temática transversal agregado a Educação
Ambiental.Fundamentando-se em Brasil (2002, p. 88) que ressalta “a investigação
e compreensão, ou seja, o uso de ideias, conceitos, leis, modelos e
procedimentos científicos associados a essa disciplina;” reforça a abordagem e o
domínio de conteúdos que devem ser adquiridos, atribuindo o valor de
competência, aos educandos de Química. Entretanto foi examinada a utilização de
atividade investigativa entre os participantes do processo de ensino-
aprendizagem, que foram adquiridos papéis importantes e diferenciais, como o
aluno que muda-se de agente passivo para reflexivo e interacionista; e o
professor que deixa-se de posicionar como transmissor para ser mediador do
conhecimento (CARVALHO, 2010). De fato foi refletido sobre a dificuldade do tema
por parte dos estudantes e a aplicação das orientações do PCN+ decidiu-se então
a criação de modelos atômicos. Que foram manipulados pelos estudantes para
melhor entendimento da teoria e da evolução histórica e científica do conteúdo
de Modelos Atômicos, além do estudo da Biografia dos cientistas envolvidos no
tema e a prática de reutilização de materiais. Assim sendo o principal objetivo
da pesquisa tornou-se Confeccionar Modelos Atômicos a partir de materiais
reaproveitáveis para assimilação das Teorias Atômicas estudadas no 9º ano do
Ensino Fundamental II.
MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia da pesquisa teve caráter exploratório e como procedimento técnico
a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. O método utilizado para coleta de
dados foi qualitativo, além disso, como instrumento de pesquisa a realização de
entrevistas aos estudantes participantes. O projeto foi executado no Instituto
de Educação de Ouro Preto (IEOP), escola da rede privada de ensino de Olinda -
PE que possui 25 alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental II na
disciplina de Química, no qual todos participaram do projeto. Para análise dos
dados foi realizado uma aula expositiva sobre os principais Modelos Atômicos
estudados no Ensino Fundamental II. Em outro momento foi realizada uma pesquisa
bibliográfica para fundamentação teórica sobre Atomística, onde foi separados
grupos para criação de modelos atômicos de John Dalton, Joseph J. Thomson,
Ernest Rutherford e Niels Böhr . Na aula subsequente foi realizado um seminário
com a explicação dos materiais utilizados na confecção dos modelos, a relação
com o conteúdo de Atomística e o emprego da entrevista a cada grupo para
analisar o entendimento dos estudantes sobre as teorias atômicas. Os materiais
utilizados pelos estudantes seguiram as orientações da professora em não comprar
materiais para montagem dos protótipos e fazer uso de materiais reaproveitáveis
e materiais recicláveis, com a finalidade de conscientização ambiental sobre
resíduos sólidos. Assim os materiais utilizados foram: Pedaço de forro de PVC,
lixa de parede, papelão, papel, tampas de garrafa pet, gliter escolar, cola
branca, palito de dente, gesso, fita dupla face e fita adesiva. Os materiais
escolares como gliter escolar, cola branca, fita dupla face e fita adesiva foram
materiais remanescentes da feira de conhecimentos do ano passado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O grupo de John Dalton foi desatencioso no protótipo do cientista que não
mencionava eletrosfera, por isso na figura 1.1 percebem-se as marcas da lixa que
não saíram completamente no modelo atômico. A equipe correspondente por Joseph
J. Thomson foi responsável por representar os elétrons do modelo através de
tampas de garrafa pet, conforme a figura 1.2 e foi relatada dificuldade em
encontrar um modo de identificar os prótons (cargas elétricas positivas)
incrustados no átomo, por isso foram colados desenhos que o átomo fosse
representado ao lado do protótipo feito por eles. O conjunto equivalente a
Ernest Rutherford fez exibição corretamente do modelo, figura 2.1, apontaram-se
regiões descritas pelo cientista e foi demonstrado entendimento sobre o assunto
através da explicação, da segurança transmitida na apresentação e na resposta da
entrevista sobre a biografia, o modelo e os materiais utilizados. No grupo de
Niels Böhr foi mencionada como obstáculo a diferenciação em algumas fontes
bibliográficas o modelo do cientista, pois foi descrito como Rutherford-Böhr,
porém esclarecido durante a pesquisa bibliográfica e o auxílio da professora. No
protótipo a equipe fez uso da técnica do papel machê demonstrado na figura 2.2,
empregada na cidade principalmente na confecção dos famosos bonecos de Olinda
que são símbolos culturais da cidade onde a escola localiza-se. Nas entrevistas
foram informadas como condições positivas a reutilização de materiais, por que
não tiveram custos e que foram empregadas qualidades como a criatividade nos
modelos produzidos. Pois os materiais utilizados foram considerados sobras de
materiais, onde provavelmente teriam como destino o aterro sanitário por não
possuir serventia, logo pode-se contribuir para durabilidade do meio ambiente.
Modelo de Dalton e Thomson
Modelos atômicos de John Dalton e Joseph Thomson
confeccionados pelos educandos do 9º ano do Ensino
Fundamental II
Modelos Atômicos de Rutherford e Böhr
Modelos Atômicos de Ernest Rutherford e Niels Böhr
confeccionados pelos educandos do 9º ano do Ensino
Fundamental II.
CONCLUSÕES: Nas entrevistas aos grupos a atividade prática foi relatada como satisfatória e
interessante pelos educandos. Por isso foi unanime a decisão de que o aprendizado
do conteúdo evolução atomística foi compreendido, sem o método da memorização,
porém através das criações dos modelos desenvolvidos. Além disso, foi mencionado
com entusiasmo pelos estudantes o ato de reaproveitar materiais, pois não foram
obtidos custos e pode-se ajudar o meio ambiente na redução de resíduos sólidos.
Tanto que os modelos atômicos atualmente fazem parte do acervo da biblioteca da
escola dispostos em exposição.
AGRADECIMENTOS: À diretora do IEOP Márcia Monique Melo Cavalcante e aos alunos que contribuíram
para a realização e concretização da pesquisa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). Brasília: 2002. CARVALHO, Anna Maria Pessoa (org.). Ensino de ciências: Unindo a pesquisa a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2010. FERREIRA, M. B. P. et al. Utilização de materiais alternativos na evolução dos modelos atômicos. In: Congresso Brasileiro de Química, 51, 2011, São Luiz. Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/6/6-922-8192.htm>. Acesso em 23 abr. 2012. SANTOS, O. ; et al . A importância da contextualização para compreensão dos modelos atômicos em aulas de Ensino Médio. In: Simpósio Brasileiro de Educação Química, 8, 2010, Natal. Disponível em: < http://www.abq.org.br/simpequi/2010/trabalhos/5-7272.htm>. Acesso em 23 abr. 2012. SIMÕES, Estelita. SOARES, Elane Chaveiro. A construção de modelos atômicos no ensino de química. In: Seminário de Educação, 17, 2009, Mato Grosso. Disponível em: <http://www.ie.ufmt.br/semiedu2009/gts/gt4/ComunicacaoOral/ELANE%20CHAVEIRO%20SOARES.pdf>. Acesso em 23 abr. 2012.