ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: o ludico no ensino da tabela periodica
AUTORES: Moraes, A. (IFPA) ; Bentes, W. (IFPA) ; Barreiros, C. (IFPA) ; Salomão, S. (IFPA) ; Batista, R. (SEDUC) ; Costa, E. (UFPA)
RESUMO: ESSE TRABALHO RELATA NOSSA EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO JOGO
LÚDICO NO ENSINO DA QUÍMICA RELACIONADO A TABELA PERIÓDICA, COM OS ALUNOS DO 1º
ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CORONEL
SARMENTO. PRETENDEMOS APRESENTAR E DISCUTIR A IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM NA AREÁ DA QUÍMICA ATRAVÉS DO BINGO DA TABELA PERIÓDICO, UM JOGO
LÚDICO QUE FOI TRABALHADO COM OS ALUNOS DURANTE O ANO LETIVO.
PALAVRAS CHAVES: lúdico ; bingo dos símbolos; conhecimentos de química
INTRODUÇÃO: A descoberta da lei periódica é considerada um marco sem
precedente no desenvolvimento da química, entretanto a tabela periódica é muitas
vezes ensinada por meio de memorização, isto é, os alunos não têm conhecimento
da evolução histórica de sua construção[1].
E, os jogos didáticos trazem consigo um caráter lúdico, onde o
professor oferece ao aluno a possibilidade de mostrar o conteúdo como algo
“prazeroso”, saindo um pouco da rotina das aulas expositivas juntamente com
resolução de exercício de fixação para consolidar os conceitos repassados[2].
Entretanto é preciso se ter cuidado quando se trabalha com jogos didáticos em
sala de aula para que os jogos tenham a finalidade de desenvolver o pensamento
crítico, lógico e consolidação dos assuntos aprendidos pelos alunos. Tendo em
vista o que foi discutido, este trabalho mostra a aplicação do jogo denominado
de bingo dos elementos químicos da tabela periódica[3] a alunos do 1º ano do
ensino médio.
MATERIAL E MÉTODOS: A CONSTRUÇÃO DOS JOGOS LÚDICOS OCORRERAM NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO
FUNDAMENTAL E MÉDIO CORONEL SARMENTO NO BAIRRO DE ICOARACI EM BELÉM.
Para que se realiza-se o desenvolvimento desta atividade Lúdica em sala de
aula, optou-se pela construção do bingo dos símbolos químicos com materiais
alternativos (papel EVA, folhas de papel A4 adesivas) e, além disso, cerca de 20
alunos foram convidados a participarem da confecção do material lúdico que
posteriormente seria usado por eles.
O jogo do bingo dos elementos químicos apresentado neste trabalho
apresenta as seguintes características e regras descritas abaixo:
O bingo dos símbolos funciona como um jogo de bingo tradicional, porém nas
cartelas, não temos números, mas os símbolos dos elementos químicos, exemplos
destas cartelas são mostradas na Figura 2.
Tem duração média 45 min, ou seja, gasta uma hora aula para sua aplicação, no
mínimo.
O bingo dos símbolos é um jogo para ser realizado com toda a turma. Se a turma
for menor que 48 alunos, alguns alunos poderão ficar com duas cartelas.
Distribuir uma cartela para cada aluno e alguns marcadores para sinalizar o
elemento sorteado.
O professor ou bolsista do jogo faz a leitura do nome do elemento e o aluno
deverá localizá-lo em sua cartela, marcando caso encontre o símbolo
correspondente.
Ganha o jogo o aluno que completar primeiro sua cartela. Mesmo que um aluno
tenha completado sua cartela é interessante continuar o sorteio e determinar o
segundo, terceiro e quarto lugares. após a aplicação do jogo foi realizado um questionário onde os alunos puderam expor suas opiniões em relação aos jogos
relacionados com ensino da química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O bingo dos símbolos químicos despertou o interesse dos alunos em compreender a
disposição dos elementos na tabela periódica, sobre os dados de cada elemento
contidos na tabela, tais como: número atômico (Z), sua massa, família e período
dos elementos.
A aplicação do bingo dos símbolos químicos mostrou como resultados positivos,
também, o engajamento e participação natural dos alunos em uma atividade de
classe, trabalho em equipe para a confecção do material escolar a ser utilizado
e
de baixo custo e, por fim, os alunos, realmente, desempenharam um papel ativo no
processo de ensino aprendizagem Uma foto do jogo já confeccionado e pronto para
ser utilizado em sala de aula . os alunos acharam essa nova metodologia bastante
interessante e que haviam compreendido melhor o conteúdo ministrado pelo
professor.
CONCLUSÕES: Este jogo proporcionou uma nova abordagem para o ensino da tabela periódica,
podendo ser utilizado para discutir com aluno o contexto histórico e a evolução e
compreensão da tabela periódica e despertando o senso crítico.
Através dos resultados obtidos da aplicação do jogo do bingo dos símbolos
químicos, sugerimos que esta metodologia apresenta bons resultados para a
consolidação dos conhecimentos sobre símbolos químicos, estrutura da tabela
periódica, propriedades periódicas e origens dos símbolos de alguns elementos
químicos, sendo que tais conteúdos foram vistos em sala através de aulas
expositivas ministradas pelo professor da disciplina
AGRADECIMENTOS: CAPES, PIBID, IFPA, SEDUC
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] SOARES, M. Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari: Ex Libris, 2008.
[2] SANTANA, Eliana Moraes de. A influência de atividades lúdicas na aprendizagem do conceito químico. São Paulo: artigo. Acesso
<http://www.senept.cefetmg.br/galerias/arquivos_senept/anais/terca_temas/
[3] Cunha, M. B. da. Jogos Didáticos de Química, Santa Maria : Grafos, 2000.