ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA NA CAPACITAÇÃO DE LICENCIANDOS PARA ATUAREM NAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE VOTUPORANGA – SP

AUTORES: Serantoni, A.C. (UNIFEV) ; Oliveira, D.S. (UNIFEV) ; Martins, A.M.M. (UNIFEV) ; Perissini Junior, W. (UNIFEV)

RESUMO: Este trabalho foi realizado com o intuito de capacitar os licenciandos do programa Pibid-Química da UNIFEV para atuarem em escolas públicas no município de Votuporanga – SP, com o objetivo de colocar em prática um pouco do que os estudantes aprendem na teoria do seu cotidiano escolar. Foram elaboradas atividades diversificadas para maior entretenimento e conhecimento de assuntos relacionados com o cotidiano dos alunos. Com a realização dessas atividades, os alunos das escolas públicas demonstraram maior interesse pela disciplina de Química e os licenciandos puderam observar e elaborar planos de aula mais dinâmicos, além de praticarem ainda como alunos a docência e criarem novas e diversificadas oportunidades aprendizagem, melhorando a qualidade do ensino.

PALAVRAS CHAVES: Capacitação; Ensino de Química; PIBID-UNIFEV

INTRODUÇÃO: O conhecimento prévio da realidade das escolas nos dias de hoje, mostra aos estudantes de licenciatura o conhecimento de como trabalhar com os alunos. Segundo Ghedin et al (2008), a formação de professores é um dos principais elementos que podem intervir na melhoria do ensino no país. Para valorizar o magistério e melhorar o ensino, o Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, criou o PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - que tem como objetivo a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura. A inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promove a integração entre educação superior e educação básica. Além disso, proporciona experiências na prática docente, buscando a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A aproximação entre teoria e prática foi explorada na maioria das atividades propostas pelo trabalho dos alunos do Pibid nas escolas parceiras. Segundo Guimarães, a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação. Oliveira diz que é possível e desejável estabelecer interfaces que venham a enriquecer as práticas pedagógicas, trazendo ganhos para todos os envolvidos. O objetivo principal deste trabalho foi avaliar a importância da atuação do Pibid-Química, bem como o aprendizado e as melhorias no ensino que esse projeto proporcionou aos alunos, licenciandos e professores.

MATERIAL E MÉTODOS: Os alunos do PIBID-Química da UNIFEV realizaram junto às escolas E. E. Profa. Uzenir Coelho Zeitune e E. E. Prof. Dr. José Manoel Lobo os projetos descritos a seguir, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e aumentar o interesse dos alunos pelas aulas de química. Os laboratórios de ciências das escolas do ensino público estadual, vinculadas ao projeto, foram encontrados em situação de semi-abandono. Houve a necessidade de reativar estes laboratórios, catalogando os materiais e reagentes que ali estavam, e foi realizada a limpeza dos mesmos, para a execução de aulas. Os bolsistas do Pibid elaboraram planos de aulas para facilitar o sistema de ensino-aprendizagem, e assim puderam utilizar o laboratório para realizar aulas práticas, com experimentos relacionados ao cotidiano dos alunos. Além disso, foram elaborados e aplicados jogos pedagógicos criados pelos bolsistas e também programas computacionais existentes na área de química, como uma alternativa auxiliar de ensino e para avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos. Foi realizada também uma Feira do Conhecimento, onde os bolsistas orientaram os alunos para apresentarem experimentos interessantes aos demais alunos da escola e os conhecimentos foram transmitidos para contextualizar o ensino de química. Baseado no Ano Internacional da Química, AIQ-2011, foi sugerido aos professores da escola Estadual Dr. José Manoel Lobo que realizassem um projeto denominado “Experimento Global da Água - pH do Planeta”, que teve como objetivo analisar o pH de águas provenientes de fontes naturais. Houve a interação entre os alunos, professores e alunos do Pibid, e os mesmos puderam analisar o pH das amostras coletadas e relacionar os conceitos teóricos envolvidos nesta atividade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a execução de todos esses projetos pelos alunos do Pibid-Química da UNIFEV, os licenciandos em Química puderam praticar, ainda como alunos, o que é ser um professor, e elaborar planos de aula com maior qualidade e mais dinâmicos, além de adquirem experiência de como trabalhar em uma sala de aula. Para os alunos das escolas públicas houve uma melhora considerável na qualidade das aulas, principalmente na realização de atividades práticas que eram pouco ou nem eram realizadas. Para os professores das escolas públicas também pode-se considerar que a implantação do Pibid acrescentou conhecimentos, novas metodologias de trabalho, agindo para o aperfeiçoamento e melhoria do ensino e servindo como uma troca de aprendizado entre professores e licenciandos. O convívio cotidiano nas escolas de rede pública não apenas como licenciando e sim como um educador acrescentou aos alunos do Pibid muito conhecimento e revelou grande importância para a articulação e a execução de projetos nas escolas. A observação das aulas instituídas nos contextos da educação atual possibilitou a constatação de uma prática ainda muito tradicionalista por parte dos atuais professores e o incentivo e apoio dos bolsistas contribuiu para melhorar esse quadro.

CONCLUSÕES: O ensinar não é fácil, e ensinar Química não é apenas passar os conteúdos teóricos de simbologia, fórmulas e cálculos esperando que os alunos tenham o total domínio. Com o auxílio dos alunos do Pibid, conclui-se que as aulas e atividades tornaram- se mais dinâmicas, usando para isso novos recursos didáticos. Foi colocado em prática o que os alunos aprendem na teoria, desenvolvendo e transformando o conhecimento e tornando o ensino-aprendizado mais prazeroso.

AGRADECIMENTOS: CAPES-PIBID UNIFEV-Centro Universitário de Votuporanga

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GHEDIN, E. et. al. O estágio na formação inicial de professores. Formação de professores: Caminhos e Descaminhos de Prática. Brasília: Liber Livro, 2008, p. 69-71.

GUIMARAES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e
Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. v.31, n.3, 2009.

OLIVEIRA, R. J. de. O Ensino das Ciências e a Ética na Escola:
Interfaces Possíveis. Química Nova na Escola. v.32, n.4, 2012.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Disponível em:
http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 24 maio 2012.

SILVA, F. T. da; PAZ, J. A. da; AMARAL, E. M. R. do. Analisando algumas contribuições do Pibid-Química para a formação na licenciatura. Disponível em: http://www.sigeventos.com.br/jepex/inscricao/resumos/0001/R0546-1.PDF. Acesso em: 16 maio 2012.