ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A REALIZAÇÃO DE UMA FEIRA DO CONHECIMENTO POR ALUNOS DO PIBID-UNIFEV COMO ALTERNATIVA PARA MELHORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
AUTORES: Oliveira, D.S. (UNIFEV) ; Serantoni, A.C. (UNIFEV) ; Martins, A.M.M. (UNIFEV) ; Perissini Junior, W. (UNIFEV)
RESUMO: Este trabalho teve por finalidade aproximar os alunos das escolas públicas de
aulas práticas de Química, que são pouco desenvolvidas na rede pública de
ensino. Foi realizada uma feira de ciências, denominada Feira do Conhecimento,
organizada por alunos do programa Pibid-Química e demais subprojetos da UNIFEV –
Centro Universitário de Votuporanga. A feira teve participação dos alunos do
ensino médio das escolas parceiras, envolvendo apresentações dos experimentos.
Os demais alunos do ensino fundamental II e médio que não participaram da
organização dos experimentos visitaram os trabalhos e receberam orientações. Um
aspecto relevante da feira realizada foi a possibilidade de aproximar a teoria
da prática, mostrando que a atividade complementa e transforma o conhecimento
dos alunos.
PALAVRAS CHAVES: Feira do conhecimento; PIBID-UNIFEV; Ensino de ciências
INTRODUÇÃO: Um projeto que apóia estudantes de licenciatura e tem por finalidade valorização
da docência, não poderia deixar de trabalhar e por em prática ministrações de
aulas, projetos, aulas práticas. Com esse intuito os alunos do Pibid-Química
propuseram e ajudaram a montar uma Feira do Conhecimento nas escolas E.E. Profa.
Uzenir Coelho Zeitune e E.E. Prof. Dr. José Manoel Lobo.
Este projeto teve como objetivo articular as aulas teóricas assistidas em sala e
associá-las à prática, pois, segundo Bueno et. al., os conteúdos ministrados em
sala de aula são relevantes à formação do aluno, porém o ensino de química não
tem oferecido condições para que o aluno aumente o interesse e compreenda os
conceitos aplicados em seu dia-a-dia.
Cardoso e Colinvaux citam que o contexto escolar muitas vezes não possibilita
uma maior discussão entre os alunos acerca dos conhecimentos adquiridos, seja
por limitação de tempo ou ainda devido à inadequação de nossos currículos e
práticas pedagógicas.
Oliveira reforça que é possível e desejável estabelecer interfaces que venham a
enriquecer as práticas pedagógicas, trazendo ganhos para todos os envolvidos.
As aulas práticas permitem que os alunos manipulem objetos e tenham perspectivas
para novas idéias e discutam os resultados obtidos e encontrem uma fundamentação
lógica para o experimento, nesse tipo de atividade é importante que a aula siga
de forma agradável para que não se torne uma disputa entre grupos e sim uma
troca de informações e conceitos ao serem discutidos os resultados.
No ensino de Química, as aulas práticas em laboratórios são de fundamental
importância para uma aprendizagem significativa, para tentar relacionar o
conhecimento teórico com o prático.
MATERIAL E MÉTODOS: Para realização da feira foram selecionados alguns alunos do ensino médio para
participar ativamente. A eles coube a tarefa de aprender a realizar os
experimentos, entender os conceitos químicos envolvidos e transmitir aos alunos
visitantes da feira.
Os alunos responsáveis pela apresentação foram submetidos a um acompanhamento
alguns dias antes, com a finalidade de aprender os fundamentos teóricos, e
compreender cada etapa dos experimentos, para que esses pudessem ser realizados
de maneira segura e concreta pelos alunos.
Os experimentos realizados na área de Química foram: “pasta de dente de
elefante”, produção de um polímero denominado “geleca”, o teste da chama, a
“varinha mágica”, o “sangue do diabo” e o “vulcão químico”. Todas as atividades
foram acompanhadas e supervisionadas pelos alunos do Pibid.
A apresentação das Feiras do Conhecimento em ambas as escolas ocorreu nos
períodos diurnos e noturnos, e foi aberta a visitação de alunos da escola,
diretores, e funcionários, que visualizaram os experimentos, receberam
informações e puderam tirar as dúvidas com os alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Feira do Conhecimento foi realizada para aproximar os alunos e incentivá-los a
reconhecer a química como uma ciência fascinante.
Os experimentos foram apresentados e os conhecimentos foram transmitidos aos
demais alunos que visitaram a feira, com objetivo de contextualizar os
ensinamentos do professor, e aproximar a química dos alunos, promovendo uma
melhoria no processo de ensino-aprendizagem.
Os alunos demonstraram um grande interesse durante a participação e empenho na
apresentação dos experimentos, e conciliaram conceitos de química adquiridos em
aulas teóricas com os experimentos realizados na feira.
Com a atividade desenvolvida, foi possível perceber que existe uma dificuldade
por parte dos alunos em conciliar conteúdos teóricos trabalhados pelo professor
em sala de aula à prática de Química, devido ao fato de que aulas práticas são
pouco ou não são realizadas nas escolas da rede pública.
Este problema pode ser minimizado por meio de realização de aulas experimentais,
pois auxilia a compreensão dos temas abordados e em sua aplicação no cotidiano,
já que aproxima a teoria da prática.
CONCLUSÕES: É importante apresentar aos alunos fatos concretos, observáveis e mensuráveis. A
realização da Feira do Conhecimento nas escolas parceiras contribuiu para uma
melhoria do ensino, complementando a formação dos alunos, promovendo uma
potencialização no relacionamento dos estudantes, refletindo no aproveitamento em
sala de aula. Além disso, a feira serviu como uma atividade interdisciplinar e
aproximou os alunos da aula prática que é pouco explorada nas escolas estaduais,
proporcionando aprendizado e despertando o interesse para o estudo de ciências.
AGRADECIMENTOS: CAPES-PIBID
UNIFEV-Centro Universitário de Votuporanga
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BUENO, L. et. al. O Ensino de Química por meio de atividades Experimentais: a realidade do ensino nas escolas. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:cH-oxltfx4MJ:www.unesp.br/prograd/ENNEP/Trabalhos%2520em%2520pdf%2520-%2520Encontro%2520de%2520Ensino/T4.pdf+ensino+de+quimica&hl=pt-BR&gl=br
Acesso em: 21/04/2012.
CARDOSO, S. P; COLINVAUX, D. Explorando a Motivação para Estudar Química, Química Nova, v.23, n.2, 2000.
OLIVEIRA, R. J. de. O Ensino das Ciências e a Ética na Escola: Interfaces Possíveis. Química Nova na Escola, v.32, n.4, 2010.