ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PREPARAÇÃO DE UM AUDIOVISUAL SOBRE DIMITRI MENDELEEV E A DESCOBERTA DA LEI PERIÓDICA E AVALIAÇÃO DE SUA APLICABILIDADE EM UM ESPAÇO DE CIÊNCIA PARA VISITAÇÃO PÚBLICA NA UFV

AUTORES: Cabral, L.G. (UFV) ; Santos, F.S. (UFV) ; Oliveira, M.R.L. (UFV) ; Rubinger, M.M.M. (UFV) ; Rodrigues, M.F.V.M. (ESEDRAT) ; Vidigal, A.E.C. (UFV)

RESUMO: A Sala Mendeleev é um espaço de ciência na UFV que disponibiliza para o público em geral uma exposição interativa permanente sobre a Tabela Periódica dos Elementos. Este trabalho descreve a preparação de uma apresentação em multimídia sobre Dimitri Mendeleev e a Lei Periódica. O material foi avaliado através de questionários aplicados antes e após a sua apresentação para um grupo de estudantes. Os resultados indicaram que a atividade contribui para a divulgação de aspectos relevantes da história da ciência. Além disso, o grau de satisfação do público com a apresentação confirmou sua adequação como uma atividade a ser incluída no roteiro para os visitantes da Sala Mendeleev.

PALAVRAS CHAVES: Mendeleev; Tabela periódica; Audiovisual

INTRODUÇÃO: Foi construída na UFV uma exposição permanente para visitação pública (SALA MENDELEEV, 2010) que inclui, entre outras atividades, uma tabela periódica tridimensional contendo amostras de substâncias simples e compostos representativos de todos os elementos químicos estáveis, além de aplicações tecnológicas e cotidianas (Figura 1). Em quase 2 anos, desde sua inauguração, foram recebidos 5000 visitantes, a maioria deles estudantes e professores. Este trabalho descreve a preparação de um audiovisual sobre Mendeleev e a descoberta da lei periódica, e uma avaliação de sua utilização como recurso interativo adicional para as visitas guiadas à exposição.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi feito um levantamento na literatura sobre a vida de Mendeleev, sua carreira e trabalhos científicos, com especial enfoque no desenvolvimento de sua proposta sobre a lei periódica. A arte visual foi preparada com o uso programa Prezi (SOMLAI-FISCHER et al , 2009). A apresentação mostra dados da vida pessoal do Cientista, sua importância no meio acadêmico e para o desenvolvimento tecnológico, sua dedicação ao ensino de química, livros publicados e as pesquisas que culminaram com a proposta da primeira versão da Tabela Periódica. Inclui, ainda, uma análise da Tabela de Mendeleev e de seu poder de previsão de propriedades de substâncias, inclusive algumas desconhecidas na época. Para a avaliação do audiovisual como atividade interativa a ser incluída entre as opções oferecidas aos visitantes da exposição interativa da Sala Mendeleev, foi realizado um estudo com uma turma de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual. Inicialmente aplicou-se um questionário com três questões objetivas: (1) Quem foi Mendeleev?; (2) O que motivou sua descoberta?; (3) O que significam alguns dos pontos de interrogação na tabela de Mendeleev? Para cada uma havia quatro opções de resposta, a fim de avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Em seguida, ocorreu a apresentação do audiovisual. O questionário foi reaplicado, com o acréscimo de uma questão (4 - Qual sua opinião sobre a apresentação?), com quatro alternativas: (a) Ótima; (b) Boa; (c) Regular; (d) Ruim.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A exposição sobre a Tabela Periódica organizada na UFV homenageia Dimitri Mendeleev por suas importantes contribuições para a descoberta da lei periódica (KAJI, 2002). Porém, durante a recepção de visitantes percebeu-se uma lacuna em termos de conhecimentos do público sobre as origens desses trabalhos e o significado da proposta de Mendeleev para organização dos elementos químicos em sua tabela. Assim, a preparação de um audiovisual com este tema se mostrou importante como uma atividade de divulgação científica. O público escolhido para avaliar o audiovisual consistiu de alunos do terceiro Ano do EM. Portanto já tinham estudado formalmente os conteúdos sobre tabela periódica na escola. A análise do questionário aplicado antes da apresentação do audiovisual mostrou que 88% dos alunos associaram corretamente Mendeleev à descoberta da lei periódica (Questão 1) e 63% indicaram o significado correto de alguns pontos de interrogação deixados por Mendeleev em sua tabela original (Questão 2). Porém apenas 8% dos estudantes conheciam a motivação dessas pesquisas. Após a apresentação houve uma substancial melhora nos índices de acerto em todas as questões (Gráfico 1), sendo o índice de acerto igual a 100% para a primeira e terceira questões. Os acertos na segunda questão tiveram um aumento de 63 pontos percentuais. Em relação ao grau de satisfação com a atividade, 79,2% considerou a apresentação como ótima e 20,8% como boa. Nenhum avaliou o audiovisual como regular ou ruim.

Figura 1

Exposição Sala Mendeleev

Gráfico 1

Número de acertos por questão antes e depois da apresentação do audiovisual

CONCLUSÕES: Os resultados indicaram que o audiovisual preparado sobre Mendeleev e a lei periódica é útil e adequado como atividade de divulgação científica e popularização da Ciência. Será incluído entre as atividades interativas da exposição permanente sobre a tabela periódica dos elementos químicos da UFV (SALA MENDELEEV, 2010).

AGRADECIMENTOS: PEC/UFV, FAPEMIG, MEC – SESu/PROEXT, CNPq

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: KAJI. M. (2002), D. I. Mendeleev’s Concept of Chemical Elements and the Principles of Chemistry. Bull. Hist. Chem., 27: 4-16.
SALA MENDELEEV, 2010. em http://www.cienciaemacao.ufv.br/sala.php.
SOMLAI-FISCHER, A. et al. Prezi Software, 2009. Informações disponíveis em:http://prezi.com/about/, acesso 06/2012.