ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: ASSOCIAÇÃO DE RECURSOS MULTIMIDIA E EXPERIMENTAÇÃO: AUMENTO DO INTERESSE PELA QUÍMICA E MELHORIA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
AUTORES: Santos, F.S. (UFV) ; Cabral, L.G. (UFV) ; Rodrigues, M.F.V.M. (ESEDRAT) ; Vidigal, A.E.C. (UFV) ; Rubinger, M.M.M. (UFV) ; Oliveira, M.R.L. (UFV)
RESUMO: Este trabalho propõe a associação de recursos em multimídia e demonstrações experimentais em sala de aula para melhoria da aprendizagem em química. Para estudar essa proposta metodológica, foi preparado um experimento e um audiovisual sobre a reatividade de metais alcalinos e alcalino-terrosos. O material foi aplicado em duas turmas em uma escola estadual. A primeira turma, onde foi realizado apenas o experimento se saiu muito bem nas respostas às questões propostas, mostrando a importância da experimentação para a aprendizagem. Porém, os resultados, tanto em aprendizagem quanto no grau de satisfação com a aula, foram superiores na turma onde o audiovisual foi realizado concomitantemente com o experimento.
PALAVRAS CHAVES: Experimentação no ensino ; Recursos de multimídia; Metais Alcalinos
INTRODUÇÃO: É de conhecimento geral que aulas práticas e demonstrações de experimentos em sala de aula melhoram a aprendizagem em Química (SILVA et al, 2006). A literatura reporta, ainda, que recursos de multimídia quando bem aplicados podem aumentar o interesse dos estudantes do Ensino Básico pelas aulas (PEKDAG, 2010). Entretanto, na maioria dos casos, o ensino experimental não ocorre concomitantemente com a abordagem teórica. Neste trabalho, propomos a união de teoria e prática por meio do uso de audiovisuais dinâmicos durante as discussões de experimentos. Além de melhorar a aprendizagem, a inserção de novas atividades no processo de ensino gera curiosidade e interesse nos alunos e facilita a aprendizagem.
MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia foi testada em 2 turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual. Foi aplicado um questionário antes das atividades propostas para avaliação do nível de conhecimento das duas turmas sobre Tabela Periódica, mais especificamente, propriedades dos metais alcalinos e alcalino-terrosos. Em seguida, na primeira turma, foi realizado de forma demonstrativa um experimento envolvendo a adição de fragmentos de lítio, sódio, potássio, magnésio e cálcio em frascos com água. Fenolftaleína foi utilizada para indicar a formação de hidróxidos e a queima do produto gasoso para indicar a formação de hidrogênio. As cores das chamas foram analisadas em termos do modelo de Bohr e os diferentes metais presentes. As reações observadas foram discutidas com a turma e explicações orais foram construídas durante o experimento. No final da aula, o mesmo questionário foi aplicado novamente, com o acréscimo de uma questão para avaliar o apreço dos alunos pela atividade realizada. Na segunda turma durante a realização do mesmo experimento, as discussões e explicações foram feitas com o uso de uma apresentação de imagens em datashow. A apresentação foi preparada com o programa Prezi (SOMLAI-FISCHER et al, 2009). As aulas para as duas turmas tiveram o mesmo tempo de duração (50 minutos, incluindo os testes). Os resultados em termos de aprendizagem e grau de satisfação com a aula foram comparados para avaliação da proposta didática.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos participantes da pesquisa são do 3º ano do EM, não tiveram aulas práticas sobre a Tabela Periódica, mas tiveram o conteúdo teórico ministrado quando no 1º ano. No questionário anterior à apresentação, a Questão 1 (Marque na tabela abaixo o metal alcalino de menor raio atômico) teve um índice de acerto de 54% na primeira turma e 47% na segunda. Ou seja, aproximadamente metade dos alunos conseguiu encontrar e marcar o lítio na Tabela Periódica. A Questão 2 pedia o produto das reações dos metais alcalinos terrosos com a água, e 12% na primeira turma marcaram a resposta correta (hidrogênio e hidróxidos). Na segunda turma nenhum aluno acertou essa questão. Por fim, a Questão 3, sobre qual metal alcalino deveria ser mais reativo em água, teve um índice de acerto de 8% na primeira turma e 13% na outra. Após a aula foi aplicado novamente o questionário sendo os índices de acertos iguais a 77%, 85% e 62% na primeira turma, respectivamente para as questões 1 a 3. Contudo, a segunda turma obteve resultado superior (Gráfico 1). Assim, na Turma 2, onde foi utilizado o audiovisual juntamente com o experimento, houve um aumento de 53 pontos percentuais no número de respostas corretas à primeira questão, de 97 pontos na segunda e 67 pontos na terceira. A quarta pergunta (Qual sua opinião sobre esta atividade?) mostrou alto grau de satisfação em ambas as turmas. Nenhum aluno marcou a apresentação como sendo ruim ou regular. Na primeira turma 73% acharam a apresentação ótima. Este índice foi de 90% na segunda turma. Os demais alunos consideraram a atividade boa. Nota-se, assim, um maior interesse dos alunos pela aula que associou o audiovisual e o experimento.
Gráfico 1
Índice de acertos nas questões por turma antes e depois das apresentações.
CONCLUSÕES: Conforme era esperado a utilização de experimentos melhora significativamente a aprendizagem. Este trabalho mostrou que a associação de multimídia com a demonstração experimental aumenta o interesse dos alunos pela aula e facilita a assimilação de novos conceitos. O audiovisual preparado foi adequado a essa metodologia. Programas de apresentação em multimídia dinâmicos como o utilizado podem ser úteis ao ensino de química e tornar as aulas mais interessantes e a aprendizagem mais significativa.
AGRADECIMENTOS: MEC – PROEXT, CNPq, PEC/UFV, FAPEMIG.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PERKDAG, B. (2010), Alternative Methods in Learning Chemistry: Learning with Animations, Simulation, Video and Multimedia. Journal of Turkish Science Education, 7: 111-118
SILVA, A. B. F. da; ARROIO, A.; HONÓRIO, K. M.; WEBER, K. C.; MELLO, P. H.; GAMBARDELLA, M. T. P. (2006), O Show da Química: Motivando o Interesse Científico. Química Nova, 29: 173-178
SOMLAI-FISCHER, A. et al. Prezi Software, 2009. Informações disponíveis em: http://prezi.com/about/, acesso 06/2012.