ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A FUNÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Watanabe, L.A. (UFPA) ; Ramos, G.C. (UEPA) ; Watanabe, L.A. (UFPA)
RESUMO: Atualmente, os conteúdos de química têm sido trabalhados de forma fragmentada dos demais saberes disciplinares. Sabendo-se que a interdisciplinaridade exerce importante papel no ensino-aprendizagem de Química, o presente trabalho tem como objetivo entender a função deste eixo metodológico para a aprendizagem significativa de conhecimentos químicos. A coleta de dados sobre o tema foi realizada através de pesquisa bibliográfica em artigos, dissertações e teses. Os resultados mostram que a interdisciplinaridade contribui para a aprendizagem, pois é um eixo norteador do ensino de química.
PALAVRAS CHAVES: conteúdos de química; interdisciplinaridade; aprendizagem
INTRODUÇÃO: Em muitas escolas do Brasil verifica-se que a disciplina de química no ensino médio está resumida ao tratamento isolado dos conceitos químicos em relação aos demais saberes das outras áreas do conhecimento (BRASIL, 1999; 2000; 2002; 2006). Esse isolamento da química pode ser um dos responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem dos conteúdos e, por seguinte rejeição da química pelos alunos, o que acaba dificultando o processo de ensino-aprendizagem (SÁ & SILVA, 2008). Nesse sentido, questões sobre interdisciplinaridade tem sido alvo de intensas discussões em encontros e congressos de educação, documentos oficiais etc.. Um ensino de química interdisciplinar contribui para construção de uma visão ampla do conhecimento científico, formação de cultura geral e o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e afetivas que deverão capacitar os alunos a tomar suas próprias decisões, mediante as problemáticas que atingem a sociedade (BRASIL, 2000; SÁ & SILVA, 2008)). Brasil (1999; 2000; 2002; 2006)) sugerem a utilização de temas para a integração da química com os outros campos do conhecimento, o que é de suma importância para a construção da cidadania, interpretação do mundo em que vivemos e compreensão de suas constantes transformações. Considerando que a interdisciplinaridade deve está presente no ensino de química (BRASIL, 2006), o presente trabalho tem por objetivo compreender a função desse eixo norteador na aprendizagem significativa de conhecimentos químicos. Este trabalho é relevante, pois contribui para um maior esclarecimento sobre a interdisciplinaridade no ensino de química. Além disso, constata-se que, nos últimos anos, a interdisciplinaridade tem sido alvo de dúvidas por muitos professores do ensino médio e fundamental, que não conseguem compreender a importância desse eixo organizador das dinâmicas interativas no ensino de química (SILVA, 2008).
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica. Para coleta de informações utilizou-se 03 documentos oficiais: os PCNEM (1999; 2000), os PCN+ (2002) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006); 01 artigo científico: “Contextualização e interdisciplinaridade: concepções de professores no ensino de gases”; 01 dissertação de mestrado: “A interdisciplinaridade na visão de professores de química do ensino médio: concepções e práticas”; e 01 tese de doutorado: “Competências, interdisciplinaridade e contextualização: dos Parâmetros Curriculares Nacionais a uma compreensão para o ensino das ciências”. Estes materiais bibliográficos tratam da importância da interdisciplinaridade no ensino de química. Após levantamento das obras na literatura, realizou-se o procedimento de leitura, análise crítica de conteúdo e fichamentos, para seleção de informações mais relevantes para se atingir o objetivo do presente trabalho. Com todas as informações disponíveis elaborou-se a redação do mesmo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Antes de falar sobre interdisciplinaridade é preciso ficar bem claro que seu conceito está longe de um consenso entre especialistas e professores, uma vez que a mesma apresenta-se “sob vários enfoques, desde uma abordagem epistemológica até uma visão metodológica relacional entre as várias áreas do conhecimento” (RICARDO, 2005, p. 204). A interdisciplinaridade no ensino de química é de suma importância, pois se trata de um recurso de comunicação entre as várias disciplinas que pode facilitar a aprendizagem (BRASIL, 2000). Na perspectiva escolar,
a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista. Em suma, a interdisciplinaridade tem uma função instrumental. Trata-se de recorrer a um saber diretamente útil e utilizável para responder às questões e aos problemas sociais contemporâneos (BRASIL, 2000, p. 21).
A análise do trecho permite afirmar que a interdisciplinaridade contribui pra construção de uma visão ampla do conhecimento científico e formação da cidadania. Para Brasil (2002, 2006) a interdisciplinaridade pode ser estabelecida através da abordagem de temas presentes na vida dos alunos. A esse respeito, Sá & Silva (2008, p.1) afirmam: “temas que propiciem um ensino contextualizado, no qual o aluno possa vivenciar e aprender com a integração de diferentes disciplinas pode possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos em si, quanto de um conhecimento químico sem fronteiras disciplinares”. Ou seja, por meio da interdisciplinaridade se imprime reais significados aos conteúdos escolares, contribuindo para uma aprendizagem efetiva em Química.
CONCLUSÕES: Diante do exposto, o tratamento interdisciplinar dos conteúdos de química proporciona a construção de uma visão ampla da Química, pois: (i) torna o conteúdo escolar significativo, educativo e funcional para os estudantes; (ii) estabelece vínculos entre o conteúdo escolar, o cotidiano e outros contextos de importância para eles; (iii) auxilia-os na compreensão dos conteúdos como ferramentas para a cidadania; e (iv) contribui para a mediação entre problemas concretos da realidade e o conhecimento abstrato da Química e de outras áreas do conhecimento. Enfim, contribui para uma aprendizagem significativa da disciplina.
AGRADECIMENTOS: A DEUS.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
______. Secretaria de Educação Básica - Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Parte 1): Bases Legais. Brasília: MEC/SEB 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 05 de maio de 2012.
______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
______. Secretaria de Educação Básica - Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Volume 2. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.
RICARDO, Elio Carlos. Competências, interdisciplinaridade e contextualização: dos Parâmetros Curriculares Nacionais a uma compreensão para o ensino das ciências. 2005. 257 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
SÁ, Helena Cristina Aragão de & SILVA, Roberto Ribeiro da. Contextualização e interdisciplinaridade: concepções de professores no ensino de gases. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0621-1.pdf>. Acesso em: 21 de maio de 2012.
SILVA, Orisvaldo Santana da. A interdisciplinaridade na visão de professores de química do ensino médio: concepções e práticas. 2008. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2008.