ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: RECICLAGEM DO PAPEL : A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA (ações sustentáveis praticadas na cidade de Confresa – MT).
AUTORES: Luz, B.R.L. (IFMT) ; Souza, K.C. (IFMT) ; Batista, C.C.A. (IFMT) ; Dias, L.A. (IFMT) ; Kuhnen, N. (IFMT) ; Luz, W.P. (IFMT) ; Junior, A.G.B. (FÍSICO IFMT) ; Carvalho, P.C. (IFMT) ; Oliveira, E.C. (IFMT) ; Resplandes, A.C.B. (IFMT)
RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de desenvolver a conscientização
socioambiental nos alunos das Escolas Municipais e Estaduais, sendo
realizadas quatro oficinas de papel reciclado, contando com a participação de
150 adolescentes em cada evento, com faixa etária de 14 a 17 anos de idade,
onde estes eram instruídas a “fabricarem” o seu próprio papel reciclado. Foi
aplicada a teoria dos procedimentos de como se reciclar.tendo como o objetivo
primordial a inclusão da prática de ensino, onde a abordagem da Reciclagem do
Papel possa ser um dos inúmeros fatores que estimulem os alunos a uma melhor
compreensão da Educação Ambiental.Foi usado também abordagem do tema Reciclagem
do papel por meio de palestras para os alunos de Química da 1ª Série do ensino
médio,etc.
PALAVRAS CHAVES: Reciclagem educacional;; Responsabilidade Ambienta; Coleta seletiva.
INTRODUÇÃO: É de suma importância colocarmos em pauta sobre o ensino da Química no âmbito
escolar , bem como as diversas ciências, requer uma ação pedagógica visando
o desenvolvimento integral do aluno, buscando construir cidadãos críticos que
têm possibilidades de apropriar-se de sua realidade e transformá-la
construtivamente. Na América Latina e no Brasil, em particular, a Educação
Ambiental tem sido concebida em sintonia com acrítica socioambiental sustentada
pelos movimentos ambientalistas e difundida na sociedade, o que a torna
originária de um campo social historicamente construído denominado de campo
ambiental (CARVALHO, 2002).Gostaria de frisar que o nosso foco inicial foi a
criação de medidas, que são submetidas a estudos, que foram baseados em um
levantamento, elaborado através de um questionário de perguntas, implantado nas
escolas púbicas e estaduais da cidade de Confresa MT , que foi o pilar inicial
da nossa pesquisa . No segundo momento mobilizamos a sociedade através dos
meios de comunicação (Radio,Televisão,Palestras escolares etc.) para
participarem das palestras que foram ministradas nos âmbitos escolares, tanto
para o publico alvo como para própria família . O objetivo deste trabalho foi
inserir a educação ambiental dentro do cotidiano dos alunos aplicando conceitos
básicos de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos. Alertando a
sociedade para se mobilizar, pois se hoje, não tivermos uma postura e uma
consciência ambiental, reparando os danos causados ao meio ambiente e evitando
novos desastres ecológicos, a continuidade e a qualidade de vida estará
comprometida.
MATERIAL E MÉTODOS: Para passar da intenção à prática e evitar problemas provocados pela falta de
informaçã, visto que à própria Educação Ambiental è nova em sua concepção,
quanto a inserção de temas do cotidiano no ensino de Química também é recente.
Segundo Medina &Santos (1999), do ponto de vista de fundamentação pedagógica a
concepção do processo ensino-aprendizagem cria a possibilidade de que o educador
possa fornecer novos elementos ao processo de educação que possibilitem mudar a
“visão de mundo” dos sujeitos da educação.
Para realização deste trabalho foi realizado no primeiro momento uma pesquisa de
um levantamento bibliográfico, após a pesquisa, foi efetuada uma palestra sobre
reciclagem, Sendo importante ressaltar que o nosso objeto de estudo foi a
sociedade local. (envolvendo o âmbito escolar, o lar, setores públicos, entre
outros) Sendo desenvolvido com às turmas de 1ª série do ensino médio, sendo um
total de 05 (cinco) na Escola Estadual 29 de Julho , 04 (quatro ) na escola
Estadual Teotônio Carlos da Cunha Neto; E também na Escolas municipais nas
turmas de1ª série do ensino médio , sendo um total de 02 (duas) na Escola
Municipal Central , 04 (quatro ) na escola Municipal Escola municipal Profª
Creuslhi de Sousa Ramos na cidade de Confresa – MT, tendo em média 25 alunos
por turma e perfazendo um total de 375 (trezentos e setenta e cinco ) alunos.
Algumas medidas que foi adotadas na metodologia para o alcance dos objetivos
Foi a abordagem do tema Reciclagem do papel por meio de palestras, para os
alunos de Química da 1ª Série do ensino médio em 02 (duas) Escolas Estaduais e
02 (duas ) Escolas Publicas na Cidade de Confresa MT.A produção dos papéis
reciclados foi feito de forma totalmente artesanal, instruindo os estudantes a
valorizarem as matérias-primas,etc.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho teve notadamente resultados positivos, por despertar o interesse e a
curiosidade dos alunos sobre questões ambientais totalmente inseridas no seu
cotidiano, utilizando metodologia e linguagem apropriadas ao publico presente
nas palestras , além de alternativas viáveis e educativas sobre processos de
produção de papéis reciclados, contribui também para o desenvolvimento dos
alunos, em fazer produtos como cartões com o papel produzido pelos
mesmos.Observou-se um grande entusiasmo por parte dos alunos, no processo de
“aprender fazendo”,fabricando um produto novo ecologicamente correto, dando
enfoque principal a conservação das reservas naturais do meio ambiente. Gostaria
de colocar em pauta outro resultado obtido que foi à sensibilização dos
professores com relação à problemática ambiental,implantando-se após a
realização das oficinas e palestras , A coleta seletiva dos resíduos sólidos
dentro do núcleo escolar , beneficiando assim o Projeto de Coleta Seletiva e
Reciclagem que já estava em vigor nas escolas. É importante frisar que depois de
ter observado os questionários que foram entregues para os estudantes nos deixou
complexos e até mesmo impressionados , pois basicamente 60% dos alunos não
sabiam sobre coleta seletiva e a importância da reciclagem do papel.Mais e
importante ressaltar que as expectativa dos alunos foi basicamente a mesma em
todas as turmas trabalhadas das instituições de ensino onde foram realizados os
trabalhos. Sendo assim de suma importância a implantação da coleta seletiva no
âmbito escolar , pois os alunos passaram a ter uma nova visão ótica, saindo com
uma visão critica e ao mesmo tempo construtiva em busca de uma melhoria
satisfatória, de preservação do meio ambiente visando a melhoria da qualidade de
vida.
CONCLUSÕES: A realização das oficinas de reciclagem de papéis em conjunto com as palestras
sobre reciclagem de papel por coleta seletiva para os alunos, foi de suma
importância para que os mesmos adquirissem uma maior vivência com os problemas
advindos da disposição dos resíduos sólidos no meio ambiente, bem como, de
processos simples para a reutilização desses resíduos deforma ecologicamente
correta.
•Portanto, o projeto atingiu um dos seus principais objetivos, com a formação de
agentes multiplicadores tendo reflexos na escola e em suas comunidades de origem.
AGRADECIMENTOS: A DEUS, pelo dom da vida e pela infinita bondade de nos guiar até aqui.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
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