ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A CARREIRA DOCENTE NA PERSPECTIVA DE ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DE LICENCIATURA EM QUIMICA
AUTORES: Andrade, L.V. (IFG) ; Cruz, V.V. (IFG) ; Goulart, A.C. (IFG) ; Pacheco, E.P. (IFG)
RESUMO: Esta investigação apresentou como objetivo realizar um levantamento de
informações sobre o interesse pela carreira docente e pelo estágio curricular
supervisionado, no curso de licenciatura em química do Instituto Federal de
Goiás. Após a realização de revisão bibliográfica sobre o tema, foram
entrevistados 36 estudantes. Destes, a metade eram alunos
ingressantes, estudando nos 4 primeiros períodos do curso, e a outra metade,
alunos dos 4 últimos semestres. A partir da revisão bibliográfica, foram
analisadas as informações coletadas nas entrevistas. Uma das considerações
finais analisadas foi a diferença na concepção crítica quanto às atividades de
estágio e a realidade educacional, entre alunos dos anos iniciais e dos anos
finais do curso de licenciatura.
PALAVRAS CHAVES: estágio; licenciatura; docência
INTRODUÇÃO: Esta pesquisa investigou as perspectivas dos alunos ingressantes e as percepções
dos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Itumbiara, quanto às
disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado - ECS. Considerou-se aluno
ingressante aquele matriculado do primeiro ao quarto período, e aluno
concluinte, aquele matriculado entre o quinto e o oitavo período. O objetivo
geral foi verificar como a carreira docente se apresenta enquanto possibilidade
de atuação profissional. A etapa de estágio em cursos de formação de professores
tem de ser teórico-prática. Isto significa dizer que a teoria é indissociável da
prática, e torna-se necessária a superação da dicotomia entre disciplinas
teóricas e práticas, fragmentadas. Para esta superação, o conceito de práxis
aponta para o desenvolvimento do estágio como uma atitude investigativa, que
envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos
alunos e da sociedade (PIMENTA; LIMA, 2008). Especificamente na área da Química,
a formação deste professor no Brasil, especialmente daquele voltado ao ensino
público em nível médio, e a sua permanência em um mercado de trabalho de pouco
atrativo salarial representam algumas preocupações da comunidade de
pesquisadores (DAMASCENO et al., 2011). O principal propósito do ECS é permitir
a problematização das práticas no contexto escolar, de forma que o estagiário
ingresse na sua profissão já como pesquisador das questões relevantes ao ofício
(ROSENBERG, 2008).As justificativas para a pesquisa compreendem aspectos
científicos e sociais, já que agrega conhecimentos aos campos de estudos
Educação e Ensino de Química e permite a organização de planos de ação para
sanar dificuldades de alunos.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram entrevistados 36 alunos regularmente matriculados no curso de Licenciatura
em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás,
campus Itumbiara. Destes, 18 estavam cursando os quatro períodos iniciais,
portanto denominados alunos ingressantes. Tais alunos ainda não haviam iniciado
a primeira etapa do ECS, já que somente tem início a partir do quinto período.
Os questionários aplicados a este grupo investigavam: as expectativas de prática
profissional após a conclusão do curso de graduação; as considerações dos alunos
quanto à carreira docente; as expectativas para a disciplina de ECS. O segundo
grupo de alunos compreendeu também 18 entrevistados, mas que já haviam iniciado
a experiência nas disciplinas de ECS. Os questionários aplicados a estes alunos
diferiam daquele do primeiro grupo, apenas na última questão, onde no lugar de
expectativas quanto ao ECS, era perguntado sobre as percepções referentes à
vivência nas disciplinas de estágio. Cabe ressaltar que o ECS nesta instituição
ocorre em quatro períodos, totalizando dois anos de investigação na escola-
campo. Na primeira etapa, os alunos realizam pesquisa documental e observacional
sobre a escola, compreendendo seus aspectos políticos, pedagógicos e
institucionais. Na segunda etapa, cada aluno deve desenvolver um projeto de
intervenção na área de química, para ser apresentado em forma de seminário na
escola-campo. Na terceira etapa, os estagiários organizam plantões de estudo
junto aos alunos da escola-campo e ministram estas atividades no contra-turno.
Finalmente, a quarta etapa promove a regência. Após a coleta de dados, por meio
dos questionários aplicados, os dados foram registrados e analisados
estatisticamente. Por questões éticas, não era preciso que o aluno se
identificasse.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos, a partir dos questionários, foram organizados em gráficos
para comparar as respostas de ingressantes e concluintes. Na questão “Qual a sua
expectativa de prática profissional após a conclusão deste curso de graduação?”,
50% dos alunos ingressantes responderam que pretendem atuar na carreira docente,
em oposição a 39% que não pretendem esta carreira, e os demais 11% não
especificaram a área. Para esta mesma questão, os alunos concluintes responderam
que pretendem exercer carreira docente (38%), esperam mudanças na educação para
atuarem como docentes (17%), atuar na educação ou indústria (17%), não pretendem
atuar como professores (17%) e 11% pretendem ingressar em outro curso e/ou
especialização. Em outra questão, “Hoje, você considera a carreira de professor
uma de suas preferências profissionais?”, os ingressantes responderam 50% sim e
50%, não. Já entre os alunos concluintes, 72% responderam sim e 28%, não. Para a
questão “Qual sua expectativa para a disciplina de ECS?”, os ingressantes em sua
maioria (73%) responderam que pretendem conhecer a realidade escolar, 17%
disseram ter boas expectativas, 5% disseram não ter expectativas e outros 5%
afirmaram que o estágio os ajudaria a ter certeza da profissão. Os alunos
concluintes, na questão “Quais as suas percepções referentes à sua vivência nas
disciplinas de ECS?”, responderam: aproximação do graduando com a realidade
escolar (46%); descreveram a educação oferecida nas escolas-campo como precária
(38%); é necessário repensar o estágio, diminuindo carga horária (11%); não
acredita que o Estágio prepara os alunos para as salas de aula (5%). Os
resultados, analisados estatisticamente, revelaram questões pertinentes para
discussão.
CONCLUSÕES: As expectativas de atuação profissional na docência variou entre alunos
ingressantes e concluintes. Dentre os ingressantes, a metade considera esta uma
carreira de interesse. Já entre concluintes, participantes das etapas de estágio,
mais de 70% consideram a docência sua preferência para atuação. Dentre os
concluintes, quase 40% afirmaram perceber a educação como fraca e precária, entre
as escolas pesquisadas. Estes resultados provocam discussões coerentes com
Damasceno et al.(2011),quanto à motivação e permanência do professor de química em
um mercado pouco promissor em termos salariais.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DAMASCENO, D.; GODINHO, M.S.; SOARES, M. H. F. B.; OLIVEIRA, A.E. 2011. A formação dos docentes de química: uma perspectiva multivariada aplicada à rede pública de ensino médio de Goiás. Quim. Nova, Vol. 34, No. 9, 1666-1671. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. 2008. Estágio e docência. 3ª Ed. São Paulo: Cortez. ROSENBERG, A. J. 2008. O estágio burocrático e a formação do professor: paisagens de ação e paisagens de consciência na licenciatura em língua inglesa - um estudo de caso. São Paulo: USP. Dissertação de mestrado. Disponível na biblioteca virtual da USP: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-12022009-151444/