ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Introdução de minicursos temáticos na educação básica e sua contribuição no ensino de química: Uma realização do PIBID/IFG – Campus Inhumas.

AUTORES: Jesus, E.F. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS-CAMPUS INHUMAS) ; Oliveira, B.R.S. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS-CAMPUS INHUMAS) ; Costa, L.L. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS-CAMPUS INHUMAS)

RESUMO: O presente trabalho descreve a realização de três minicursos ofertados pelos bolsistas do PIBID/IFG – Campus Inhumas, em uma escola de educação básica tendo como objetivos principais: a aproximação dos futuros professores com a realidade escolar; aproximar os alunos da rede pública com a instituição dos bolsistas e aprofundar determinados conteúdos que não são abordados pelo professor supervisor. Os minicursos foram ministrados e planejados pelos bolsistas PIBID, os quais foram nomeados como: Forças Intermoleculares; Polímeros: a química dos plásticos e Radioatividade: conceitos e acontecimentos históricos. A utilização dos minicursos temáticos propiciou maior aproximação dos alunos com a química visando uma aprendizagem significativa e de grande valia no entendimento de alguns conteúdos.

PALAVRAS CHAVES: PIBID; Ensino; Química

INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo a “elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior.” Sendo assim, surge a necessidade de atribuir no contexto escolar ferramentas pedagógicas necessárias para a construção de uma aprendizagem significativa na abordagem de conteúdos pouco trabalhados em escolas secundárias. Nessa perspectiva, o PIBID - química do Instituto Federal de Goiás, Campus Inhumas, desenvolveu na escola campo (Colégio Estadual Manoel Vila Verde, Inhumas – GO) três minicursos baseados em conteúdos que não seriam aprofundados pelo professor supervisor em sala de aula. Essa proposta pedagógica tem como objetivos: aproximar o aluno da rede pública com a instituição dos bolsistas, apresentar os conteúdos de forma contextualizada e interdisciplinar, promover maior interação aluno-aluno e aluno-bolsista e compreender que a química precisa ser avaliada em suas implicações positivas e negativas. Segundo Corazza (1992), os temas geradores contextualizam os conhecimentos propostos relacionando- os com as condições de vida concreta dos alunos; fortalece a confiança dos estudantes e dos professores na capacidade de criar e aprender novos conhecimentos; permitem inter-relacionar conhecimentos de várias áreas; minimizam o uso de rotinas padronizadas e burocráticas.

MATERIAL E MÉTODOS: Os minicursos ofertados foram: Forças Intermoleculares (1), Polímeros: a química dos plásticos (2) e Radioatividade: conceitos e acontecimentos históricos (3). Com a divulgação na escola campo, foram disponibilizados três dias para as inscrições nos turnos matutino e vespertino. Sendo assim, os minicursos foram realizados em dias distintos e contra turno às aulas, para que contemplasse todos os alunos do colégio dos turnos referidos acima. Os minicursos em questão foram ministrados pelos bolsistas do PIBID nos anos de 2010 e 2011, nas dependências do Instituto Federal de Goiás.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em 2010, os minicursos, foram ministrados nos dias 16, 17 e 18 de novembro, e em 2011 nos dias 27, 28 e 29 de outubro. As vagas disponibilizadas foram todas preenchidas em 2010, com exceção do minicurso 2, a indagação dos alunos foi de que não sabiam o que era polímero. Em 2011 houve poucas inscrições e o comparecimento não foi de todos em ambos. Antes de iniciar os minicursos, foram apresentadas as instalações do IFG. As bolsistas que ministraram o minicurso 1 utilizaram experimentos, e as do minicurso 2 levaram vários materiais (polímeros) para apresentarem aos alunos. No minicurso 3 foi utilizado vários vídeos, com reportagens e simulações. Nos três minicursos foi utilizada uma abordagem dialógica, contextualizada e interdisciplinar. Apresentando não somente a química, mas outras áreas de conhecimento, com a busca do questionamento crítico. Alguns alunos que prestaram vestibular no final de 2010, disseram que o minicurso 1 foi de grande valia. Em relação ao minicurso 2, os alunos descobriram que os polímeros estão presentes a todo momento em suas vidas. No minicurso 3, o que mais chamou a atenção deles foram os acidentes nucleares e radiológico, e o funcionamento das usinas nucleares.

CONCLUSÕES: Os minicursos foram importantes para o crescimento acadêmico dos bolsistas PIBID, além da satisfação de proporcionar nos educandos maior interesse pela química e pelo contexto histórico envolto nas implicações do ensino de ciências. Além disso, o uso da contextualização despertou nos alunos curiosidade e maior compreensão dos fenômenos, por sua vez, tão importante para o entendimento da química vista em sala de aula para as suas vivências cotidianas.

AGRADECIMENTOS: Ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da CAPES e ao Instituto Federal de Goiás - Campus Inhumas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2010 [Online].
Home Page: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid
CORAZZA, S. M. Tema gerador: concepções e práticas. Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 1992.