ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO:  A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS, UMA INTERAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA E O CURSO DE PRODUÇÃO DE MODA.
AUTORES:  Guerra, M.H.F.S. (UECE)  ; Souza, C.A.G. (FGF)
RESUMO:  Este projeto tem como objetivo relacionar o tema cosmético e o ensino de química 
em sala de aula. O projeto foi posto em pratica em turmas de Produção de moda do 
ensino médio da escola EEPP Prof Onélio Porto. Cada turma ficou com a 
responsabilidade de relacionar o assunto explanado em aula com os cosméticos. A 
turma de 1° ano desenvolveu estudos de funções inorgânicas, a turma de 2° ano 
com a parte de físico-química e a turma de 3° ano na classificação das funções 
orgânicas. O referido trabalho teve assim seus resultados esperados,pois houve 
um grande enriquecimento na aprendizagem dos alunos no que se refere à química.O 
desenvolvimento do mesmo pode também ser utilizado como forma de avaliação do 
conhecimento dos alunos, podendo assim conhecer os seus pontos fracos e poder 
melhorá-los.
PALAVRAS CHAVES:  QUÍMICA; COSMÉTICOS; ENSINO
INTRODUÇÃO:  O aumento da renda, da qualidade de vida e da longevidade da população faz com 
que homens e mulheres dediquem muito mais tempo, recursos e esforços ao cultivo 
da higiene pessoal e da melhor aparência possível ao longo de sua vida. Neste 
contexto, surgem os cosméticos como um dos principais métodos de higiene pessoal 
e melhor aparência.
Hoje, a indústria de cosméticos é extremamente importante dentro da economia de 
grande parte dos países mais desenvolvidos, dentre os quais se inclui o Brasil, 
contribuindo para a geração de empregos e a redução de desigualdades regionais, 
através da exploração sustentável de várias espécies do nosso bioma, 
especialmente na Amazônia. A sociedade vem exigindo a adoção de tecnologias de 
produção limpas, econômicas e ambientalmente corretas que, por sua vez, requerem 
um enorme e entusiástico esforço de estudantes, professores, pesquisadores e 
engenheiros, na Universidade e na Indústria, na busca de ingredientes 
diferenciados, naturais e competitivos e de processos de formulação inovadores. 
Pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de cosméticos oferecem 
perspectivas promissoras de carreira para profissionais com formação muito 
variada: químicos, engenheiros de várias modalidades, bioquímicos, 
farmacêuticos, gestores de vários tipos, publicitários e comunicadores. Esse 
setor possibilita e mesmo exige relações interdisciplinares e trabalhos 
conjuntos com médicos (cirurgiões plásticos, dermatologistas), pois além da sua 
contribuição à higiene e à estética, muitos cosméticos hoje apresentam também 
propriedades terapêuticas.
Este projeto tem como objetivo relacionar o tema cosmético e o ensino de química 
em sala de aula, principalmente no Curso de Produção de Moda, em que a beleza é 
o foco. 
MATERIAL E MÉTODOS:  Através do tema cosmético explorou-se em cada turma do curso Produção de Moda da 
EEEP Onélio Porto um assunto diferente correlacionando com o conteúdo estudado em 
cada turma. Na turma de 1º ano o assunto desenvolvido foi o estudo da composição 
química e das funções inorgânicas como ácidos, bases, sais e óxidos, pois estas 
temáticas estão muito relacionadas aos cosméticos. A turma do 2º ano que estudou a 
parte de físico-química dos cosméticos, os alunos ficaram responsáveis em 
relacionar o tema com o assunto como o Estudo das Soluções a as Propriedades 
Coligativas. Já na turma de 3º ano, os alunos ficaram responsáveis em identificar 
e classificar as funções orgânicas nos cosméticos mais utilizados no dia a dia 
deles.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:  A estratégia de correlacionar o tema cosmético com a química nas turmas de 
Produção de Moda obteve os seguintes resultados: verificou-se que os alunos 
geralmente se mostram interessados quando o objeto de estudo é algo presente em 
seu cotidiano. Contudo, tal interesse e reconhecimento não significam domínio 
sobre conceitos e informações que integram o fenômeno em estudo.  A proximidade 
dos alunos com o tema enriqueceu o debate que, em alguns momentos, se 
transformou em um grande palco para os depoimentos de experiências próprias ou 
de terceiros, sobre o uso dos cosméticos.
Os alunos demonstraram conhecimento detalhado acerca dos benefícios envolvidos 
dos cosméticos e fizeram uma relação com a disciplina estudada em sala. Esses 
resultados comprovam que os estudantes valorizaram a discussão das questões 
sociais e de saúde, em termos gerais. 
CONCLUSÕES:  De acordo com o trabalho realizado verificou-se que a maioria dos alunos consegue 
correlacionar à química aprendida em sala de aula com a química do seu cotidiano, 
reconhecendo a importância da disciplina tanto para sua vida pessoal quanto 
profissional.Os alunos conseguiram visualizar e perceber a importância da química 
no processo de higiene pessoal e boa aparência durante a realização da temática. O 
presente projeto possibilita ao professor avaliar o grau de compreensão dos alunos 
referente ao assunto estudado, possuindo assim, o mesmo,uma ferramenta no processo 
mútuo de ensino-aprendizagem.
AGRADECIMENTOS:  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:  BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/ SEMTEC, 2002.
DRAELOS, Z.D. Cosméticos em dermatologia. Rio de Janeiro: Revinter, 1999.
FAGUNDES, L. Detetive da Beleza. Formação do Profissional de Beleza. Curitiba: Allacriativa, 2008.
MARCONDES, M. E. R. Proposições metodológicas para o ensino de química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Revista Em E ROMANOWSKI, P.; SCHUELLER, R. Iniciação a química cosmética. São Paulo: Tecnopress, 2001. xtensão, v. 7, 2008
