ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS, UMA INTERAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA E O CURSO DE PRODUÇÃO DE MODA.
AUTORES: Guerra, M.H.F.S. (UECE) ; Souza, C.A.G. (FGF)
RESUMO: Este projeto tem como objetivo relacionar o tema cosmético e o ensino de química
em sala de aula. O projeto foi posto em pratica em turmas de Produção de moda do
ensino médio da escola EEPP Prof Onélio Porto. Cada turma ficou com a
responsabilidade de relacionar o assunto explanado em aula com os cosméticos. A
turma de 1° ano desenvolveu estudos de funções inorgânicas, a turma de 2° ano
com a parte de físico-química e a turma de 3° ano na classificação das funções
orgânicas. O referido trabalho teve assim seus resultados esperados,pois houve
um grande enriquecimento na aprendizagem dos alunos no que se refere à química.O
desenvolvimento do mesmo pode também ser utilizado como forma de avaliação do
conhecimento dos alunos, podendo assim conhecer os seus pontos fracos e poder
melhorá-los.
PALAVRAS CHAVES: QUÍMICA; COSMÉTICOS; ENSINO
INTRODUÇÃO: O aumento da renda, da qualidade de vida e da longevidade da população faz com
que homens e mulheres dediquem muito mais tempo, recursos e esforços ao cultivo
da higiene pessoal e da melhor aparência possível ao longo de sua vida. Neste
contexto, surgem os cosméticos como um dos principais métodos de higiene pessoal
e melhor aparência.
Hoje, a indústria de cosméticos é extremamente importante dentro da economia de
grande parte dos países mais desenvolvidos, dentre os quais se inclui o Brasil,
contribuindo para a geração de empregos e a redução de desigualdades regionais,
através da exploração sustentável de várias espécies do nosso bioma,
especialmente na Amazônia. A sociedade vem exigindo a adoção de tecnologias de
produção limpas, econômicas e ambientalmente corretas que, por sua vez, requerem
um enorme e entusiástico esforço de estudantes, professores, pesquisadores e
engenheiros, na Universidade e na Indústria, na busca de ingredientes
diferenciados, naturais e competitivos e de processos de formulação inovadores.
Pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de cosméticos oferecem
perspectivas promissoras de carreira para profissionais com formação muito
variada: químicos, engenheiros de várias modalidades, bioquímicos,
farmacêuticos, gestores de vários tipos, publicitários e comunicadores. Esse
setor possibilita e mesmo exige relações interdisciplinares e trabalhos
conjuntos com médicos (cirurgiões plásticos, dermatologistas), pois além da sua
contribuição à higiene e à estética, muitos cosméticos hoje apresentam também
propriedades terapêuticas.
Este projeto tem como objetivo relacionar o tema cosmético e o ensino de química
em sala de aula, principalmente no Curso de Produção de Moda, em que a beleza é
o foco.
MATERIAL E MÉTODOS: Através do tema cosmético explorou-se em cada turma do curso Produção de Moda da
EEEP Onélio Porto um assunto diferente correlacionando com o conteúdo estudado em
cada turma. Na turma de 1º ano o assunto desenvolvido foi o estudo da composição
química e das funções inorgânicas como ácidos, bases, sais e óxidos, pois estas
temáticas estão muito relacionadas aos cosméticos. A turma do 2º ano que estudou a
parte de físico-química dos cosméticos, os alunos ficaram responsáveis em
relacionar o tema com o assunto como o Estudo das Soluções a as Propriedades
Coligativas. Já na turma de 3º ano, os alunos ficaram responsáveis em identificar
e classificar as funções orgânicas nos cosméticos mais utilizados no dia a dia
deles.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A estratégia de correlacionar o tema cosmético com a química nas turmas de
Produção de Moda obteve os seguintes resultados: verificou-se que os alunos
geralmente se mostram interessados quando o objeto de estudo é algo presente em
seu cotidiano. Contudo, tal interesse e reconhecimento não significam domínio
sobre conceitos e informações que integram o fenômeno em estudo. A proximidade
dos alunos com o tema enriqueceu o debate que, em alguns momentos, se
transformou em um grande palco para os depoimentos de experiências próprias ou
de terceiros, sobre o uso dos cosméticos.
Os alunos demonstraram conhecimento detalhado acerca dos benefícios envolvidos
dos cosméticos e fizeram uma relação com a disciplina estudada em sala. Esses
resultados comprovam que os estudantes valorizaram a discussão das questões
sociais e de saúde, em termos gerais.
CONCLUSÕES: De acordo com o trabalho realizado verificou-se que a maioria dos alunos consegue
correlacionar à química aprendida em sala de aula com a química do seu cotidiano,
reconhecendo a importância da disciplina tanto para sua vida pessoal quanto
profissional.Os alunos conseguiram visualizar e perceber a importância da química
no processo de higiene pessoal e boa aparência durante a realização da temática. O
presente projeto possibilita ao professor avaliar o grau de compreensão dos alunos
referente ao assunto estudado, possuindo assim, o mesmo,uma ferramenta no processo
mútuo de ensino-aprendizagem.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/ SEMTEC, 2002.
DRAELOS, Z.D. Cosméticos em dermatologia. Rio de Janeiro: Revinter, 1999.
FAGUNDES, L. Detetive da Beleza. Formação do Profissional de Beleza. Curitiba: Allacriativa, 2008.
MARCONDES, M. E. R. Proposições metodológicas para o ensino de química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Revista Em E ROMANOWSKI, P.; SCHUELLER, R. Iniciação a química cosmética. São Paulo: Tecnopress, 2001. xtensão, v. 7, 2008