ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: DESCARTE CONSCIENTE DE LÂMPADAS FLUORESCENTES: ENFATIZANDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ATRAVÉS DO ENSINO DE QUÍMICA.
AUTORES: Lopes, T.C. (IFPA) ; Couto, A.M. (IFPA) ; Melo, K.C. (IFPA) ; Nunes, I.C.D. (IFPA) ; Melo, T.E.M. (IFPA) ; Corrêa, A.S. (IFPA)
RESUMO: O intuito deste trabalho foi realizar um levantamento estatístico a respeito do
nível de informação que os alunos possuem sobre as especificações, manuseio e
descarte de lâmpadas fluorescentes. A pesquisa foi realizada em três escolas
públicas da Região Metropolitana de Belém, no estado do Pará. A discussão dos
dados possibilitou ter uma noção sobre o nível de informação que os alunos
possuíam sobre tais lâmpadas. Mediante esses dados, foi realizada uma palestra de
conscientização a cerca das mesmas, sobre os riscos que alguns elementos químicos
podem trazer ao meio ambiente, mostrando assim que a química está presente no
cotidiano, e deve-se ter o mínimo de conhecimento para saber como lidar com todos
os elementos químicos.
PALAVRAS CHAVES: Lâmpadas fluorescentes; conscientização ambiental; descarte
INTRODUÇÃO: Antigamente a metodologia utilizada para ensinar química, baseava-se apenas na
memorização de informações com o mínimo de contextualização, onde o professor
apenas ministrava o conteúdo e os deixava sem aplicações e os forçava (exigia) a
somente memorizar tal conteúdo até a avaliação, nem ao menos sabiam aplicar em
seu cotidiano. Ao contrário disso, buscamos dar significado ao conhecimento
escolar, mediante a contextualização, evitar a compartimentalização, mediante a
interdisciplinaridade e incentivar o raciocínio e a capacidade de aprender, esse
é um dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
(PCNEM). Quebra-se ai a metodologia tradicional do ensino da Química, onde os
elementos da tabela periódica eram apenas mostrados na tabela, como se não
houvesse aplicação dos mesmos no cotidiano. Trazer um assunto que eles tenham
constante contato, como as lâmpadas fluorescentes que, apesar de mais econômicas
são muito perigosas, pois funcionam com a emissão de elétrons em um gás inerte
produzindo luz ultravioleta, então é colocado no interior do tubo vapor de
mercúrio que transforma essa luz ultravioleta em luz visível cerca de 19,8% da
luz ultravioleta ultrapassa essa barreira de mercúrio e escapa para o ambiente e
esse gás é o responsável por diversas reações conforme o grau de concentração.
Mostraremos assim que bem perto existe aplicação de algum elemento dessa tabela
e acima de tudo que essa química necessita de cuidados para com o meio ambiente,
mostrar os prós e os contras da utilização desse material, e como o mesmo deve
ser descartado. Com isso além de estarmos facilitando o aprendizado, a absorção
do conteúdo, estamos conscientizando-os sobre o descarte incorreto, que pode
causar danos ao meio ambiente e à saúde.
MATERIAL E MÉTODOS: Muito é falado sobre as vantagens da utilização de lâmpadas fluorescentes,
enfatizando principalmente seu baixo consumo de energia, que reduz em 80% o
consumo de energia, possuí maior vida útil e produz luz “fria”. Porém, além de
possuírem um alto custo, quando descartadas de forma incorreta causam danos ao
meio ambiente e até mesmo ao ser humano. Segundo a Lei 230/2004, de 10 de
Dezembro são permitidos até um máximo de 5mg de mercúrio em cada lâmpada, porém
o limite de tolerância para o ser humano é baixo, por isso qualquer que seja a
quantidade de vapor de mercúrio liberado no ar pode contaminar a pessoa e o meio
ambiente.
Diante desta situação alarmante, foi realizada uma pesquisa com 100 alunos de
três escolas diferentes em Belém do Pará, com a aplicação de um questionário
composto por 5 perguntas sobre a utilização, manuseio, especificações e descarte
dessas lâmpadas.
Questionário:
1-Você sabe diferença entre a lâmpada fluorescente e a lâmpada incandescente?
2-Qual a vantagem da Lâmpada fluorescente?
3-O que a lâmpada fluorescente possui em seu interior?
4-Qual a melhor forma de descarte de uma lâmpada fluorescente?
5-Você sabe os riscos de ter uma lâmpada fluorescente quebrada para o meio
ambiente?
Em seguida foi entregue aos alunos um folder autoexplicativo sobre as
especificações, os riscos ambientais e toxicológicos da utilização de lâmpadas
fluorescentes. Após a aplicação do questionário e da entrega do folder, foi
agendado junto à coordenação pedagógica um dia oportuno para realização de uma
palestra, para todo o corpo docente e discente com o tema:‘’Lâmpadas
Fluorescentes: Economia X Perigo’’, na qual foram abordados os seguintes
assuntos: Consciência Ambiental, O ciclo do mercúrio na terra e seus danos e o
descarte correto de lâmpadas fluorescentes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Figura 1, na primeira pergunta sobre qual a diferença entre lâmpadas
fluorescentes e incandescentes, 90% respondeu que sim. Na segunda pergunta sobre
uma das vantagens da lâmpada fluorescente 98% citaram o menor consumo de
energia; na terceira pergunta sobre o que a lâmpada fluorescente possui em seu
interior, apenas 89% dos alunos sabiam que há um elemento químico (5% disseram
que há fio metálico e 6% responderam outros). Figura 2 na quarta foi colocada em
questão a melhor forma de descarte da lâmpada, 77% acertaram respondendo que a
forma correta é o embrulho em papelão e direcionamento a um órgão especializado
em descartes, 22% jogar no lixo comum e 1% a produção de “cerol” e por fim, na
quinta pergunta, sobre os riscos de ter uma lâmpada quebrada no meio ambiente,
70% disseram que sabiam os riscos, 25% disseram que não sabiam e 5% disseram que
não se importam. Após analise destes dados é possível constatar que ao aplicar o
questionário sobre as diferenças e característica das lâmpadas fluorescentes,
perguntas que inicialmente parecem simples depois de serem respondidas
demonstram a falta de conhecimento do alunado, que muitas vezes por não
conhecerem os riscos de alguns elementos, acabam por prejudicar o meio ambiente
e a sua própria saúde.
Por circunstância de tal deficiência foi proposto aos discentes e docentes das
instituições uma palestra informativa tendo como tema “Lâmpadas Fluorescentes -
Economia X Perigo”. Desse modo, os alunos poderão perceber de forma mais
evidente o ensino da química e sua a importância deste conhecimento para o uso
diário. Estimulando assim o interesse do alunado dentro dos assuntos abordado e
estimulando o conhecimento de novos assuntos, além de conscientizá-los
ambientalmente.
Figura 1
Gráficos estatísticos relacionados às 3 primeiras
perguntas.
Figura 2
Gráficos estatísticos relacionados às 2 últimas
perguntas
CONCLUSÕES: Percebe-se que o nível de informação sobre os males do mercúrio é quase zero,
sabe-se da existência de tal elemento, mas não se atenta para suas consequências.
Quem descarta essas lâmpadas indevidamente nem sempre é o prejudicado, sofrem
principalmente aos catadores de lixo que estão em constante proximidade com elas,
mesmo que estes não as coletem, pelo fato do manuseio do lixo para a aquisição dos
demais objetos de reciclagem, são diversos acidentes com o vazamento do mercúrio,
mas através da conscientização ambiental dentro de sala de aula, pode-se amenizar
isso.
AGRADECIMENTOS: IFPA, Escolas envolvidas na pesquisa.
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