ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO NAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Espirito Santo, J. (UFPA) ; Fernandes, A.C. (UFPA)
RESUMO: O uso da experimentação nas aulas de química do ensino médio é um importante
recurso didático que pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Este
trabalho relata o desenvolvimento de uma atividade experimental em uma turma de
1° ano do ensino médio da cidade de Belém do Pará. No desenvolvimento do
trabalho optou-se pelo uso de materiais alternativos de baixo custo e fácil
aquisição para execução da atividade, assim podendo facilitar as interações da
teoria e prática onde os alunos tem a oportunidade de vivenciar situações reais,
associadas ao cotidiano, onde ele possa entender como é de fundamental
importância do estudo acompanhado de uma analise crítica ao perceber que a
química não é um uma simples disciplina da educação e sim uma ciência
fundamental para a vida humana.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; experimentos; Material alternativos
INTRODUÇÃO: Dentro do ambiente escolar, diversas atividades são desenvolvidas durante ano
letivo no processo de ensino-aprendizagem, somente o uso constantes de aulas
expositivas teóricas não são necessárias para se obter uma aprendizagem
significativa. Com o avanço da ciência e da tecnologia, o professor necessita
realizar diferentes métodos de aprendizagem, novos recursos didáticos, por mais
modesto que seja, com a finalidade de não só melhorar a interação
aluno/professor como também o aluno tenha uma visão de mundo mais articulada e
menos fragmentada, desse modo ajudando o aluno na construção do conhecimento
escolar (OLIVEIRA, 2009). A experimentação é um instrumento que pode sim
auxiliar na construção do conhecimento escolar no ensino de química, se torna
mais eficaz na aprendizagem se o professor realizar a escolha do experimento de
maneira adequada, de acordo com seus objetivos pretendidos. Na realização da
atividade experimental não é necessária certa complexidade do experimento e
conceito, quanto mais simples e conhecidos forem os materiais utilizados pelo
aluno maior será a compreensão das ideias que a atividade experimental pode
proporcionar.
Em virtude de diversos fatores a experimentação ainda é pouca utilizada pelos
professores de química do Brasil, motivos esse como a falta de laboratórios nas
escolas, a falta de materiais ou de interesse da parte dos professores de
química em se trabalhar com a experimentação, tendo como consequência apenas o
estudo teórico, e com a utilização de materiais alternativos e de baixo custo
aplicados a experimentos de química dos níveis fundamental e médio, pode
contribui de uma maneira significativa na aprendizagem do aluno, como
instrumento de reconhecimento de conceitos e ideias de química no dia-a-dia
(CHRISPINO, 1989).
MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada consistiu na realização de um experimento sobre o tema:
Reações Químicas, assunto anteriormente abordado pelo professore regente da
escola. A atividade experimental objetivou: Abordar o conteúdo de ocorrência de
reações (reações de dupla troca - desprendimento de gás com a produção de CO2),
tendo como apoio a experimentação em sala de aula, o que facilitou a compreensão
do conteúdo por parte dos alunos, pois os mesmos tiveram a oportunidade de
relacionar a teoria com a prática. A atividade experimental foi realizada em
duas turmas do 1° ano do ensino médio da E.E.E.M Edgar Pinheiro Porto,
localizada na região metropolitana de Belém-Pará. Durante o desenvolvimento da
atividade foram utilizados experimentos que envolveram a química contextualizada
e o cotidiano do aluno, que foi o uso matérias encontrados em farmácias e
supermercados como é o caso bicarbonato de sódio e vinagre comercial e a
vidraria alternativa que foi duas garrafas 500 mL de água mineral e dois balões
de festa. De um total de 50 alunos, 40 participaram da atividade experimental,
sendo desenvolvida em dois momentos. Em um primeiro momento houve a execução dos
experimentos pelos alunos com o manuseio direto com o material. No segundo
momento logo após da realização experimento houve um debate em sala de aula
acerca da importância das reações químicas para o dia a dia, o papel que o
dióxido de carbono na atmosfera com o esclarecimento dos conceitos mostrados no
experimento seguindo da aplicação de um questionário.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Somente o uso de experiências como forma de instrumento para ensino de química
não é suficiente para ser uma grande melhora na aprendizagem. Porém a utilização
de práticas experimentais utilizando material do dia a dia de baixo custo e
fácil aquisição mostra-se um método eficiente que auxilia na construção de
conceitos, bem como sua relação com o cotidiano do aluno.
Foi possível observar que os alunos desenvolveram o experimento com grande
curiosidade e desenvoltura, pois os mesmos estavam ansiosos com que iria
acontece ao adicionar o bicarbonato de sódio que estava contido no dentro do
balão no momento que entrasse em contato à garrafa de água mineral onde estava o
vinagre. Foi possível observar também que experimentos simples podem ajudar
bastante o ensino de Química do ensino médio, e fazer com que nossos alunos
superem as dificuldades existentes.
CONCLUSÕES: Através do trabalho desenvolvido na escola, observou-se que os alunos apresentam
certas dificuldades na disciplina Química e através do uso de atividades
experimentais do cotidiano, apesar de forma simples eles podem contribuir de
maneira significativa na construção dos fenômenos químicos. Tendo em vista que a
Química é uma ciência experimental é fundamental que o aluno conheça a prática,
por mais modesta que seja. Dessa forma, pode-se concluir que uma abordagem teória-
prática, garante um passo importante crescimento na aquisição de conhecimentos
pelos alunos.
AGRADECIMENTOS: A UFPA, ao GREQ(Grupo Ensino de Química) pelo incentivo e a PIAD/FAPESPA pela
bolsa de IC.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
CHRISPINO, Álvaro. Ensinando química experimental com metodologia alternativa. Química Nova, 12(2) (1989). Disponível em: <http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/1989/vol12n2/v12_n2_%20(13).pdf>. Acesso 13 de maio de 2012.
OLIVEIRA, Noé de. ATIVIDADES EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVAS LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO. 2009, 147f. Tese (Doutor em Química: Área de concentração em “Química do Cerrado e do Pantanal”) – Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Goiás.