ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO USO DE MATERIAS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO NAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Espirito Santo, J. (UFPA) ; Fernandes, A.C. (UFPA)

RESUMO: O uso da experimentação nas aulas de química do ensino médio é um importante recurso didático que pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho relata o desenvolvimento de uma atividade experimental em uma turma de 1° ano do ensino médio da cidade de Belém do Pará. No desenvolvimento do trabalho optou-se pelo uso de materiais alternativos de baixo custo e fácil aquisição para execução da atividade, assim podendo facilitar as interações da teoria e prática onde os alunos tem a oportunidade de vivenciar situações reais, associadas ao cotidiano, onde ele possa entender como é de fundamental importância do estudo acompanhado de uma analise crítica ao perceber que a química não é um uma simples disciplina da educação e sim uma ciência fundamental para a vida humana.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; experimentos; Material alternativos

INTRODUÇÃO: Dentro do ambiente escolar, diversas atividades são desenvolvidas durante ano letivo no processo de ensino-aprendizagem, somente o uso constantes de aulas expositivas teóricas não são necessárias para se obter uma aprendizagem significativa. Com o avanço da ciência e da tecnologia, o professor necessita realizar diferentes métodos de aprendizagem, novos recursos didáticos, por mais modesto que seja, com a finalidade de não só melhorar a interação aluno/professor como também o aluno tenha uma visão de mundo mais articulada e menos fragmentada, desse modo ajudando o aluno na construção do conhecimento escolar (OLIVEIRA, 2009). A experimentação é um instrumento que pode sim auxiliar na construção do conhecimento escolar no ensino de química, se torna mais eficaz na aprendizagem se o professor realizar a escolha do experimento de maneira adequada, de acordo com seus objetivos pretendidos. Na realização da atividade experimental não é necessária certa complexidade do experimento e conceito, quanto mais simples e conhecidos forem os materiais utilizados pelo aluno maior será a compreensão das ideias que a atividade experimental pode proporcionar. Em virtude de diversos fatores a experimentação ainda é pouca utilizada pelos professores de química do Brasil, motivos esse como a falta de laboratórios nas escolas, a falta de materiais ou de interesse da parte dos professores de química em se trabalhar com a experimentação, tendo como consequência apenas o estudo teórico, e com a utilização de materiais alternativos e de baixo custo aplicados a experimentos de química dos níveis fundamental e médio, pode contribui de uma maneira significativa na aprendizagem do aluno, como instrumento de reconhecimento de conceitos e ideias de química no dia-a-dia (CHRISPINO, 1989).

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada consistiu na realização de um experimento sobre o tema: Reações Químicas, assunto anteriormente abordado pelo professore regente da escola. A atividade experimental objetivou: Abordar o conteúdo de ocorrência de reações (reações de dupla troca - desprendimento de gás com a produção de CO2), tendo como apoio a experimentação em sala de aula, o que facilitou a compreensão do conteúdo por parte dos alunos, pois os mesmos tiveram a oportunidade de relacionar a teoria com a prática. A atividade experimental foi realizada em duas turmas do 1° ano do ensino médio da E.E.E.M Edgar Pinheiro Porto, localizada na região metropolitana de Belém-Pará. Durante o desenvolvimento da atividade foram utilizados experimentos que envolveram a química contextualizada e o cotidiano do aluno, que foi o uso matérias encontrados em farmácias e supermercados como é o caso bicarbonato de sódio e vinagre comercial e a vidraria alternativa que foi duas garrafas 500 mL de água mineral e dois balões de festa. De um total de 50 alunos, 40 participaram da atividade experimental, sendo desenvolvida em dois momentos. Em um primeiro momento houve a execução dos experimentos pelos alunos com o manuseio direto com o material. No segundo momento logo após da realização experimento houve um debate em sala de aula acerca da importância das reações químicas para o dia a dia, o papel que o dióxido de carbono na atmosfera com o esclarecimento dos conceitos mostrados no experimento seguindo da aplicação de um questionário.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Somente o uso de experiências como forma de instrumento para ensino de química não é suficiente para ser uma grande melhora na aprendizagem. Porém a utilização de práticas experimentais utilizando material do dia a dia de baixo custo e fácil aquisição mostra-se um método eficiente que auxilia na construção de conceitos, bem como sua relação com o cotidiano do aluno. Foi possível observar que os alunos desenvolveram o experimento com grande curiosidade e desenvoltura, pois os mesmos estavam ansiosos com que iria acontece ao adicionar o bicarbonato de sódio que estava contido no dentro do balão no momento que entrasse em contato à garrafa de água mineral onde estava o vinagre. Foi possível observar também que experimentos simples podem ajudar bastante o ensino de Química do ensino médio, e fazer com que nossos alunos superem as dificuldades existentes.

CONCLUSÕES: Através do trabalho desenvolvido na escola, observou-se que os alunos apresentam certas dificuldades na disciplina Química e através do uso de atividades experimentais do cotidiano, apesar de forma simples eles podem contribuir de maneira significativa na construção dos fenômenos químicos. Tendo em vista que a Química é uma ciência experimental é fundamental que o aluno conheça a prática, por mais modesta que seja. Dessa forma, pode-se concluir que uma abordagem teória- prática, garante um passo importante crescimento na aquisição de conhecimentos pelos alunos.

AGRADECIMENTOS: A UFPA, ao GREQ(Grupo Ensino de Química) pelo incentivo e a PIAD/FAPESPA pela bolsa de IC.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
CHRISPINO, Álvaro. Ensinando química experimental com metodologia alternativa. Química Nova, 12(2) (1989). Disponível em: <http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/1989/vol12n2/v12_n2_%20(13).pdf>. Acesso 13 de maio de 2012.

OLIVEIRA, Noé de. ATIVIDADES EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVAS LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO. 2009, 147f. Tese (Doutor em Química: Área de concentração em “Química do Cerrado e do Pantanal”) – Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Goiás.