ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA PRÁTICA LABORATORIAL: DESAFIOS PARA A ESCOLA E O DOCENTE.
AUTORES: Sousa, K. (IFPI) ; Vieira, L. (IFPI) ; Silva, R. (IFPI) ; Mendes, D. (IFPI) ; Prado, V. (IFPI) ; Costa, K. (IFPI) ; Nunes, F. (IFPI)
RESUMO: A pesquisa foi realizada na cidade de Parnaíba – PI, com o objetivo de saber a
relação dos alunos com aulas práticas laboratoriais, e quais os meios que as
escolas e professores fazem para que essas aulas ocorram. Esse estudo
caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, visto que se relaciona àquela em
que o investigador faz alegações de conhecimento com base em perspectivas
construtivistas e reflexivas. O campo da pesquisa é constituído de Escolas
Públicas e os sujeitos são docentes que atuam no Ensino Médio com a disciplina
de Química, como forma de coleta de dados, foram usados questionários abrangendo
a situação da escola referente a possuir laboratório, como o professor atua
nessas aulas e a relação do aluno com a prática. Com a pesquisa, foi perceptível
que as aulas práticas dependem da atuação da escola e do professor.
PALAVRAS CHAVES: prática laboratorial; ensino-aprendizagem; docente
INTRODUÇÃO: Mesmo com toda a importância que é atribuída ao ensino de química, sabe-se que
os alunos do Ensino Médio têm uma grande dificuldade em assimilar os conceitos
básicos da disciplina. Dentre os vários fatores que originaram esta dificuldade,
acredita-se que os mais persistentes são: conteúdo ministrado sem vinculação com
a realidade e a vivência do aluno; dificuldade dos alunos em raciocinarem em
termos de modelos abstratos e aulas meramente expositivas e com base no livro
didático, sem o uso de demonstrações e/ou experimentos relacionados com o
conteúdo teórico ministrado. Segundo (TREVISAN e MARTINS, 2008 p.03) o ensino
das disciplinas que compõem o currículo escolar é, quase sempre, orientado por
uma concepção de educação conservadora, realizado com o objetivo de se
introduzir algum conteúdo que possa ser útil e básico para o entendimento
daquele que será ensinado no ano seguinte.
. Segundo Santos (2005, p.32-33) “A teoria é necessária e nos ajuda
muito, mas por si só não fornece os critérios suficientes para estarmos seguros
de agir com acerto”. Por isso, a importância de aulas laboratoriais, onde o
aluno verifica o assunto de forma presencial, mas para isso não é necessários
laboratórios equipados, práticas em sala de aula já ajudam bastante nesse
entendimento.
Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é saber como é a relação dos
alunos do Ensino Médio com o laboratório e especificamente relacionar os papeis
da escola, dos professores e dos alunos para que se efetive o processo de
ensino-aprendizagem por meio de aulas práticas.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada em Parnaíba-PI, em quatro Instituições públicas
de ensino, no período de março a junho de 2012, o instrumento utilizado foi o
questionário, este foi aplicado aos docentes efetivos e estagiários.
As referidas escolas pesquisadas forma: Colégio Estadual Liceu Parnaíbano, 02
professor; Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, 02 professores; Unidade
Escolar José Euclides de Miranda, 02 professores; e Centro Estadual de Educação
Profissional Ministro Petrônio Portela (CEEP), 02 professores, totalizando 08
professores.
Com relação ao questionário, foram feitas três perguntas abertas
abrangendo o aspecto da prática de conteúdos e prática laboratorial, visando que
o aluno tem a necessidade da prática no dia a dia escolar.
Como forma de não divulgar os nomes dos professores pesquisados,
resolvemos atribuir a eles nomes de elementos químicos mais conhecidos, por
exemplo, Carbono (C), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Flúor (F), Iodo (I),
Hidrogênio (H), Enxofre (S) e Fósforo (P).
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Sabemos a importância do processo de ensino-aprendizagem, ainda mais quando
envolve a prática dos conteúdos onde o aluno perceberá a influencia para a sua
vida. Cachapuz (2002), afirma que ‘o processo de ensino e aprendizagem em
Química não deve ser desenvolvido somente de forma teórica [...], sempre havendo
uma ligação entre a prática e a teoria, entre a escola e a vida’, perguntamos
aos professores pesquisados se a escola onde atuam possui laboratório, sendo que
02 professores responderam que não, 02 responderam que sim e os outros 04
responderam que possui laboratório, mas em condições ruins. A escola deve
oferecer recursos para facilitar o ensino, e o professor o papel de inovar,
buscar formas diversas para que seus alunos consigam assimilar os conteúdos.
Santos (2005) ‘O ensino por meio de experimentação é quase uma necessidade no
âmbito das ciências naturais’. Com base nessas informações citamos dois
professores um que realiza e outro que não realiza aulas prática: No
laboratório, o educando aprende a manipular reagente e vidraria de laboratório
de análise química, tudo através de um roteiro (Enxofre); É difícil ministrar
aulas prática em escolas pública, pois não possuem laboratórios (Oxigênio). A
terceira pergunta foi sobre a relação do aluno com o laboratório. MALDANER
(1997) explica que ‘pensa-se nas aulas práticas como motivação para aceitar
melhor esses conteúdos [...] e assim, guardá-los melhor na memória’.Podemos
perceber que a relação que o professor tem com aulas práticas afetam diretamente
na ação dos alunos referente à disciplina de Química. Não há uma relação com o
laboratório de química (Fósforo); Não possuem uma relação, mas gostam quando
faço experimentos (Iodo); Eles demonstram interesse e entusiasmo com o
laboratório de química (Nitrogênio).
CONCLUSÕES: O ensino atual pretende que os docentes busquem maneiras para facilitar o processo
de ensino-aprendizagem. Para tal mudança, assim como os professores pesquisados
responderam, são necessárias escolas com laboratórios e estes devidamente
equipados, mas esses fatores não são de suma importância, pois um professor com
criatividade pode ministrar aulas práticas em sala de aula com poucos recursos, e
mesmo assim atingir suas metas. Mais uma vez seguiu um consenso dos docentes sobre
a importância de aulas práticas, mesmo sendo na sala de aula ou no laboratório de
química, onde o interesse e o aprendizado dos alunos aumentaram consideravelmente.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CACHAPUZ, A. F. – A Universidade e a Valorização do Ensino e a Formação de seus Docentes. In: MACIEE, Lizete S. B. Reflexões sobre a formação de professores – Campinas, SP; Papirus, 2002 – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
MALDANER, O. A. A Formação Continuada de Professores: ensino-pesquisa na escola. Professores de química produzem seu programa de ensino e se constituem pesquisadores de sua prática. Campinas: FE/ UNICAMP, 1997. [Tese De Doutorado].
SANTOS, C. S. Ensino de Ciências: Abordagem Histórico – critica. Campinas, SP. Ed: Autores Associados, 2005.
TREVISAN, T. S.; MARTINS, P. L. O. O professor de química e as aulas práticas. 2008 http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/365_645.pdf acesso em 15/05/12