ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA PRÁTICA LABORATORIAL: DESAFIOS PARA A ESCOLA E O DOCENTE.

AUTORES: Sousa, K. (IFPI) ; Vieira, L. (IFPI) ; Silva, R. (IFPI) ; Mendes, D. (IFPI) ; Prado, V. (IFPI) ; Costa, K. (IFPI) ; Nunes, F. (IFPI)

RESUMO: A pesquisa foi realizada na cidade de Parnaíba – PI, com o objetivo de saber a relação dos alunos com aulas práticas laboratoriais, e quais os meios que as escolas e professores fazem para que essas aulas ocorram. Esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, visto que se relaciona àquela em que o investigador faz alegações de conhecimento com base em perspectivas construtivistas e reflexivas. O campo da pesquisa é constituído de Escolas Públicas e os sujeitos são docentes que atuam no Ensino Médio com a disciplina de Química, como forma de coleta de dados, foram usados questionários abrangendo a situação da escola referente a possuir laboratório, como o professor atua nessas aulas e a relação do aluno com a prática. Com a pesquisa, foi perceptível que as aulas práticas dependem da atuação da escola e do professor.

PALAVRAS CHAVES: prática laboratorial; ensino-aprendizagem; docente

INTRODUÇÃO: Mesmo com toda a importância que é atribuída ao ensino de química, sabe-se que os alunos do Ensino Médio têm uma grande dificuldade em assimilar os conceitos básicos da disciplina. Dentre os vários fatores que originaram esta dificuldade, acredita-se que os mais persistentes são: conteúdo ministrado sem vinculação com a realidade e a vivência do aluno; dificuldade dos alunos em raciocinarem em termos de modelos abstratos e aulas meramente expositivas e com base no livro didático, sem o uso de demonstrações e/ou experimentos relacionados com o conteúdo teórico ministrado. Segundo (TREVISAN e MARTINS, 2008 p.03) o ensino das disciplinas que compõem o currículo escolar é, quase sempre, orientado por uma concepção de educação conservadora, realizado com o objetivo de se introduzir algum conteúdo que possa ser útil e básico para o entendimento daquele que será ensinado no ano seguinte. . Segundo Santos (2005, p.32-33) “A teoria é necessária e nos ajuda muito, mas por si só não fornece os critérios suficientes para estarmos seguros de agir com acerto”. Por isso, a importância de aulas laboratoriais, onde o aluno verifica o assunto de forma presencial, mas para isso não é necessários laboratórios equipados, práticas em sala de aula já ajudam bastante nesse entendimento. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é saber como é a relação dos alunos do Ensino Médio com o laboratório e especificamente relacionar os papeis da escola, dos professores e dos alunos para que se efetive o processo de ensino-aprendizagem por meio de aulas práticas.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada em Parnaíba-PI, em quatro Instituições públicas de ensino, no período de março a junho de 2012, o instrumento utilizado foi o questionário, este foi aplicado aos docentes efetivos e estagiários. As referidas escolas pesquisadas forma: Colégio Estadual Liceu Parnaíbano, 02 professor; Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, 02 professores; Unidade Escolar José Euclides de Miranda, 02 professores; e Centro Estadual de Educação Profissional Ministro Petrônio Portela (CEEP), 02 professores, totalizando 08 professores. Com relação ao questionário, foram feitas três perguntas abertas abrangendo o aspecto da prática de conteúdos e prática laboratorial, visando que o aluno tem a necessidade da prática no dia a dia escolar. Como forma de não divulgar os nomes dos professores pesquisados, resolvemos atribuir a eles nomes de elementos químicos mais conhecidos, por exemplo, Carbono (C), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Flúor (F), Iodo (I), Hidrogênio (H), Enxofre (S) e Fósforo (P).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Sabemos a importância do processo de ensino-aprendizagem, ainda mais quando envolve a prática dos conteúdos onde o aluno perceberá a influencia para a sua vida. Cachapuz (2002), afirma que ‘o processo de ensino e aprendizagem em Química não deve ser desenvolvido somente de forma teórica [...], sempre havendo uma ligação entre a prática e a teoria, entre a escola e a vida’, perguntamos aos professores pesquisados se a escola onde atuam possui laboratório, sendo que 02 professores responderam que não, 02 responderam que sim e os outros 04 responderam que possui laboratório, mas em condições ruins. A escola deve oferecer recursos para facilitar o ensino, e o professor o papel de inovar, buscar formas diversas para que seus alunos consigam assimilar os conteúdos. Santos (2005) ‘O ensino por meio de experimentação é quase uma necessidade no âmbito das ciências naturais’. Com base nessas informações citamos dois professores um que realiza e outro que não realiza aulas prática: No laboratório, o educando aprende a manipular reagente e vidraria de laboratório de análise química, tudo através de um roteiro (Enxofre); É difícil ministrar aulas prática em escolas pública, pois não possuem laboratórios (Oxigênio). A terceira pergunta foi sobre a relação do aluno com o laboratório. MALDANER (1997) explica que ‘pensa-se nas aulas práticas como motivação para aceitar melhor esses conteúdos [...] e assim, guardá-los melhor na memória’.Podemos perceber que a relação que o professor tem com aulas práticas afetam diretamente na ação dos alunos referente à disciplina de Química. Não há uma relação com o laboratório de química (Fósforo); Não possuem uma relação, mas gostam quando faço experimentos (Iodo); Eles demonstram interesse e entusiasmo com o laboratório de química (Nitrogênio).

CONCLUSÕES: O ensino atual pretende que os docentes busquem maneiras para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Para tal mudança, assim como os professores pesquisados responderam, são necessárias escolas com laboratórios e estes devidamente equipados, mas esses fatores não são de suma importância, pois um professor com criatividade pode ministrar aulas práticas em sala de aula com poucos recursos, e mesmo assim atingir suas metas. Mais uma vez seguiu um consenso dos docentes sobre a importância de aulas práticas, mesmo sendo na sala de aula ou no laboratório de química, onde o interesse e o aprendizado dos alunos aumentaram consideravelmente.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CACHAPUZ, A. F. – A Universidade e a Valorização do Ensino e a Formação de seus Docentes. In: MACIEE, Lizete S. B. Reflexões sobre a formação de professores – Campinas, SP; Papirus, 2002 – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

MALDANER, O. A. A Formação Continuada de Professores: ensino-pesquisa na escola. Professores de química produzem seu programa de ensino e se constituem pesquisadores de sua prática. Campinas: FE/ UNICAMP, 1997. [Tese De Doutorado].

SANTOS, C. S. Ensino de Ciências: Abordagem Histórico – critica. Campinas, SP. Ed: Autores Associados, 2005.

TREVISAN, T. S.; MARTINS, P. L. O. O professor de química e as aulas práticas. 2008 http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/365_645.pdf acesso em 15/05/12