ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A DISCIPLINA DE “LIBRAS: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO”, UM INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS INCLUSIVOS.
AUTORES: Dutra, M.M. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Santos, E.T.G. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Ramos, W.S. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Santos, R.S. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Guimarães, D.N. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Oliveira, D.F.L. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Lopes, V.S. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Noleto, A.P. (IFMT - CAMPUS CONFRESA)
RESUMO: A educação é um direito de todo e qualquer cidadão, cabe à escola atender a vasta diversidade de sua clientela. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da disciplina de LIBRAS: Fundamentos da Educação Especial e Inclusão que é apresentada aos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química durante o 3ª ano do curso, para que os mesmos adquiram conhecimentos para o atendimento de alunos com necessidades educativas especiais. Os resultados obtidos após a realização da proposta de trabalho desta disciplina demonstram que os acadêmicos de química têm condições de transformar os espaços educacionais em espaços inclusivos com práticas pedagógicas que atendam a diversidade dos alunos.
PALAVRAS CHAVES: LIBRAS: Fundamentos da Ed; inclusão educacional; diversidade
INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: O curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa, apresenta em sua matriz curricular a disciplina de LIBRAS- Fundamentos da Educação Especial; disciplina que tem como objetivo compreender o papel da educação especial no contexto dos sistemas educacionais inclusivos como uma modalidade de ensino inserida nos diferentes níveis e modalidades da educação escolar, reconhecendo o uso de LIBRAS, Braille e Soroban como ferramentas para a construção de espaços pedagógicos inclusivos. Durante as 80 horas aula, a disciplina leva os futuros educadores de química a uma reflexão sobre o papel da escola no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais . Desta forma o presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância dessa disciplina como um instrumento para a construção de uma sociedade que leve em consideração a inclusão de alunos com deficiência.
MATERIAL E MÉTODOS: A disciplina de LIBRAS: Fundamentos da Educação Especial e Inclusão é composta por quatro eixos temáticos, dentre os quais o eixo Educação Especial e Inclusão. Neste eixo os alunos recebem informações sobre a Educação Especial nos aspectos históricos, filosóficos, sociais e psicológicos; Tipos de deficiências e suas necessidades educativas especiais; Educação inclusiva: políticas e suas implicações organizacionais e pedagógicas; Diversidade e inclusão na escola; Legislação sobre Educação Especial.
A metodologia utilizada para desenvolvimento do eixo foi a distribuição de material para discussão e pesquisa no site http://portal.mec.gov.br/index.php sobre legislação especifica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão e publicação da Secretaria de Educação Especial. Foi solicitado aos alunos do 3º ano que escolhessem um tipo de deficiência e a partir desta deficiência fosse realizado um referencial teórico. Em seguida os acadêmicos deveriam elaborar um plano de aula, levando-se em consideração que este plano tenha como objetivo atender a alunos de classes regulares de ensino e que nestas classes tenham alunos inseridos com a deficiência escolhida. Também neste plano de aula o aluno deverá elencar as varias legislações que atendam/amparam o atendimento a este aluno com necessidades educativas especiais.
Dos 21 alunos presentes na turma de 3º ano, as escolhas em relação ao tipo de deficiência para a apresentação do plano de aula foram: 3 deficiência visual, 7 deficiência motora, 1 deficiência mental, 3 deficiência auditiva, 4 síndrome de Down , 3 autismo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: No decorrer da apresentação dos planos de aula na disciplina de LIBRAS: fundamentos da educação especial percebeu-se o empenho e a preocupação de todos os acadêmicos do 3ª ano do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química no que diz respeito ao tema inclusão educacional, pois os mesmos demonstraram conhecimentos metodológicos e pedagógicos ao preparar planos de aula de forma que realmente os alunos com deficiência pudessem ser atendidos concordando com (PERRENOUD, 2010) quando coloca que “todas as crianças têm direito a ser educadas em escolas integradoras independente de suas deficiências ou de suas necessidades educacionais especiais”. Segundo (MAZZOTTA, 2011)“A Constituição Federal de 1988 estabelece, explicitamente, algumas garantias aos portadores de deficiência”, e esta observação foi realizada por grande parte dos acadêmicos ao constatar que os alunos não são excluídos pela falta de legislação específica, mas sim pela falta de conhecimento a respeito da educação especial por parte de gestores educacionais, professores, familiares e da sociedade como um todo.
Percebemos também uma preocupação dos acadêmicos em relação aos diferentes tipos de deficiências, pois quando foi sugerido que os mesmos escolhessem uma deficiência para elaborar o plano de aula foram elencados vários tipos de deficiência conforme demonstra figura abaixo.
Figura 1- Tipos de deficiência escolhido pelos acadêmicos para elaboração de um plano de aula
CONCLUSÕES: Percebemos a importância da disciplina de LIBRAS - Fundamentos da Educação Especial e Inclusão, no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química do IFMT Campus Confresa, pois a mesma proporciona aos acadêmicos uma qualificação em relação ao atendimento da educação especial, fazendo com que os futuros educadores possam transformar as aulas de química em espaços inclusivos e que realmente atendam a diversidade que existente nos espaços educacionais.
AGRADECIMENTOS: Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Confresa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm> Acesso em: 21 de jun. 2012.
MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. 2º ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.