ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Dominó periódico
AUTORES: Melo, C.L. (IFPI)
RESUMO: Através de pesquisas e observações, pode-se perceber uma grande dificuldade no aprendizado de conteúdos relacionados a tabela periódica.
A partir deste ponto foi proposto aos alunos um jogo inovador que transformasse um assunto tediante em algo interessante, que pudesse contribuir para a interação na sala de aula de forma dinâmica.
O jogo consiste em um tabuleiro e em peças de dominó com o simbolo quimíco e que através de dicas para que os alunos possam relaciona-las ao cotidiano e preencher o tabuleiro, de uma forma divertida eles aprendem a localiza a familia, período, massa, numero atômico entre outros sem precisar decorar toda a tabela.
PALAVRAS CHAVES: TABELA PERIÓDICA; ELEMENTOS QUÍMICOS; DOMINÓ
INTRODUÇÃO: Com a dificuldade do aluno de licenciatura plena em química em aprender e repassar seu conhecimento sobre a tabela períodica aos alunos de ensino médio pode-se perceber uma grande deficiência nesse conteúdo.
Assunto muitas vezes considerados entediante ou até mesmo chato, a partir deste ponto foi desenvolvido uma maneira de ensinar e aprender a tabela períodica e seus elementos de modo que este atraia o aluno, sem perder o foco.
Desenvolveu-se o dominó periódico um jogo educativo que consiste em peças de dominó com simbolos químicos, um tabuleiro contendo ausência destas peças e dicas de cunho humoristico e cientifico contendo situações do cotidiano, para que estimule o aluno a desenvolver o raciocínio, a lógica e promova uma interação em grupo para que este possa identificar a posição de cada peça no tabuleiro.
MATERIAL E MÉTODOS: Para a produção do jogo educacional foram utilizados materiais de fácil aquisição tais como; dominó de plástico, tesoura, cola, impressão de uma tabela periódica no tamanho A4 contendo a ausência dos elementos que estiverem no dominó e por ultimo papel cartão.
Corta-se o dominó ao meio para que fique no formato de um quadrado assemelhando-se aos elementos químicos da tabela periódica, em seguida cola-se os elementos no dominó.
Com a impressão da tabela em formato A4 ah uma melhor observação devido ao tamanho.
O papel cartão servirá para a confecção das dicas estas devem conter massa, familia, período, e uma dica que envolva o cotidiano para que o aluno a associe ao elemento químico, sempre alternando as dicas.
O dominó periódico foi aplicado na escola municipal São João Batista, no 1° ano do ensino médio, uma sala contendo cerca de 33 alunos.Antes de começar o jogo foi feito uma pergunta aos alunos sobre o que eles achavam da química, e as respostas não foram muito satisfatórias.
A sala foi dividido em três grupos para melhor aplicação e entendimento do jogo, as peças foram divididas pelos representantes de cada grupo e o tabuleiro ficou no centro da sala para que todos pudessem acompanhar, com o professor lendo as dicas tais como; é um halogênio e está localizado na familia 7A, muito importante na composição do creme dental(Flúor), é um metal de transição e está localizado na familia 8B, sua ausência no organismo pode causar uma doença chamada Anêmia.Os alunos puderam localizar as peças e colocar no tabuleiro, houve uma grande interação entre os alunos pois aqueles que já sabiam qual era a peça ajudavam o companheiro, o jogo da enfase a aplicação dos elementos químicos no dia-a-dia para melhor memorização.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após o término do jogo e com as peças completas, a pergunta sobre o que eles achavam da química foi refeita, e a resposta mudou completamente, muitos disseram que a química pode ser interessante e divertida e que desconheciam as inúmeras funções dos elementos químicos na vida do ser humano, todos os alunos gostaram do jogo e disseram que o jogo educativo estimula a mente e destrói o tabú de que a química é chata.
Com o dominó periódico pode-se observar a dificuldade e a facilidade que alguns alunos tinham em identificar os elementos, houve uma grande interação aluno-aluno e aluno-professor.Alunos que antes não participavam na aula tiveram interesse pelo jogo.
Foi observado que o aluno para assimilar as perguntas com o local da peça no tabuleiro desenvolveu a aptidão para pesquisas, muitos pegaram os livros e começaram a procurar o conteúdo.
Houve um dinâmismo na sala de aula em que o assunto tornou-se mais fácil tanto para o aluno aprender, quanto para o professor ensinar.
CONCLUSÕES: Após o término do jogo os alunos ficaram impressionados com o tabuleiro completo e puderam perceber que foram os próprios que completaram, assimilando os elementos químicos ao cotidiando.
Pode-se concluir que o jogo foi favorável ao conteúdo devido as notas altas e as cobranças dos mesmos pela a aplicação do jogo em sala de aula.
Com o jogo educativo a química se torna mais divertida este jogo fixa o assunto na mente do aluno para que este perceba a real importância da química no dia a dia.
AGRADECIMENTOS: Agradeço aos professores da IFPI, meus colegas que deram total apoio para o desenvolvimento do assunto e a sua aplicação em sala de aula.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS:
RUSSEL, J.B.(1994).Química Geral, São Paulo, Editora Mc Graw-Hill do Brasil
PETER ATKINS & LORETA JONES(2001).Princípios de Química.Bookman.
QUÍMICA NOVA:http://quimicanova.sbq.org.br/quimicanova