ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: PIBID: Incentivando a Aprendizagem da Classificação Periódica dos Elementos através dos Jogos de Química.
AUTORES: Leão, K. (UFAM) ; Borges, D.K. (SEDUC/AM) ; Cunha, K.L. (UEA) ; Costa, T. (UFAM)
RESUMO: Foram aplicados três jogos nas turmas de 1º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Inspetora Dulcinéia Varela Moura (Manaus-AM), sendo eles: Bingo Representativo, Qui-Representativos e o Memo-Química, com intuito de estimular a aprendizagem referente à Classificação Periódica e a Familiarização com os Elementos Químicos Representativos através dos Jogos de Química. O projeto foi desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docência (PIBID). Concluiu-se que a compreensão dos alunos deu-se de forma satisfatória, pois foram aplicados através de atividades lúdicas que aguçaram a curiosidade para um aprendizado alternativo.
PALAVRAS CHAVES: Pibid; Jogos lúdicos; Tabela periódica
INTRODUÇÃO: Sabe-se que o grande desafio do Ensino da Química é despertar o interesse do aluno para esta disciplina da grande área das Ciências Exatas; para tanto, o ensino tradicional, somente da exposição oral do conteúdo, não supre a necessidade desse despertar. Neste sentido, segundo Eichler (2000) os jogos auxiliam na formação de aprendizagem com conteúdos passados em sala de aula, possibilitando-se uma articulação dos conhecimentos termos teóricos com a aplicação verdadeira destes. Deste modo, o Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docência (PIBID) é um instrumento que inicia a prática da docência nos alunos em período de graduação; à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim, o PIBID dá oportunidade de aliar a teoria à prática.
MATERIAL E MÉTODOS: Os jogos aplicados após a ministração da aula expositiva sobre Classificação Periódicas dos Elementos Químicos em sala de aula foram: Bingo Representativo, Qui-Representativos e o Memo-Química.
No Bingo Representativo foram selecionados 44 elementos representativos da Tabela Periódica, possuindo em cada cartela 14 elementos escolhidos de forma aleatória. O objetivo deste jogo é marcar os elementos sorteados. Quem marcasse os 14 elementos ganharia o jogo.
Os dois jogos: Qui-Representativos e Memo-Química são jogos de memória.
O Qui-Representativo é constituído por 86 cartas e o objetivo principal deste jogo é associar uma carta com nome do elemento representativo com a outra carta com sua respectiva família.
O Memo-Química é constituído por 58 cartas e tem como objetivo associar uma carta com a figura de um metal de transição e o nome do símbolo com a outra carta com seu respectivo símbolo.
Os materiais utilizados na construção dos jogos foram: papel cartão para imprimir as cartelas, plástico transparente (papel contact) para plastificar as cartas, tesouras, computador e impressora.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para a mensuração dos resultados acerca da aprendizagem foi aplicado um mesmo questionário em dois momentos diferentes: pré e pós aplicação dos jogos, com cinco questões fechadas sobre Classificação Periódicas dos Elementos. Detectou-se resultado satisfatório através da aplicação dos jogos.
Gráfico 1
Gráfico 1 – Resultado do jogo qui-representativo associando o elemento químico com sua respectiva família
Gráfico 2
Gráfico 2 – Resultado do jogo memo-química associando o elemento químico com sua respectiva figura do metal
CONCLUSÕES: A aplicação dos jogos foi algo importantíssimo para os alunos, pois foram materiais didáticos fundamentais para o processo de ensino aprendizagem, que se deu como alternativa viável para auxiliar em tal processo nas turmas dos 1º anos. Com isso, tornaram as aulas em conhecimento e diversão de maneira mais descontraída e atrativa. Na pré-avaliação pode-se perceber a deficiência dos alunos na questão de relacionar elementos com as famílias, mas na pós-avaliação, ou seja, depois da aplicação dos jogos houve uma grande melhora na questão dos elementos com as famílias.
AGRADECIMENTOS: Ao Meu Deus, Meus Pais, Meus irmãos e Amigos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: EICHLER, M.; Delpino, J.C. Carbópolis, um software para Educação Química. Química Nova na Escola. n.11, 2000.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
SARDELLA, Antônio. Química. Volume único. São Paulo: Ática, 2000. Série Novo Ensino Médio.