ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O ensino de Química em uma abordagem experimental construtivista
AUTORES: Ferreira, J. (IFAL-MACEIO) ; Silva, K.S. () ; Nunes, M.I.G. () ; Cordeiro, W.L. () ; Menezes, M.L.O. () ; Nascimento, M.C.M. () ; Siqueira, E.F.V. ()
RESUMO: O ensino de química que enfatiza memorização de fórmulas e desconsidera a
experimentação e os fenômenos do cotidiano dificultam o processo de aprendizagem
e
pode contribuir para o sentimento de rejeição da química pelos alunos. Sendo
assim, neste trabalho apresentamos uma metodologia de experimentação, baseado na
resolução de um problema, que surge a partir de uma situação do cotidiano.
Escolhemos como situação do cotidiano, a química na cozinha. Nesta metodologia,
os alunos propõem o problema, e vão para o laboratório realizar experimentos
para tentar responder ao problema proposto. O roteiro experimental surge a
partir das hipóteses levantadas para se resolver o problema. Nesta metodologia,
uma das atividades do professor é ajudar os alunos na elaboração do roteiro
experimental.
PALAVRAS CHAVES: experimentação; contextualização; ensino de química
INTRODUÇÃO: As atividades experimentais assumem um papel fundamental no ensino da química
quando promovem a aprendizagem, estabelecendo uma relação entre os conteúdos e o
cotidiano. A importância da abordagem experimental está na caracterização do seu
papel investigativo e de sua função pedagógica em auxiliar o aluno na
explicitação, problematização, discussão, enfim, da elaboração dos conceitos.
Diferente do que muitos possam pensar, não é necessária a utilização de
laboratório sofisticados, nem ênfase exagerada na técnica de manuseio dos
instrumentos, para a compreensão dos conceitos. É necessário perceber que o
experimento faz parte do contexto normal de sala de aula, e que não se deve
dicotomizar teoria e prática: “É clara a necessidade dos alunos se relacionarem
com os fenômenos sobre os quais se referem os conceitos a serem formados no
processo de ensino-aprendizagem” (NANNI, 2004). Sendo assim, a questão central
deste trabalho é verificar em que medida as articulações entre fatos trazidos do
cotidiano e atividades experimentais promovem uma aprendizagem significativa nos
alunos. Para isso os seguintes objetivos foram traçados:
- Identificar as idéias prévias dos alunos acerca dos fenômenos do cotidiano e
suas explicações teóricas;
- Analisar as ações e o desempenho dos alunos nas atividades experimentais
propostas;
- Verificar a construção do conhecimento.
MATERIAL E MÉTODOS: As atividades experimentais foram realizados com 20 alunos de escola pública de
Maceió. Os alunos foram divididos em grupo de 5 pessoas. Cada grupo elaborou uma
pergunta dentro da temática química na cozinha. A partir da pergunta, eles
propuseram hipóteses e roteiros experimentais. Por fim, foram ao laboratório
realizar os experimentos propostos. A avaliação foi feita aplicando um
questionário no inicio e no fim das atividades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebemos que através dessa metodologia, os alunos tiveram uma postura
investigativa e motivadora na realização dos experimentos. Isso foi facilitado,
devido ao problema ter surgido a partir de uma situação do seu cotidiano. Isso
pode ser verificado na figura 1, na qual os alunos trabalharam com uma questão
relacionada ao escurecimento das frutas.
CONCLUSÕES: Verificou-se que a metodologia foi aplicada com sucesso. Os alunos fizeram
questionamentos e propuseram experimentos para responder a esses questionamentos.
Verificou-se também que a experimentação com enfase investigativa contribuiu muito
para aprendizagem dos alunos.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: NANNI,Reginaldo.A natureza do conhecimento científico e a experimentação no ensino de ciências. Revista eletrônica de ciência, n.26, São Carlos, 2004.