ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O ensino de Química em uma abordagem experimental construtivista

AUTORES: Ferreira, J. (IFAL-MACEIO) ; Silva, K.S. () ; Nunes, M.I.G. () ; Cordeiro, W.L. () ; Menezes, M.L.O. () ; Nascimento, M.C.M. () ; Siqueira, E.F.V. ()

RESUMO: O ensino de química que enfatiza memorização de fórmulas e desconsidera a experimentação e os fenômenos do cotidiano dificultam o processo de aprendizagem e pode contribuir para o sentimento de rejeição da química pelos alunos. Sendo assim, neste trabalho apresentamos uma metodologia de experimentação, baseado na resolução de um problema, que surge a partir de uma situação do cotidiano. Escolhemos como situação do cotidiano, a química na cozinha. Nesta metodologia, os alunos propõem o problema, e vão para o laboratório realizar experimentos para tentar responder ao problema proposto. O roteiro experimental surge a partir das hipóteses levantadas para se resolver o problema. Nesta metodologia, uma das atividades do professor é ajudar os alunos na elaboração do roteiro experimental.

PALAVRAS CHAVES: experimentação; contextualização; ensino de química

INTRODUÇÃO: As atividades experimentais assumem um papel fundamental no ensino da química quando promovem a aprendizagem, estabelecendo uma relação entre os conteúdos e o cotidiano. A importância da abordagem experimental está na caracterização do seu papel investigativo e de sua função pedagógica em auxiliar o aluno na explicitação, problematização, discussão, enfim, da elaboração dos conceitos. Diferente do que muitos possam pensar, não é necessária a utilização de laboratório sofisticados, nem ênfase exagerada na técnica de manuseio dos instrumentos, para a compreensão dos conceitos. É necessário perceber que o experimento faz parte do contexto normal de sala de aula, e que não se deve dicotomizar teoria e prática: “É clara a necessidade dos alunos se relacionarem com os fenômenos sobre os quais se referem os conceitos a serem formados no processo de ensino-aprendizagem” (NANNI, 2004). Sendo assim, a questão central deste trabalho é verificar em que medida as articulações entre fatos trazidos do cotidiano e atividades experimentais promovem uma aprendizagem significativa nos alunos. Para isso os seguintes objetivos foram traçados: - Identificar as idéias prévias dos alunos acerca dos fenômenos do cotidiano e suas explicações teóricas; - Analisar as ações e o desempenho dos alunos nas atividades experimentais propostas; - Verificar a construção do conhecimento.

MATERIAL E MÉTODOS: As atividades experimentais foram realizados com 20 alunos de escola pública de Maceió. Os alunos foram divididos em grupo de 5 pessoas. Cada grupo elaborou uma pergunta dentro da temática química na cozinha. A partir da pergunta, eles propuseram hipóteses e roteiros experimentais. Por fim, foram ao laboratório realizar os experimentos propostos. A avaliação foi feita aplicando um questionário no inicio e no fim das atividades.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebemos que através dessa metodologia, os alunos tiveram uma postura investigativa e motivadora na realização dos experimentos. Isso foi facilitado, devido ao problema ter surgido a partir de uma situação do seu cotidiano. Isso pode ser verificado na figura 1, na qual os alunos trabalharam com uma questão relacionada ao escurecimento das frutas.

CONCLUSÕES: Verificou-se que a metodologia foi aplicada com sucesso. Os alunos fizeram questionamentos e propuseram experimentos para responder a esses questionamentos. Verificou-se também que a experimentação com enfase investigativa contribuiu muito para aprendizagem dos alunos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: NANNI,Reginaldo.A natureza do conhecimento científico e a experimentação no ensino de ciências. Revista eletrônica de ciência, n.26, São Carlos, 2004.