ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Conhecendo vidrarias: jogo lúdico aplicado numa escola pública de Manaus-AM.
AUTORES: Pedroza, G.R. (UFAM) ; Salem, T.M. (UFAM) ; Borges, D.K.G. (SEDUC/AM) ; Costa, T.O.G. (UFAM)
RESUMO: Devido à falta de conhecimento sobre as vidrarias utilizadas no laboratório, houve
a proposta de elaborar um jogo lúdico com intuito de promover nos alunos o
conhecimento sobre as vidrarias utilizadas no laboratório, despertando o interesse
dos alunos do 2º ano do ensino médio do turno matutino da Escola Estadual
Inspetora Dulcinéia Varela Moura, situada em Manaus, AM. Sendo utilizado e
adaptado do livro “Jogos no Ensino de Química e Biologia”. Os resultados obtidos
apresentaram níveis satisfatórios a partir da aplicação do jogo.
PALAVRAS CHAVES: quebra-cabeça; vidrarias; tabela
INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas De Iniciação a Docência (PIBID/QUÍMICA/UFAM)
tem contribuído para a formação de futuros docentes na melhoria do ensino
educacional, sempre buscando melhorar a formação inicial de professores e o
processo de ensino aprendizagem de química. Com isso gerou a preocupação de
buscarmos métodos de aprendizagem alternativos que despertassem o interesse dos
alunos na disciplina de química, o que se optou a elaboração de jogos lúdicos no
auxílio das aulas em sala de aula ou no laboratório. A utilização de jogos e
atividades lúdicas pode ser a chave, para motivar aluno, pois é um método de
ensino que irá atuar exatamente em torno do aluno mais ativo e participativo em
sala de aula, ou seja, o ensino será centrado no aluno, no qual ele terá uma
iniciativa a pensar e a envolver todos os seus conhecimentos tanto de conteúdo
de Química, conhecimento de mundo e sorte, tornando assim essa aprendizagem
divertida. (SOARES, 2008).Devido à falta de conhecimento de vidrarias nas aulas
experimentais, observaram-se dificuldades na identificação e manuseio das
vidrarias básicas no laboratório. Com isso foi elaborado um quebra-cabeça de
vidrarias e uma tabela para reconhecimento e informações sobre os materiais
utilizados no laboratório para as turmas do 2º ano do ensino médio.
MATERIAL E MÉTODOS: Para aplicação do jogo foi feito um questionário antes e depois com algumas
questões sobre as vidrarias de laboratório, juntamente com a participação e
apoio de um professor de química da Escola Estadual Inspº Dulcinéia Varela
Moura, para medir o nível de aprendizado. No total 56 alunos responderam o
questionário para uma pré-avaliação e pós-avaliação. Na confecção do quebra-
cabeça foram utilizados os seguintes materiais: papel cartão, cola, tesoura e
uma figura impressa de vidrarias básicas utilizadas no laboratório para cada
equipe, juntamente com um tabela confeccionada de perguntas e respostas a serem
completadas com os nomes e função de cada aparelho correspondente, seguindo
instruções do livro “Jogos no Ensino de Química e Biologia”. O jogo foi feito
nas seguintes regras: dividido em seis equipes na turma e distribuído um quebra-
cabeça e uma tabela para cada equipe. Dado início a montagem, de acordo com a
regra, a equipe que terminar primeiro recebe 60 pontos; e cada equipe que
terminasse recebe dois pontos a menos que a equipe que terminou primeiro. Para a
tabela, o grupo que completar primeiro a tabela, corretamente, recebe 40 pontos,
porem cada aparelho com utilidade errada acarreta ao grupo a perda de dois
pontos. No final faz-se a soma dos pontos obtidos. Vence o jogo a equipe que
montar o quebra cabeça e completar corretamente a tabela. O jogo foi aplicado em
duas turmas do 2º ano com a participação de 53 alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Antes da aplicação do quebra-cabeça foi feito um questionário para avaliar o
nível de conhecimento dos alunos sobre as vidrarias. O questionário continha
cinco perguntas e foi aplicado de forma individual onde 20% alunos não conheciam
nenhuma vidraria, enquanto 46% tiveram dificuldades de citar e acertar as
perguntas sobre suas funções. Houve erro na identificação de certas vidrarias,
confundindo tubo de ensaio com proveta, erlenmeyer com bico de Bunsen. Estes
alunos não tiveram contato com o laboratório durante o 1º ano do ensino médio,
tal fato pode ter influenciado nos resultados insatisfatórios. Na aplicação do
quebra-cabeça e da tabela os alunos se mostraram entusiasmados e surpresos com a
descoberta da montagem do jogo, demonstrando alegria entre aqueles que foram
terminando primeiro. Após aplicação, foi refeito novamente o mesmo questionário,
onde se observou melhores resultados na associação das vidrarias e suas funções,
consequentemente maior aprendizagem nas vidrarias de laboratório. O jogo
demonstrou ser uma eficiente ferramenta de avaliação ao atingir resultados
satisfatórios, comprovando que uma atividade lúdica pode influenciar no
conhecimento tanto no ensino médio ou dando suporte para cursos de nível
superior que contem atividades laboratoriais, além de estimular e socializar os
alunos.
aplicação do jogo
CONCLUSÕES: A aplicação do jogo trouxe estímulo e interesse aos alunos na montagem do quebra-
cabeça, o que pode contribuir significamente para o conhecimento das vidrarias nas
aulas experimentais. Dessa forma, podemos afirmar que o uso de jogos lúdicos cria
a percepção de algo fácil e entusiasmante para o ensino, trazendo consequências
produtivas para o aprendizado de química.
AGRADECIMENTOS: Á Deus,À Capes, À UFAM, Aldilene A. Nogueira (Gestora/SEDUC-AM).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FIALHO, N. N. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007 p.105.
SOARES, L. M. A.; VAZ, W. F. O Jogo Vivendo com a Química como uma Alternativa para o Ensino de Métodos de Separação no Ensino Médio. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil, 2010.