ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A aprendizagem cooperativa ferramenta facilitadora no ensino de química
AUTORES: Mylena Pereira e Silva, L. (FAMASUL) ; Soares Lima, A. (FAMASUL) ; Regina Ferreira da Silva, P. (FAMASUL) ; Lopes Fernandes, E. (FAMASUL) ; José de Melo Dias, I. (FAMASUL)
RESUMO: O presente trabalho visa explorar a importância da atividade cooperativa no ensino
de química através do incentivo em desenvolver trabalhos em grupo que favoreçam
não somente o aprendizado, mas também possibilite o desenvolvimento de habilidades
sociais como o diálogo, interação, inclusão, tolerância, adaptação às normas
estabelecidas e vivência em grupo, favorecendo o amadurecimento das relações
interpessoais, as quais são de suma importância na sociedade atual.
PALAVRAS CHAVES: Aprendizagem cooperativa; ensino de química; socialização
INTRODUÇÃO: Os dias atuais vêm sendo marcado por mudanças constantes, o que de certa forma
instiga a competitividade entre as novas gerações, e na busca de se sobressair
diante de um mercado tão competitivo cria-se uma cultura individualista,
principalmente no que se refere aos espaços acadêmicos.
Diante dessa realidade se percebe a necessidade de mudanças significativas nos
ambientes educacionais e consequentemente nas relações interpessoais, sendo as
atividades cooperativas um instrumento para viabilizar a convivência em grupo
preparando para uma vida cooperativa e integradora da diversidade humana.
Pode-se então definir aprendizagem cooperativa como sendo aquela em que todos os
componentes compartilham as decisões tomadas e são responsáveis pela qualidade
do que é produzido em conjunto, conforme suas possibilidades e interesses
(FULLAN e HARGREAVES, 2000).
Segundo Vygotsky, (1989) A interação entre os sujeitos é fundamental para
desenvolvimento pessoal e social, pois é a partir da interação que se busca
transformar a realidade de cada sujeito, mediante um sistema de trocas com "o
par mais capaz" e do conceito "zonas proximais de desenvolvimento".
Aguado (2000) defende a ideia que o espaço educativo deve proporcionar para além
da aprendizagem dos conteúdos científicos específicos, a formação integral dos
alunos desenvolvendo competências e atitudes, que permitam a sua intervenção e
transformação na sociedade de que fazem parte.
O objetivo, portanto desse estudo é aprofundar a discussão sobre a aprendizagem
cooperativa no ensino de química como ferramenta facilitadora da aprendizagem,
onde os componentes dos grupos possam se ajudar mutuamente, aprendendo a lidar
com os diferentes níveis, ritmos e interesse dos colegas.
MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se uma intervenção didática numa turma de 1º período da IES FAMASUL-PE, localizada no município de Palmares, Mata Sul de Pernambuco, destacando a aprendizagem cooperativa como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem no curso de Licenciatura em Química na instituição acima citada. A turma foi dividida em grupos, viabilizando assim a cooperação entre as partes integrantes. Para cada equipe foi designado um conteúdo de Química básica, como: substâncias e misturas, métodos de separação de misturas, modelos atômicos e entre outros, estes servido de temas geradores, visando assim a apresentação de conceitos introdutórios de Química, de maneira cooperativa. Foi distribuído materiais de apoio, bem como, livros, revistas cientificas, artigos, ou seja, meios de pesquisa para o desenvolvimento da atividade, também houve a distribuição de cartolinas, lápis de colorir, como incentivo a criatividade dos alunos, na abordagem final, que teve como conclusão a culminância do que foi discutido em grupo, também foi solicitado de todos em individual um pequeno relatório avaliativo sobre essa intervenção didática que fora realizada, visando a consolidar a eficácia da aprendizagem cooperativas como ponto de partida desde o período inicial da graduação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A priori gerou-se uma certa instabilidade no que tange a participação ativa de todos os componentes, apresentaram de início dúvidas, em relação ao trabalho que estava sendo desenvolvido naquele momento, mas a medida que foi ocorrendo o entrosamento entre os componentes das equipes, observou-se discussões sobre o que seria feito para apresentarem aos demais colegas. Os temas foram bem aceitos, pois são conteúdos simples já vistos no Ensino Médio. Por fim os grupos compartilharam o conhecimento abstraído com os demais, nesse momento houve uma interatividade satisfatória, onde demonstraram através, de cartazes com desenhos, conceitos e curiosidades pesquisadas e discutidas em cada grupo. Coletou-se de cada participante o relatório avaliativo, onde o mesmo apresentou resultados positivos em relação a intervenção, pois a maioria achou importante a vivencia de trabalhos em grupos, levantando a questão de que a troca de conhecimento e a cooperação entre as partes, nos leva a ter um bom aproveitamento cognitivo.
CONCLUSÕES: Tendo em vista a pesquisa realizada pôde-se perceber a importância de se
desenvolver abordagens didáticas que favoreçam o envolvimento e comprometimento de
todos, pois a sociedade atual necessita de pessoas que pensem no coletivo e não
apenas no bem estar individual.
A aprendizagem cooperativa tende a enriquecer o processo de aprendizagem, criando
durante a vida acadêmica o hábito de trabalhar no coletivo, sendo capaz de
escutar, compartilhar opiniões, ajudar os membros do grupo que apresentam mais
dificuldades, desenvolver capacidade de tolerância, entre tantos outros ganhos.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AGUADO, DÍAZ, M.J. 2000. A Educação Intercultural e Aprendizagem Cooperativa.
Porto Editora.
FULLAN, M., HARGREAVES, A. 2000. A Escola como Organização Aprendente: buscando uma educação de qualidade. (2a ed.). Porto Alegre: Artes Médicas.
VYGOTSKY, LEV S. 1989. A formação Social da Mente. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda.