ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Asfalto: um tema para o ensino de química

AUTORES: Rosana da Silva, M. (FAMASUL) ; Henrique dos Santos, M. (FAMASUL) ; Alves do Nascimento, R. (FAMASUL) ; Melo da Silva, M. (FAMASUL) ; Jose de Melo Dias, I. (FAMASUL) ; Lopes Fernandes, E. (FAMASUL)

RESUMO: O presente trabalho explora em sala de aula a utilização do asfalto numa abordagem contextualizada e explora substancias como o Benzopireno, um Hidrocarboneto Policíclico Aromático (HPA), que comprovadamente é um potente agente cancerígeno, presente em fumaça de cigarros, carnes grelhadas, peixe defumado e em trabalho de pavimentação de ruas e rodovias. Esse estudo foi desenvolvido em sala de aula através de uma palestra, com intuito de alertar sobre o perigo que esse composto apresenta e de contextualizar com o conteúdo dos Hidrocarbonetos Aromáticos em Química Orgânica. O ensino da química tem uma importância fundamental para o dia-dia do aluno, porém, os assuntos estudados em sala de aula devem trilhar sua vida fora da escola.

PALAVRAS CHAVES: Asfalto; Benzopireno; Contextualização

INTRODUÇÃO: O asfalto é um resíduo proveniente do refino de petróleo, que contém uma mistura de diversos hidrocarbonetos, inclusive, HAP - Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos, e outros compostos contendo carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Os Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos representam risco à saúde humana, pois alguns já são comprovadamente cancerígenos (GUIMARÃES, 2004; ALGRANTI et al., 2010). A Organização Mundial da Saúde, conforme seu Critério Ambiental 202, de 1998, alerta para tal fato. O benzopireno é um dos HAP que se destaca na toxicologia humana. As vias de penetração do benzopireno no organismo humano são duas: por inalação e pela epiderme. O Ministério da Saúde, desde 2001 já indica referências bibliográficas com estudos sobre as emissões de asfalto e também relaciona a atividade de pavimentação com o asfalto como de risco para a formação de câncer de pulmão e dos brônquios, os epiteliomas (câncer de pele), e o câncer de bexiga (PALMIERI, 2009). Como um dos objetivos da química é que os jovens reconheçam o valor da ciência na busca do conhecimento da realidade objetiva e insiram no cotidiano. Nesta perspectiva, as contextualizações dos conteúdos são de extrema importância, como fator motivacional e para a construção do conhecimento de uma forma holística (ALMEIDA et al., 2008). Sendo assim, o presente trabalho pretende explorar a temática asfalto como agente de motivação de aprendizagem de conteúdos específicos de química orgânica, CTS e explorar os problemas de saúde relacionados com a manipulação do asfalto.

MATERIAL E MÉTODOS: A abordagem deste projeto está centrada numa intervenção realizada na escola pública estadual Leobaldo Soares da Silva na cidade de Barra de Guabiraba/PE, numa turma do 3a série do Ensino Médio, envolvendo 30 alunos. Essa intervenção foi realizada em três momentos distintos. No primeiro momento foi realizada uma palestra sobre a temática asfalto explorando sua composição química, utilização, importância e risco associado a sua manipulação, bem como as formas de prevenção das doenças ocupacionais. No segundo momento foi solicitado aos alunos que formassem grupos de 5 pessoas e que os mesmos pesquisassem as principais substancias encontradas no asfalto e elaborassem cartazes com seus resultados mostrando as formulas das substancias e os riscos envolvidos com sua manipulação. No terceiro momento, houve a culminância do processo de intervenção, onde através de um debate envolvendo todos os grupos foi possível estabelecer uma maior contextualização da temática, o que facilitaria o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos envolvidos com as aulas de química orgânica relacionadas com os conteúdos de hidrocarbonetos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O tema “Asfalto” prendeu a atenção dos alunos. O interesse dos mesmos foi aumentando à medida que mais associações eram feitas entre as substâncias químicas como benzopirenos encontrados no asfalto, com outros produtos cotidianos e dos riscos que tais substâncias causam para a saúde das pessoas. Foi observado através de questionamentos e explicações durante a palestra que a maior parte dos alunos desconhecia os efeitos nocivos dos benzopirenos. Considerando os objetivos e abrangências da temática para facilitar a interação de conteúdos específicos de química, bem como proporcionar uma abordagem contextualizada de algo tão comum e pouco explorada em sala de aula, ficou claro que o asfalto como matéria prima tão importante pra nossa sociedade contém uma substancia capaz de causar mal para saúde e que a mesma é encontrada em produtos diversos e distintos às vezes até bem comum no dia-a-dia às pessoas. Nesta pesquisa foi possível observar que a ação pedagógica conduzida gerou interesse e motivação nos estudantes, que começaram a interagir, a questionar, a refletir e a socializar o conhecimento produzido. Desta forma, as relações sociais, tão necessárias na constituição das pessoas, aconteceram naturalmente entre os muitos sujeitos sociais que não são, normalmente, percebidos no contexto escolar. A ação mostrou, ainda, que a mediação do educador é fundamental para que os alunos possam atingir novos níveis de compreensão sob o ponto de vista científico e sistematizado.

CONCLUSÕES: Através do trabalho executado confirmou-se a importância da contextualização como agente capaz de facilitar uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos química. A ação realizada mostrou que se pode aceitar o desafio de significar os conceitos de forma contextualizada e com intensa participação dos estudantes. Isso é facilitado pelas inúmeras fontes de informação hoje disponíveis. A partir das informações coletadas foi possível produzir importante e significativo conhecimento químico, interdisciplinar, intercomplementar e tecnológico, em contexto escolar e seu entorno.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALGRANTI, E.; BUSCHINELLI, J.T.P.; CAPITANI, E.M. 2010. Câncer de pulmão ocupacional. Jornal Brasileiro de Pneumologia, 36: (6), 784-794.

ALMEIDA, E.C.S.; SILVA, M.F.C.; LIMA, J.; SILVA, M.L.; BRAGA, C.F.; BRASILINO, M.G.A. 2008. Contextualização do ensino de química: Motivando alunos de ensino médio. João Pessoa.

GUIMARÃES, J.R.P.F. 2004. Riscos para a saúde de trabalhadores de pavimentação de ruas: as emissões tóxicas do asfalto. São Paulo.

PALMIERI, J.S. 2009. Proposta para um modelo experimental de carcinogênese utilizando benzopireno B[a]P em ratos. Campo Grande. Dissertação de Mestrado, UFMS