ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: “O JOGO DA TRILHA ORGÂNICA” COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS.

AUTORES: Soares Santos, A. (UFAL) ; Santos, A.L. (UFAL)

RESUMO: O ensino de química no ensino médio é sempre repleto de desafios, a química é vista por muitos educandos como algo difícil e abstrato, levando assim ao baixo desempenho e falta de interesse. As novas metodologias para o ensino de química são um modo de se transpor essa realidade, cada vez mais o lúdico está se tornando presente nas salas de aula. Nosso principal objetivo é mostrar como o lúdico, neste caso especificamente o jogo, é um excelente instrumento de ensino aprendizagem. O jogo da Trilha Orgânica foi utilizado para apresentar conceitos de grupos funcionais e proporcionar uma melhor assimilação do conteúdo.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; Jogo didático; Ensino médio

INTRODUÇÃO: O ensino de química no ensino médio por muito tempo esteve voltado somente para o repasse de conteúdos, memorização de fórmulas, gerando pouco interesse ao educando. Atualmente novas metodologias para o ensino de química destacam o uso do lúdico como forma de estimular e facilitar o processo de ensino aprendizagem. Atividades lúdicas, utilizadas de forma crítica e criativa, tornam-se um rico e interessante material didático que dão oportunidade ao professor de ampliar sua ação educativa (REIS, 2001). Indiscutivelmente, muitos professores de Química se utilizam de jogos e passatempos para tornar o aprendizado desta mais divertido e relevante (RUSSEL, 1999). O jogo é uma ferramenta importante no processo de ensino aprendizagem, pois facilita a assimilação do conteúdo de forma mais prazerosa e dinâmica. Neste trabalho são apresentados os resultados do questionário referente à execução do “Jogo da Trilha Orgânica”, realizado em uma escola de Maceió – Al.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi ministrada uma aula de revisão sobre o conteúdo de funções orgânicas, tais como álcoois, éteres, ésteres dentre outros. Em seguida a turma foi dividida em cinco grupos e depois foi apresentado o material do jogo, um tabuleiro composto por 50 casas (espaços) enumeradas, juntamente com 100 perguntas e respostas, 6 tampinhas de refrigerantes servindo como pinos para os jogadores e um dado. No tabuleiro 27 espaços continham uma figura de interrogação, caso o jogador parasse nessa casa ele teria que responder uma pergunta sorteada por outro jogador, nos demais 4 espaços eram bônus o jogador jogava novamente, em 4 espaços voltaria do inicio e em 7 espaços o jogador poderia fazer uma pergunta para outro jogador que caso respondesse corretamente avançaria três espaços, em 3 espaços tem as perguntas prêmio o quem respondesse corretamente avançaria 5 casas assim quem chegar a ultima casa ganha o jogo. Ao término da atividade foram aplicados dois questionários: um visando questionar o conhecimento adquirido pelo aluno e outro a Influência do Jogo como modo de facilitar o contexto do assunto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a revisão teórica sobre o assunto os alunos demonstraram pouco interesse, após a revelação que a atividade lúdica seria executada, o jogo da trilha orgânica, houve uma participação mais assídua, dinâmica e motivadora. Inicialmente houve uma leve dificuldade em entender as regras do jogo, porém com o desenvolver da atividade e algumas intervenções os problemas foram solucionados e as atividades ocorreram naturalmente. No decorrer da atividade foi observado que os alunos apresentaram comportamento diferenciado, deixando de lado as conversas paralelas e sendo mais participativos, tirando dúvidas e ajudando aos colegas, com isso foi verificado que o jogo proporcionou um melhor aprendizado do conteúdo químico de funções orgânicas. Tais observações foram comprovadas através de questionários, no qual segundo a maioria dos alunos, o jogo facilita na aprendizagem do conteúdo além de ser motivador, levando-os à curiosidade sobre o contexto e assim uma maior compreensão da importância da química e sua presença no dia-a-dia.

CONCLUSÕES: Após a realização da atividade didática através do “Jogo da trilha Orgânica” foi possível observar que a utilização do mesmo, mostra-se como uma excelente ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, comprovado a partir de questionários aplicados após a atividade, onde a metodologia utilizada facilita introduzir e salientar vários conceitos químicos relacionados à química orgânica de modo mais significativo, dinâmico e motivador proporcionando maior rendimento no aprendizado do aluno.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REIS, MSA (2001). As revistas em quadrinhos como recurso didático no ensino de ciências. Ensino em Revista, v. 9, n. 1, p. 105-114.
RUSSEL, J.V. Using games to teach Chemistry. Journal of Chemical Education, v. 76, n. 4, p. 481-484, 1999.