ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A utilização do jogo ludo químico para motivar os discentes da primeira série de uma escola estadual a aprender gostar de estudar o conteúdo tabela periódica.
AUTORES: de Fátima Costa da Silva, A. (IFRN) ; da Silva Santos, J. (IFRN) ; de Medeiros Silva, D. (IFRN) ; Jefferson Soares de Oliveira, J. (IFRN) ; Bruno da Silva, A. (IFRN)
RESUMO: Este artigo mostra uma pesquisa realizada com alunos da primeira série do ensino médio, onde teve como objetivo buscar saber a influencia da aplicação de um jogo didático (Ludo Químico), explorando o conteúdo “Tabela Periódica” incentivando os alunos a aprender gostar de estudar o conteúdo trabalhado. Foram aplicados questionários para os discentes. Os resultados obtidos mostrou que 90% dos estudantes pesquisados se sentiram motivados para estudar o conteúdo Tabela Periódica.
PALAVRAS CHAVES: Jogo Didático ; Ludo Químico; Tabela Periódica
INTRODUÇÃO: Vários estudos e pesquisas relatam que o Ensino de Química em geral é transmitido de forma Tradicional. Segundo Costa (2005) a metodologia tradicional de ensino de Química na Educação Básica se destaca pela utilização de regras, fórmulas e nomenclaturas, gerando uma grande desmotivação entre os alunos. Percebe-se a esse fato o distanciamento da teoria com o dia a dia e da realidade dos estudantes, tornando a química excessivamente abstrata. Quando o estudo da Química faculta aos alunos o desenvolvimento paulatino de uma visão crítica do mundo que os cerca, seu interesse pelo assunto aumenta, (SANTANA, 2006). Ensinar é possibilitar aos alunos meios que eles possam raciocinar e questionar o porquê das coisas, fazendo com que tenham uma visão crítica do contexto que estão inseridos. Para Freire (2002) ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Desta forma, deixar o método tradicional e buscar meios para trabalhar com o conhecimento prévio do aluno é de grande importância para seu aprendizado. A disciplina educacional didática como componente curricular vem se destacando ao longo dos anos, pois apresenta como principal característica a adequação da vivência do discente com o conhecimento, ou seja, socializa a prática humana com o meio educacional. Para interagir a química com a vivência do individuo, foi confeccionando um jogo didático (Ludo), onde o mesmo contemplou o conteúdo “tabela periódica” no intuito de transformar momentos dentro da sala de aula prazerosos e interativos e incentivar os alunos a gostar de estudar o conteúdo trabalho.
MATERIAL E MÉTODOS: Com o intuito de utilizar um jogo educativo (ludo Químico) para motivar os estudantes da primeira série de uma escola estadual a aprender gostar de estudar o conteúdo tabela Periódica, foi desenvolvido o “Ludo Químico”. O mesmo seria composto por 01 (um) tabuleiro com 60 (sessenta) casas numeradas em sequência, uma casa bônus onde os participantes poderiam passar duas vezes e 01 (um) dado acompanhado com 04 (quatro) cones de cores diferentes. Quatro equipes jogariam simultaneamente e venceria a que atingisse primeiro a linha de chegada. Após a aplicação do jogo didático, foi aplicado um questionário onde 20 (vinte) alunos da primeira série, puderam responder a 6 (seis) perguntas objetivas que tratava da influência que o jogo didático causou na aprendizagem dos mesmos. Em seguida foi feito um estudo dos dados obtidos, onde se deu início a produção do presente trabalho, para divulgar a influência que um jogo didático (Ludo Químico) tem em motivar os estudantes a gostarem de aprender o conteúdo trabalhado, ou seja, “Tabela Periódica”.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a aplicação do questionário, foi observado que 100% dos discentes entrevistados responderam que o jogo aplicado influenciou no seu aprendizado, porém 90% afirmaram que se sentiram motivados a estudar o conteúdo Tabela Periódica. A adaptação do jogo didático (ludo) a tabela periódica, foi uma alternativa para trabalhar o conteúdo de maneira fácil, pois esse conteúdo é considerado complexo para o entendimento dos estudantes, já que os mesmos relatam que as propriedades periódicas e os elementos químicos são difíceis de serem entendidos. Segundo GODOI, (2010) estudo da Tabela Periódica é sempre um desafio, pois os alunos têm dificuldade em entender as pro-priedades periódicas e aperiódicas. Despertar a motivação dos alunos em aprender é fundamental. Neves (2004) afirma que a motivação pode influenciar no modo como o indivíduo utiliza suas capacidades, além de afetar sua percepção, atenção, memória, pensamento, comportamento social, emocional e aprendizagem.
CONCLUSÕES: Pode–se concluir que o jogo “ludo Químico” demonstrou que a Tabela Periódica e seus Elementos Químicos podem ser explorados de forma divertida (lúdica) e inteligente (educativa). A partir dos resultados obtidos afirmar-se, que a introdução de jogos no Ensino de Química é muito importante, pois foi verificado que pode ocorrer uma forte influência no incentivo dos alunos a gostarem de estudar o conteúdo abordado.Através da realização da pesquisa foi possível analisar a satisfação dos alunos quanto ao jogo e observar as influências que o uso dessa estratégia de ensino tem na aprendizagem.
AGRADECIMENTOS: Agradeço a CAPES por fazer parte do PIBID e de ter possibilitado a produção do referente artigo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: COSTA, S. T; ORNELAS, D. L; GUIMARÃES, P. I; MERÇON, F. A corrosão na abordagem da Cinética Química. Química nova na escola, N° 22, NOVEMBRO 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Terra e Paz, 2002.
GODOI, F. A. T; OLIVEIRA, M. P. H; CODOGNOTO, L. Tabela Periódica - Um Super Trunfo para Alunos do Ensino Fundamental e Médio; Vol. 32, N° 1, FEVEREIRO 2010.
NEVES, E. R. C. e BORUCHOVITCH, E.A Motivação de Alunos no Contexto da Progressão Continuada. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, Jan-Abr 2004, Vol. 20 n. 1, pp. 077-085.
SANTANA, Eliana Moraes de - A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - 2008.