ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O "DESPERTAR CIENTÍFICO" DOS ALUNOS DO PIBID QUÍMICA DO IFPI CAMPUS PICOS
AUTORES: Passos, M.H.S. (IFPI CAMPUS PICOS/UFPI) ; Paz, G.L. (UFPI) ; Moura, M.N.T.S. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Fontes, D.I. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Câmara, O.C. (IFPI CAMPUS PICOS/UFPI)
RESUMO: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID já está em
andamento a um ano no IFPI campis Picos. Muitas atividades são desenvolvidas
pelos
alunos para melhorar a formação docente e o processo de ensino e aprendizagem.
Por
conta da greve dos professores das escolas públicas um novo cronograma de
atividade teve que ser feito, a fim de não atrapalhar os objetivos do programa.
Dentre as atividades propostas destacam-se, análise de livros didáticos,
elaboração de textos didáticos, resolução de exercícios nos livros, elaboração
de
questões voltadas ao cotidiano, preparação de planos de aula, aplicação de aulas
de 50 minutos, etc. Dessa atividade foram coletados vários dados acerca de
livros
didáticos (limitação) A atividade gerou a produção de um livro didático.
PALAVRAS CHAVES: PIBID; Atividades complementares; Publicações
INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID está sendo
desenvolvido no IFPI campus Picos desde Junho de 2011, e tem por objetivo
diminuir a evasão dos alunos nos cursos de licenciatura bem como buscar novas
metodologias para o processo de ensino e aprendizagem. Os alunos desenvolvem, ao
longo de suas atividades, uma visão crítica acerca de docência bem como adquirem
a capacidade de buscar alternativas para sanar as dificuldades encontradas
quando se trata de ensinar e aprender. Quanto a esse aspecto segundo Dewey
(2012, p.3)
“O professor deve apresentar os conteúdos escolares na forma de questões ou
problemas e jamais dar de antemão respostas ou soluções prontas”. Em lugar de
começar com definições ou conceitos já elaborados, deve-se usar procedimentos
que façam o aluno raciocinar e elaborar os próprios conceitos para depois
confrontar com o conhecimento sistematizado.
Para que os alunos possam assumir uma postura científica acerca do ensino de
química é necessário que se conheça o objeto de estudo nas diversas modalidade
que possam aparece. Nesse sentido aproveitou-se a greve dos professores das
escolas públicas (quase 3 meses) para se fazer uma orientação mais completa dos
alunos que fazem parte do PIBID. Esse orientação veio em forma de atividades
complementares de diversas naturezas e com variados objetivos. O sucesso do
programa é proporcional a dedicação dos alunos e a criatividade em fazer
diferente o que todos fazem diariamente: ensinar
Atualmente os alunos possuem grande dificuldade em relacionar conceitos químicos
vistos em sala de aula com o seu dia-a-dia. Nascimento (et al, 2003,).
[...]assim a aula prática é uma sugestão de estratégia de ensino que pode
contribuir para melhoria na aprendizagem de química. o trabalho foi bem feito.
MATERIAL E MÉTODOS: Para cada aluno (15) foi entregue um conteúdo de química referente ao ensino
médio e foram propostas as seguintes atividades:
1. Fazer a leitura do conteúdo em pelo menos 3 livros didáticos diferentes
(destinados ao ensino médio) e anotar os pontos em que os mesmos deixam a
desejar (seja numa explicação incompleta ou numa explicação que possa gerar
conflito).
2. Escrever um texto didático sobre o assunto (quantas páginas forem
necessárias) no intuito de suprir as deficiências encontradas e dando ênfase às
aplicações no cotidiano.
3. Resolver TODAS as questões que aparecerem no capítulo e fazer uma estatística
(questões fáceis, de dificuldade mediana e dificuldade grande ou mesmo questões
objetivas/subjetivas, questões voltadas para o cotidiano).
4.Pesquisar ou elaborar um experimento referente ao conteúdo utilizando
materiais de baixo custo.
5. Planejar uma aulas didática diferenciada de 50 minutos para ser apresentada
em local e data a serem confirmados.
6. Elaborar questões subjetivas e objetivas contextualizadas dentro do conteúdo
ao qual cada bolsista ficar responsável.
7. Escrever um artigo (após o término das atividades acima) mostrando os pontos
positivos e negativos encontrados no processo de ensino e aprendizagem e as
medidas tomadas por vocês para sanarem tais dificuldades
As aulas didáticas foram avaliadas por dois professores de Química e dois
pedagogos.
Os experimentos propostos foram executados numa feira no IFPI.
Os livros analisados pelos alunos foram coletados de biblioteca do IFPI campus
Picos e de editoras as quais fizeram doações.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para cada livro analisado foram anotadas as deficiências (informações
incompletas ou erradas) fazendo-se comparações com os conceitos trazidos pelos
livros de ensino superior. Cada bolsista adquiriu uma visão crítica do conteúdo
ao qual lhe foi dado, isso foi importante para produção de um texto didático que
venha a sanar os defeitos encontrados nos livros didáticos de ensino médio.
Todos os textos produzidos pelos alunos, bem como as questões elaborados, foram
organizadas num só arquivo para ser feita uma publicação de um material
alternativo para alunos de escolas públicas.
Com a avaliação das aulas pelos professores e pelos pedagogos cada aluno pode
perceber onde precisa melhorar, onde errou e até mesmo pode perceber o potencial
que tem para a didática.
Com a realização dos experimentos vários alunos foram atraídos e questionados a
olhar de uma forma diferente para o mundo ao seu redor.
A visão crítica adquirida pelos alunos gerou autonomia para os mesmos acerca do
entendimento, ensino e aprendizagem dos conteúdos que lhes foram dados.
Essa atividade gerou a produção de 13 artigos apresentados em congresso ou
simpósio e 4 artigos submetidos a periódicos (Química nova na escola)
CONCLUSÕES: A realização dessa atividade foi totalmente satisfatória, pois atendeu a vários
seguimentos do processo de ensino e aprendizagem. Desde a avaliação de livros
didáticos, elaboração de materiais didáticos, elaboração de planos de aula,
resolução e elaboração de exercícios, apresentação de artigos em congresso a
publicação em periódicos.
Com isso pode-se concluir que de fato houve um inserção continuadas do olhar
investigativo acerca de Ensino de Química.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a CAPES pelo apoio financeiro e ao IFPI campus Picos por sempre se
fazer presente nos projetos de pesquisa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DEWEY, J. Pedagogia de Projetos. Revista Guia Prático para o Ensino Fundamental I. Editora Escala. Edição 96. 2012.
MOREIA, K. C. et al. O Ensino de Química por Meio de Atividades
Experimentais: A Realidade do Ensino nas Escolas. S/D. Disponível em: ˂www.unesp.br/prograd/ENNEP˃. Acessado em: 21/05/2012.