ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A importância das aulas práticas experimentais de Ciência no ensino fundamental II
AUTORES: Farias Pantoja, M.A. (UNIVERSIDADE NILTON LINS) ; Assis Junior, P.C. (UNINORTE-CEL-SEDUC)
RESUMO: O processo de ensino-aprendizagem de Ciências nem sempre se caracteriza como prazeroso. As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos. Além disso, as aulas práticas servem de estratégia e podem auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado, construindo com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema. O presente trabalho discute a importância das aulas práticas experimentais de ciências no ensino fundamental e de que forma possa contribuir na qualidade do ensino.
PALAVRAS CHAVES: Ciências; práticas experimentais; ensino fundamental
INTRODUÇÃO: Os movimentos de reforma curricular nas últimas décadas deram imenso destaque ao ensino no laboratório. Os professores de ciências acreditam que a melhoria do ensino está na introdução de aulas práticas no currículo. O modelo tradicional de ensino é ainda amplamente utilizado por muitos educadores nas escolas de ensino fundamental e médio. Segundo Fracalanza (1986) tal modelo de educação trata o conhecimento como um conjunto de informações que são simplesmente passadas dos professores para os alunos, o que nem sempre resulta em aprendizado efetivo. A história da educação contada por Mario Manacorda (apud RABONI, 2002) mostra que já passam trezentos anos desde que John Locke (1632-1704) apontou a necessidade de uso de atividades práticas pelos estudantes. As aulas de laboratório podem funcionar como um contraponto das aulas teóricas, como um poderoso catalisador no processo de aquisição de novos conhecimentos, pois a vivência de certa experiência facilita a fixação do conteúdo a ela relacionado, além disso, a principal função da aula prática é estimular a criatividade dos alunos, a desenvolver seu lado investigador, pesquisador. Quando compreende um conteúdo trabalhado em sala de aula, o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem à sua volta e isso pode gerar, consequentemente, discussões durante as aulas fazendo com que os alunos, além de exporem suas ideias, aprendam a respeitar as opiniões de seus colegas de sala. Dentro desse contexto este trabalho teve como objetivo verificar como ensino através das aulas práticas experimentais possa contribuir para a melhoria da qualidade das aulas de ciências no ensino fundamental.
MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento do projeto realizou-se uma pesquisa bibliográfica que tivessem relação com o tema e também o uso de novas tendências no ensino de ciências. A pesquisa serviu com embasamento teórico para a realização dos trabalhos. Estes materiais bibliográficos tratam da importância das aulas práticas no ensino da ciência. Após levantamento das obras na literatura, realizou-se o procedimento de leitura, análise crítica de conteúdo e fichamento para seleção de informações mais relevantes param se atingir o objetivo do presente trabalho. Em seguida, fez a aplicação de uma aula prática experimental, sobre separação de misturas homogêneas e heterogêneas, em duas (2) turmas da 9ª Série do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública da cidade de Manaus, estado do Amazonas. Os alunos após a aula prática responderam um questionário contendo três perguntas: 1) Você gostou da aula prática?; 2) Você aprendeu melhor o conteúdo com a aula prática?; 3) Você gostaria que sempre fossem feitas aulas práticas na sua escola?
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após o levantamento das respostas dadas pelos 56 alunos das duas (2) turmas que receberam a aula prática experimental, foram obtidos através dos questionários aplicados os seguintes resultados, que podemos observar a maioria de respostas positivas para a utilização das aulas aplicadas no ensino fundamental. Na 1ª pergunta dos 56 alunos que responderam ao questionário, 50 alunos responderam que gostaram da aula prática sendo um total de 89,3%; 2 (3,6%) não gostaram e 4 (7,1%) disseram que talvez. Na 2ª pergunta dos 56 alunos que responderam ao questionário, 40 alunos o total de 71,4% responderam que o conteúdo associado à aula prática facilita o aprendizado; 6 (10,7%) responderam que não e 10 (17,9%) disseram que talvez. Na 3ª pergunta dos 56 alunos que responderam ao questionário, 53 alunos sendo um total de 94,6% responderam que gostariam de ter aula prática na escola; 6 (1,8% ) responderam que não gostariam e 2 ( 3,6%) disseram que talvez.
CONCLUSÕES: Com a realização da pesquisa pode-se discutir a importância das atividades práticas experimentais na escola e por que apenas algumas instituições ou professores conseguem desenvolver aulas práticas e outros não. As aulas práticas de Ciências proporcionam grandes espaços para que o aluno seja atuante, construtor do próprio conhecimento, descobrindo que a ciência é mais do que mero aprendizado de fatos. Através de aulas práticas o aluno aprende a interagir com as suas próprias dúvidas, chegando a conclusões, à aplicação dos conhecimentos por ele obtidos, tornando-se agente do seu aprendizado.
AGRADECIMENTOS: A Deus,ao Professor Pedro Campelo pela orientação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FRACALANZA, H. etal. O Ensino de Ciência no 1º grau. São Paulo. Editora Atual. 1986.p.124.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 3. São Paulo: Habra, 2005.
RABONI, P.C.A.Atividades Práticas de Ciências Naturais na Formação de Professores. Tese (Doutorado em Educação). Unicamp, 2002.
Disponivel em: < http://www.obrasill.com/educacao/ensino-fundamental/-aulas-praticas-de-ciencias> acessado em 12/07/2012.