ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: UTILIZAÇÃO DO JOGO LÚDICO TABUQUÍMICA PARA A AVALIAÇÃO DO ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS ÁCIDO-BASE DE ARRHENIUS, BRONSTED-LOWRY E LEWIS.
AUTORES: Ferreira, D.V.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Carvalho, D.M.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Paraguassú, M.L.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Goetz, M.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS)
RESUMO: O presente trabalho propõe uma avaliação diagnóstica do aprendizado do aluno para
com o conteúdo químico ácido-base a partir da aplicação de uma atividade lúdica.
Durante o desenvolvimento do jogo e da explicação os aspectos qualitativos foram
ressaltados, pois, a intensão e valorizar o nível de elaboração das respostas de
modo individual e a interação em grupo. Foram avaliadas as séries iniciais e
finais do ensino médio regular de dois segmentos de ensino, rede publica e
particular. Observou-se uma leve diferença favorável de desempenho pela rede
particular.
PALAVRAS CHAVES: Ácido-Base; Atividade Lúdica; Avaliação
INTRODUÇÃO: Dentro da área de pesquisa no Ensino de Química é crescente o número de pesquisa
e trabalhos científicos que visam entender a dificuldade do aluno em compreender
determinados conceitos químicos. Por isto é crescente o número de trabalhos
envolvendo jogos lúdicos (SOARES, 2008). O que se percebe é que a maioria dos
alunos de química relata a matéria como sendo puramente conceitual, sem conexão
alguma com o ambiente ou seu cotidiano. Percebe-se também reclamações em relação
à forma como é ensinado os conceitos químicos, dando ênfase ao método
tradicionalista, ou seja, centralizada na simples memorização e repetição de
nomes, cálculos e fórmulas, o que torna a aprendizagem monótono, maçante e
descontextualizada. (SANTANA, 2006)
Reconhecendo esta grande dificuldade para ministrar os conteúdos, os jogos
didáticos são uma alternativa no processo de ensino aprendizagem de modo a
facilitar a compreensão do conteúdo de forma divertida.
Segundo Cunha (1988) o jogo didático é aquele que proporciona 50 % de
aprendizagem e 50% de ludicidade, o que diferencia do material pedagógico
tradicional.
Para Vygotsky (1989), o jogo lúdico é de extrema importância, pois, exercendo
grande influência no desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança
aprende a agir, estimula sua curiosidade e desenvolve iniciativa e
autoconfiança, proporcionando a criação do desenvolvimento da linguagem, do
pensamento e da concentração.
O lúdico é um importante instrumento de trabalho no qual o mediador, no caso o
professor, deve oferecer possibilidades para a elaboração do conhecimento,
respeitando as diversas singularidades. (SANTANA, 2006)
MATERIAL E MÉTODOS: Pretendendo-se investigar o entendimento dos alunos das séries de 1º e 3º anos
do ensino médio regular, tanto da escola pública (Colégio Estadual Gabriel Issa)
como da escola particular (Colégio Olho Vivo) com relação às Teorias Ácido-Base
de Arrhenius, Lewis e Bronsted-Lowry, conteúdo químico estes que são ensinados
durante o 1º ano. A avaliação dos alunos foi proposta a partir da aplicação do
jogo lúdico construído pelas acadêmicas do curso de Química Licenciatura da
Universidade Estadual de Goiás, jogo este intitulado como TABUQUIMICA.
A aplicação do jogo decorreu no período de 2h/aula de 50 minutos cada. Onde ao
primeiro momento se fez necessário uma breve explicação, com o auxilio da
experimentação, para que os alunos pudessem relembrar o conteúdo, pois, é de
extrema importância que os mesmos utilize de seu conhecimento prévio adquirido
em sala para o desenvolvimento de jogo.
Ao segundo momento realizou-se a aplicação do jogo. Onde a sala foi dividida em
dois grupos, com aproximadamente 7 jogadores cada.
Cada jogador, por vez, poderia jogar os dados (que possuem cores diferentes) e
assim evoluir no tabuleiro de acordo com a quantidade e a cor obtida, podendo
escolher em que direção seguir no tabuleiro, a casa no qual o jogador parasse, o
mesmo teria que responder a pergunta que lhe seria feita. Assim sucessivamente,
o jogador que primeiro completasse 3 voltas no tabuleiro ganhava.
A escolha dos colégios para a aplicação do jogo foi feita de modo
aleatório,porem os mesmos possuiam um nível razoável desempenho acadêmico. Cada
sala dos dois segmentos de ensino, possuia cerca de 20 à 25 alunos tanto nas
séries de 1° como nas de 3° ano. A participação no jogo deu-se de modo
espontâneo, isto é um quesito foi fundamental para o desenvolvimento de qualquer
jogo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se que a teoria de Arrhenius, dentre as três principais, é a mais
compreendida, pois, é também a mais vista durante o ensino deste conteúdo
químico, tal fator provavelmente deva-se ao maior enfoque dado pelos professores
e pelos livros didáticos. Com o decorrer da aplicação do jogo a professora
percebeu um alto acerto às perguntas em relação a esta teoria. Visando entender
a raízes deste conhecimento, a professora acabou por intervir durante as
resposta em busca de um discurso mais complexo por parte do aluno.
Durante a explicação prévia realizada percebeu-se que a Teoria de Bronsted-
Lowry, entre as três, é a que os alunos menos entendem, pois, o seu conceito
envolve o entendimento de reações químicas gerando desinteresse dos alunos para
compreender a pergunta e assim formular a resposta.
Os jogos às vezes, podem ajudar na contextualização do conteúdo proporcionando
um vinculo entre o conceito aprendido em sala de aula e o cotidiano, porém de
modo geral para a teoria ácido-base de Lewis percebeu-se a pouca aplicabilidade
que os alunos do 3º ano, dos dois segmentos, veem neste conteúdo aprendido em
sala de aula.Mas foi surpreendente observar que os alunos do 1º ano dos dois
segmentos se interessavam em responder as perguntas relacionadas a esta teoria,
provavelmente por ser este um dos primeiros conteúdos ensinados no ensino médio
e maior interesse ocorrido durante a experimentação aplicada.
Perguntas em comum foram feitas aos dois segmentos escolares analisados, depois
do experimento realizado na explanação antes da aplicação do jogo, obtiveram
respostas diferentes. O que podemos observa e comparar o comprometimento dos
alunos da rede particular e da pública.
CONCLUSÕES: Como a análise documental e um olhar critico reflexivo em relação ao comportamento
e o comprometimento dos alunos ao responder as perguntas.Observou se uma maior
participação e interesse dos alunos da rede particular enquanto que os alunos da
rede publica um maior desinteresse. Percebe-se que o conceito de maior
entendimento é o de Arrhenius e o de menor o de Bronsted-Lowry. Pode-se propor que
tal fato ocorra devido ao livro didáticos do ensino médio enfatizando
majoritariamente apenas o conceito de Arrhenius, tomando-o como quase único e
exclusivo para explicar este conteúdo químico.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CUNHA, Nylse Helena da Silva. Brinquedo, desafio e descoberta: subsídios para utilização e confecção de brinquedos. Rio de janeiro: FAE, 1988.
SANTANA, E. M. de; A influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos; Universidade São Paulo – Instituto de física; Programa de pós-graduação; São Paulo, 2006.
SOARES, H. F. B.; Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicações; Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas - Instituto de Química – Universidade Federal de Goiás; Resumo para o XIV Encontro Nacional de Ensino de Química; 2008
VYGOTSKY, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento e na formação social da mente. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1989.