ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A TEMÁTICA DE HIDROCARBONETOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA RECOMENDADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO.
AUTORES: Santos, A.M.S. (UFPI) ; Almeida, F.S. (UFPI) ; Passos, I.N.G. (UFPI) ; Pereira, S.K.S. (UFPI) ; Barros, H.F. (UFPI) ; Santos Junior, J.R. (UFPI)
RESUMO: A disciplina Química sempre é vista pelos alunos como uma barreira muito
difícil de enfrentar no ensino médio, devido a suas inúmeras formulas conceitos
e experimentações, no qual é necessário para uma maior compreensão dos
conteúdos, pensando nisso trabalhos voltados a analises de livros didáticos
voltadas para conteúdos e especificidades são vistos de maneira positivas, no
qual podem servir como um guia para professores e alunos para orientarem sobre
qual material pode trazer conhecimentos positivos. Pensando nisto desenvolvemos
este trabalho no qual busca analisar livros didáticos escolhidos pelo PNLEM
2012, para saber se os conceitos sobre “HIDROCARBONETOS” estão colocados de
maneira interessante e facilitadora para a aprendizagem do alunos referente a
estes livros didáticos de Química.
PALAVRAS CHAVES: LIVROS DIDÁTICOS ; HIDROCARBONETOS; ENSINO DE QUÍMICA
INTRODUÇÃO: A Química está entre as disciplinas de maiores índices de rejeição na grade
curricular do ensino médio, classificada no bloco de ciências da natureza,
englobando um pouco de exatas, com seus cálculos e formulas exaustivas. Quando
não bem apresentada torna-se um problema na cabeça de alunos no qual estão
obtendo o primeiro contato com a disciplina que apresenta em seu ensino três
etapas : O primeiro ano com a Química Geral, segundo ano com físico- Química e
terceiro ano com a Química orgânica.
A ultima etapa desta disciplina é considerada uma das mais
interessantes no final do ensino médio no qual é chamada de Química orgânica,
demonstrando em seus conteúdos a importância e a facilidade de aprendizagem na
relação existente entre a Química e nosso cotidiano, quando lembramos de
tecidos, medicamentos, tinturas e uma gama de matérias, devido a mesma estar
totalmente relacionada com Química carbônica. Dentro desta vasta abordagem
orgânica surgem os “Hidrocarbonetos” que são substâncias compostas somente de
átomos de carbono e hidrogênio e apresentam um grande fornecimento de energia
por meio de combustão. A aprendizagem deste conceito é de suma importância por
tratar-se de conteúdos inicias que desenvolvem no aluno a primeira visão sobre
as características orgânicas e suas funções.
Em nosso trabalho buscamos realizar uma pesquisa relacionada sobre
qual a forma no qual está sendo abordado os conceitos e a nomenclatura de
“HIDROCARBONETOS” nos livros didáticos de Química.
MATERIAL E MÉTODOS: Nesta pesquisa optou-se em analisar dois livros didáticos de Química do
3º ano do ensino médio de autores diferentes recomendados pelo MEC e adotados
pela rede de escolas publicas de ensino no qual foram submetidos a avaliação do
PNLEM/2012.
Para a analise dos livros didáticos utilizamos um questionário aberto
contendo as seguintes questões:
1- O livro didático contém a nomenclatura de hidrocarbonetos atualizada
pela IUPAC ?
2- O livro apresenta exemplos que indicam a relação dos hidrocarbonetos com
o cotidiano?
3- Ocorre a abordagem de experimentos no qual relatam a função função de
hidrocarbonetos ?
4- A subdivisão dos hidrocarbonetos é bem aplicada nos livros analisados?
RESULTADOS E DISCUSSÃO: PARA A QUESTÃO 1:
LIVRO : “SER PROTAGONISTA” , possui a nomenclatura atualizada de acordo com
a IUPAC recente e aborda de maneira bem introdutória sobre a União
internacional da Química pura e aplicada.
LIVRO: “ QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO” , descreve com detalhes e exemplos
toda a atualização da IUPAC, e aborda de maneira muito positiva com um texto
especifico com o tema “ este livro e as regras da IUPAC” .
PARA QUESTÃO 2:
LIVRO : “SER PROTAGONISTA”, possui exemplificações de acordo com o decorrer
do conteúdo , citando nesses exemplos a presença de hidrocarbonetos em suas
subdivisões podem ser observados na figura 1.
LIVRO: “QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO”, apresenta vários exemplos bem
ilustrados que envolvem as subdivisões dos hidrocarbonetos no qual podem ser
observados na figura 2.
PARA QUESTÃO 3:
LIVRO : “SER PROTAGONISTA”, apresenta no fim do capitulo uma atividade
experimental bem detalhada com o tema “amadurecimento de frutas”, que
discute sobre o gás eteno e sua atividade nesta prática.
LIVRO : “ QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO” , não aborda nenhum tipo de
experimento que auxilie e complemente o conteúdo.
PARA QUESTÃO 4:
LIVRO “SER PROTAGONISTA”, o livro apresenta uma boa subdivisão , no qual
descreve em tópicos individuais um pouco sobre cada grupo e suas
características.
LIVRO “QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO” ,subdivide os grupos de
hidrocarbonetos em apenas uma tabela resumida neste conteúdo inicial , não
dispondo de tópicos específicos e nem textos, no qual pode-se observar na
figura 3.
CONCLUSÕES: Nas aulas de Química o mais difícil é encontrar saídas e temáticas que estabeleça
ligações reais entre o a disciplina e o cotidiano através dos conceitos
ministrados, é de suma importância termos consciência do material que poderemos
utilizar dentro de sala, através de trabalhos e pesquisas que servem de apoio, no
qual abrem os olhos de pequenos detalhes de como conceitos que as vezes parecem
de pouca irrelevância , podem ser passados de forma inadequada e causar dano no
aprendizado e no ensino de disciplinas difíceis como a Química.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ATKINS, P.W. Moléculas. Trad. P.S. Santos e F. Galembeck. São Paulo: Edusp, 2002.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br>. Acesso em 20 fev. 2007.
______. Programa Nacional do Livro Para o Ensino Médio, FNDE, Brasília, 2007
LISBOA, J. C. F. Ser Protagonista . Química 3º ano ensino médio, São Paulo, 2010,Ed. S,M.
PERUZZO, F. M. ; CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano.v3, 4º edição, São Paulo 2006. Ed moderna.
PAZINATO, S. M. Uma abordagem diferenciada para o ensino de funções orgânicas através da temática medicamentos. Química nova na escola 2011.
VOLLHARDT, K.P.C. e SCHORE, N.E. Química orgânica: estrutura e função. Trad. R. B. Alencastro et al. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.