ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: DAS REVISTAS A SALA DE AULA: HISTORIAS EM QUADRINHOS, UMA FERRAMENTA DE ENSINO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA.

AUTORES: Almeida, F.S. (UFPI) ; Ataide, M.C.E.S. (UFPI)

RESUMO: Diversos métodos e técnicas são desenvolvidos atualmente para contribuir com o ensino de Química e suas aplicações, dentro deste conceito surgem as historias em quadrinhos, no qual envolvem dinâmica e histórico lúdico em sua utilização, contribuindo para o envolvimento do aluno com as disciplinas. O objetivo deste trabalho consiste na analise das HQs, baseado a partir de um questionário contendo quatro questões, foram aplicados nos livros correspondentes ao primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio, sendo estes indicados pelo Ministério da Educação e Cultura /MEC, através do PNLEM/2007, no qual pode-se perceber uma boa freqüência de HQs nos três livros, boa conexão entre HQs e conteúdos utilizados nas edições.

PALAVRAS CHAVES: Historias em Quadrinhos; Ensino em Química; livros didáticos

INTRODUÇÃO: A disciplina química sempre é vista pelos alunos como uma barreira muito difícil de se enfrentar no ensino médio, pensando nisso surgem cada vez mais novas abordagens de como tentar reverter esta situação. Nesta perspectiva, Zanon e Palharini (1995), descrevem que as dificuldades dos estudantes em aprender química, seja no ensino básico ou superior, ocorrem devido ao fato de não perceberem a validade ou o significado do que estudam. Percebemos este fato no relato das autoras: “Quando os conteúdos não são contextualizados adequadamente, estes se tornam distantes, assépticos e difíceis, não despertando o interesse e a motivação dos alunos” (ZANON e PALHARINI, 1995,p. 15). Diante destas dificuldades enfrentadas não só pelo aluno, mas também pelos professores, os autores de livros didáticos já tentam de uma certa maneira incluir técnicas que colaborem para o desenvolvimento do ensino na vida escolar. Uma ferramenta vem sendo muito utilizada e resultando em sinais positivos, inserindo nos alunos conceitos básicos e aplicações de química, principalmente em seus cotidianos, são as historias em quadrinhos – HQs. Segundo Almeida e Ataíde (2011) Estas são narrativas feitas com desenhos que seguem umas sequência, em geral apresentadas na horizontal e acompanhadas de pequenos textos com diálogos normalmente apresentados no interior de figuras ou balões. Baseado nestas perspectivas este trabalho buscou realizar uma analise sobre historias em quadrinhos em livros didáticos de Química no sentido de proporcionar resultados sobre como as mesmas estão sendo utilizadas no ensino.

MATERIAL E MÉTODOS: Um dos fatores que levaram a escolha dos livros analisados, foram a indicações de escolas e a frequência do uso do mesmo pelos professores e alunos na hora de estudar Química, mesmo não sendo indicado pelo o PNLEM/2011, sendo apenas indicado pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC, apenas no do Programa Nacional do Livro Didático Ensino Médio – PNLEM/2007. Foram escolhidos três livros; um do primeiro, segundo do ensino médio da disciplina de Química correspondente a mesma coleção. A analise feita aqui foi baseada em um questionário contendo cinco questões, indicadas abaixo: 1-Em quais conteúdos do livro didático os quadrinhos aparecem? 2-Nos quadrinhos, a composição de cena e seus personagens se encaixam de acordo com o assunto e a disciplina curricular abordada? 3-As HQs estão implantadas em forma de exemplificação, complementação ou como texto? 4-As HQs abordam algum tipo de conceito além da química, como saúde, meio ambiente, tecnologia ou outros? No uso das questões acima como direção para a pesquisa, foram gerados os resultados discutidos no próximo item;

RESULTADOS E DISCUSSÃO: OBS: para a 1º e 3º questão os resultados dos três livros estão colocados em tabelas logo abaixo: LIVRO DO PRIMEIRO ANO: Para a questão 2: No capítulo 2, 12, 13 e 4, apresentam fraca junção entre o texto e a tirinha apresentada no capítulo, o que não facilita a compreensão entre o ambos, e os demais capítulos demonstram bons padrões de temática e encaixe com o texto,(Veja o exemplo da figura 1, logo abaixo, sobre transformações da matéria.) Para a questão 4: Os seguintes Capítulos; 1- (aborda a tecnologia); 2- (meio ambiente) e 3- (meio ambiente). LIVRO DO SEGUNDO ANO: Para a questão 2; No capítulo 6, apresenta certa conexão dos conceitos introduzidos pelas HQs com os assuntos abordados, mas deixa a desejar sobre as composições de cena e seus personagens, já os demais capítulos que apresentam HQs ,dispõem de conexão entre as historias e os conteúdos seguindo uma ordem cronológica bem sucedida.( Veja ,exemplo na figura,2,logo abaixo, sobre equilíbrio homogêneo). Para a questão 4: Apenas o capítulo 3 apresenta uma HQ com o tema tecnologia. LIVRO DO TERCEIRO ANO: Para a questão 2: Os capítulos ; 2 , 4 e 10, apresentam uma fraca junção entre a historia e o conteúdo exposto , já os demais possuem HQs fornecendo uma ligação bastante construtiva neste tema.(veja o exemplo na figura 3, logo abaixo sobre isomeria). Para a questão 4: temas extras estão presentes nos capítulos; 1- sobre tecnologia, 5 -meio ambiente ,14- tecnologia ,16- saúde , 17- meio ambiente, é de extrema importância livros didáticos abordarem e levantarem discussões que ultrapassem o uso de fórmulas e pensamentos fechados na disciplina, e trazem um questionamento e absorção maior de conhecimento dentro da sala de aula a partir de temas como: meio ambiente, tecnologia e saúde.









CONCLUSÕES: As HQs trazem uma nova esperança de motivação principalmente para aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem, proporcionando assim uma nova aceitação dessa técnica transformando-os em autores do seu próprio trabalho, abordando um maior número possível de temas e áreas de conhecimento. Pensar em trabalhar com quadrinhos significa combinar texto e imagens, levando o aluno a um caminho de comunicações entre o sujeito, a sala e a sociedade, pois quanto mais recursos de linguagem forem utilizados maiores será a diversidade linguística.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ATAIDE, M. C. E. S. Experimentos que geram rejeitos químicos com metais pesados em escolas da educação básica. Dissertação de Mestrado. 2010. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal do rio Grande do Norte, UFRN, Universidade Federal do rio Grande do Norte, Natal.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br>. Acesso em 20 fev. 2007.
______. Programa Nacional do Livro Para o Ensino Médio, FNDE, Brasília, 2007.

MENDONÇA, J. M. P. Biografias em quadrinhos. In: VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009, p. 43-72.

VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.

ZANON, L. B.; PALHARINI, E. M. A química no ensino fundamental de Ciências. Revista Química Nova na Escola. n. 2, nov, 1995, p. 15-18.