ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: DAS REVISTAS A SALA DE AULA: HISTORIAS EM QUADRINHOS, UMA FERRAMENTA DE ENSINO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA.
AUTORES: Almeida, F.S. (UFPI) ; Ataide, M.C.E.S. (UFPI)
RESUMO: Diversos métodos e técnicas são desenvolvidos atualmente para contribuir com o
ensino de Química e suas aplicações, dentro deste conceito surgem as historias em
quadrinhos, no qual envolvem dinâmica e histórico lúdico em sua utilização,
contribuindo para o envolvimento do aluno com as disciplinas. O objetivo deste
trabalho consiste na analise das HQs, baseado a partir de um questionário
contendo quatro questões, foram aplicados nos livros correspondentes ao primeiro,
segundo e terceiro ano do ensino médio, sendo estes indicados pelo Ministério da
Educação e Cultura /MEC, através do PNLEM/2007, no qual pode-se perceber uma boa
freqüência de HQs nos três livros, boa conexão entre HQs e conteúdos utilizados
nas edições.
PALAVRAS CHAVES: Historias em Quadrinhos; Ensino em Química; livros didáticos
INTRODUÇÃO: A disciplina química sempre é vista pelos alunos como uma barreira muito
difícil de se enfrentar no ensino médio, pensando nisso surgem cada vez mais
novas abordagens de como tentar reverter esta situação.
Nesta perspectiva, Zanon e Palharini (1995), descrevem que as dificuldades
dos estudantes em aprender química, seja no ensino básico ou superior, ocorrem
devido ao fato de não perceberem a validade ou o significado do que estudam.
Percebemos este fato no relato das autoras: “Quando os conteúdos não são
contextualizados adequadamente, estes se tornam distantes, assépticos e
difíceis, não despertando o interesse e a motivação dos alunos” (ZANON e
PALHARINI, 1995,p. 15).
Diante destas dificuldades enfrentadas não só pelo aluno, mas também pelos
professores, os autores de livros didáticos já tentam de uma certa maneira
incluir técnicas que colaborem para o desenvolvimento do ensino na vida escolar.
Uma ferramenta vem sendo muito utilizada e resultando em sinais positivos,
inserindo nos alunos conceitos básicos e aplicações de química, principalmente
em seus cotidianos, são as historias em quadrinhos – HQs. Segundo Almeida e
Ataíde (2011) Estas são narrativas feitas com desenhos que seguem umas
sequência, em geral apresentadas na horizontal e acompanhadas de pequenos textos
com diálogos normalmente apresentados no interior de figuras ou balões.
Baseado nestas perspectivas este trabalho buscou realizar uma analise sobre
historias em quadrinhos em livros didáticos de Química no sentido de
proporcionar resultados sobre como as mesmas estão sendo utilizadas no ensino.
MATERIAL E MÉTODOS: Um dos fatores que levaram a escolha dos livros analisados, foram a indicações
de escolas e a frequência do uso do mesmo pelos professores e alunos na hora de
estudar Química, mesmo não sendo indicado pelo o PNLEM/2011, sendo apenas
indicado pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC, apenas no do Programa
Nacional do Livro Didático Ensino Médio – PNLEM/2007. Foram escolhidos três
livros; um do primeiro, segundo do ensino médio da disciplina de Química
correspondente a mesma coleção.
A analise feita aqui foi baseada em um questionário contendo cinco questões,
indicadas abaixo:
1-Em quais conteúdos do livro didático os quadrinhos aparecem?
2-Nos quadrinhos, a composição de cena e seus personagens se encaixam de acordo
com o assunto e a disciplina curricular abordada?
3-As HQs estão implantadas em forma de exemplificação, complementação ou como
texto?
4-As HQs abordam algum tipo de conceito além da química, como saúde, meio
ambiente, tecnologia ou outros?
No uso das questões acima como direção para a pesquisa, foram gerados
os resultados discutidos no próximo item;
RESULTADOS E DISCUSSÃO: OBS: para a 1º e 3º questão os resultados dos três livros estão colocados em
tabelas logo abaixo:
LIVRO DO PRIMEIRO ANO: Para a questão 2: No capítulo 2, 12, 13 e 4, apresentam
fraca junção entre o texto e a tirinha apresentada no capítulo, o que não
facilita a compreensão entre o ambos, e os demais capítulos demonstram bons
padrões de temática e encaixe com o texto,(Veja o exemplo da figura 1, logo
abaixo, sobre transformações da matéria.)
Para a questão 4: Os seguintes Capítulos; 1- (aborda a tecnologia); 2- (meio
ambiente) e 3- (meio ambiente).
LIVRO DO SEGUNDO ANO: Para a questão 2; No capítulo 6, apresenta certa conexão
dos conceitos introduzidos pelas HQs com os assuntos abordados, mas deixa a
desejar sobre as composições de cena e seus personagens, já os demais capítulos
que apresentam HQs ,dispõem de conexão entre as historias e os conteúdos
seguindo uma ordem cronológica bem sucedida.( Veja ,exemplo na figura,2,logo
abaixo, sobre equilíbrio homogêneo).
Para a questão 4: Apenas o capítulo 3 apresenta uma HQ com o tema tecnologia.
LIVRO DO TERCEIRO ANO: Para a questão 2: Os capítulos ; 2 , 4 e 10, apresentam
uma fraca junção entre a historia e o conteúdo exposto , já os demais possuem
HQs fornecendo uma ligação bastante construtiva neste tema.(veja o exemplo na
figura 3, logo abaixo sobre isomeria).
Para a questão 4: temas extras estão presentes nos capítulos; 1- sobre
tecnologia, 5 -meio ambiente ,14- tecnologia ,16- saúde , 17- meio ambiente, é
de extrema importância livros didáticos abordarem e levantarem discussões que
ultrapassem o uso de fórmulas e pensamentos fechados na disciplina, e trazem um
questionamento e absorção maior de conhecimento dentro da sala de aula a partir
de temas como: meio ambiente, tecnologia e saúde.
CONCLUSÕES: As HQs trazem uma nova esperança de motivação principalmente para aqueles que
apresentam dificuldades de aprendizagem, proporcionando assim uma nova aceitação
dessa técnica transformando-os em autores do seu próprio trabalho, abordando um
maior número possível de temas e áreas de conhecimento.
Pensar em trabalhar com quadrinhos significa combinar texto e imagens, levando o
aluno a um caminho de comunicações entre o sujeito, a sala e a sociedade, pois
quanto mais recursos de linguagem forem utilizados maiores será a diversidade
linguística.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ATAIDE, M. C. E. S. Experimentos que geram rejeitos químicos com metais pesados em escolas da educação básica. Dissertação de Mestrado. 2010. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal do rio Grande do Norte, UFRN, Universidade Federal do rio Grande do Norte, Natal.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br>. Acesso em 20 fev. 2007.
______. Programa Nacional do Livro Para o Ensino Médio, FNDE, Brasília, 2007.
MENDONÇA, J. M. P. Biografias em quadrinhos. In: VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009, p. 43-72.
VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.
ZANON, L. B.; PALHARINI, E. M. A química no ensino fundamental de Ciências. Revista Química Nova na Escola. n. 2, nov, 1995, p. 15-18.