ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O LÚDICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: TRILHA PERIÓDICA
AUTORES: Rocha, S.F. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Coelho, A.S.L. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Passos, M.H.S. (IFPI CAMPUS PICOS)
RESUMO: O presente artigo objetivou desenvolver uma proposta metodológica para a aquisição
de conceitos relacionados à química, especificamente acerca da tabela periódica,
por meio de um jogo para ser aplicado no ensino fundamental. Propõe-se o uso de
uma ferramenta para propiciar maior interesse dos alunos pela matéria de química,
aproximando-o com os conteúdos, de forma lúdica e contextualizada. Para isso, foi
feito um estudo acerca do jogo da “Trilha”, como ele é conhecido. Dessa forma,
adaptou-se para o assunto e conceitos da tabela periódica. Nessa nova proposta
titulou-se, o jogo adaptado, de “Trilha Periódica”, como uma ferramenta
metodológica, cuja pretensão é tornar o ensino de química mais significativa,
ainda no ensino fundamental.
PALAVRAS CHAVES: lúdico; ensino; química
INTRODUÇÃO: “O ensino de Ciências Naturais não se resume na apresentação de definições
científicas, como em muitos livros didáticos, em geral fora do alcance da
compreensão dos alunos” (PCN, p.28 1998), Para minimizar o desinteresse dos
alunos é preciso que haja aprendizagem significativa, que atenda aos novos
processos da educação.
É no ensino fundamental que se introduz a matéria de
química, elementarmente nas séries iniciais, mais precisamente no oitavo e nono
ano, porém os alunos já tem um conceito formado sobre a matéria mesmo antes de
ter contato com a mesma.
As abordagens tradicionais de ensino, somado aos
conceitos pré-estabelecidos pelos alunos, às dificuldades na aprendizagem de
química são ampliadas. Dessa forma, a inserção de outras propostas
metodológicas, como o uso de jogos, que tenham como objetivo chamar à atenção
dos alunos incentivando e atraindo todos os sentidos e olhares para a matéria
de química, é de fundamental importância para a melhoria do processo de ensino e
aprendizagem.
No século 21 com tantas revoluções tecnológicas não se pode
se prender a ensinar só pelos métodos tradicionais, Como fala (Nardin, I.C.B
S,D) em seu artigo brincando aprende-se química.
Uma alternativa de busca do conhecimento, tornando mais expressiva a aquisição
do aprendizado e assim aproximar o aluno da química, de maneira prazerosa e
também educativa. O uso do lúdico para ensinar e/ou fixar diversos conceitos em
sala de aula – tais como charadas, quebra cabeças, jogos e simuladores, entre
outros – pode ser uma maneira de despertar no aluno o interesse e a motivação
necessários para uma melhor aprendizagem.
MATERIAL E MÉTODOS: O jogo da trilha é amplamente usado, o seu uso proporciona a crianças e
adolescentes diversão, interatividade entres os participantes, pois este jogo
estimula as relações interpessoais, na qual as regras estão descritas abaixo.
Funcionamento do jogo:
•O jogo consiste em uma trilha de 50 quadros sem contar a saída e chegada
•Os quadros são enumerados de 01 a 50
•É utilizado um dado com a numeração que varia de 01 a 06
•O dado é arremessado para o auto para cair em um determinado número.
•O jogador vão se posicionar na saída da trilha
•Vão observados o número do dado quando cair no chão
•Cada número do quadrado da trilha corresponderá a um envelope;
•E em cada envelope haverá uma pergunta relacionada à tabela periódica;
•A referida pergunta poderá corresponder aos seguintes itens:
O nome dos símbolos para ser dada a sigla correspondente na tabela
periódica e/ou vice-versa;
Ou ainda onde o elemento é encontrado (sua aplicabilidade, funções) no dia-a-
dia.
Regras:
•O aluno vai jogar o dado e com o número do dado eles percorrerão a trilha e, no
número que ficarem, terá uma pergunta em um envelope correspondente;
•Se os alunos acertarem as perguntas eles terão recompensas que poderão variar
em: “avançar duas ou três casas” ou “escolher um amigo (a) que esteja atrás para
se juntar com ele”;
•Mas se errarem terão castigos que poderão variar em: “voltar três ou quatro
casas” ou ainda “ficar uma rodada sem jogar”;
•Vence o (a) jogador (a) que percorrer toda a trilha primeiro (a)
Exemplo: Gabriel jogou o dado e caiu no número 4 então ele percorreu a trilha e
no respectivo numero da trilha tinha a seguinte pergunta: qual nome do elemento
cujo símbolo e Ag. Se ele responder prata ele poderá avançar algumas casas. Caso
contrario ficara uma rodada sem jogar ou voltará algumas casas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo da “Trilha periódica” foi aplicado aos alunos de nono ano da U.E. João
Liberato Lima, localizado no Brejo da Onça em São Miguel do Tapuio – PI.
Na primeira rodada, o jogador (aluno) arremessou o dado, e caiu na trilha5. Ele
percorreu até o número 5 da trilha, e respondeu a pergunta que estava escrita
dentro do envelope correspondente, que perguntava o seguinte: Qual é o nome do
elemento cujo símbolo é O ?
Resposta: Oxigênio
Na segunda rodada, o jogador (aluno) jogou dado, e caiu na trilha2. Ele
percorreu até o número 2 da trilha, e respondeu a pergunta que estava escrita
dentro do envelope correspondente, perguntava: Qual é o número atômico do
elemento do C (Carbono) ?
Resposta: 6
Na terceira rodada, o jogador (aluno) jogou dado,e caiu na trilha6 Ele
percorreu até o número 6 da trilha, e respondeu a pergunta que estava escrita
dentro do envelope correspondente, perguntava: Onde é utilizado o F (Flúor) ?
Resposta: Nos cremes dentais.
Através da análise dos resultados, obtemos os seguintes dados.
Na I rodada: 83,89 % responderam certos e 16,11% responderam errados.
Na II rodada: 18,13% responderam certos e 81,87% responderam errados.
Na III rodada: 90,04% responderam certos e 9,96% responderam errados.
Foi feito um levantamento de um jogo disponível ao ensino da química para ser
aplicado no ensino fundamental, como o assunto predominante nestas séries é a
tabela periódica foram feitas adaptações do jogo da trilha, como é conhecido
formalmente, e aqui passou a ser chamado de “trilha periódica” que é um jogo que
busca a compreensão, fixação dos elementos da tabela, aplicabilidade no dia-a-
dia e suas funções. As regras e funcionamento do jogo foram descritas nos
métodos.
CONCLUSÕES: Neste trabalho o jogo da trilha foi adaptado para o conteúdo da tabela periódica
com a finalidade de familiarizar os alunos do nono ano com conteúdo, pois esse
tipo de atividade apresenta um diferencial para a aprendizagem, e o uso desse jogo
irá facilitar as interações cognitivas e pessoais entre alunos e professores
ajudando na apropriação do conhecimento de maneira divertida pôr educativa
facilitando a sua aprendizagem e a sua compreensão.
Já que depois da aplicação desse jogo a matéria vai deixar de vista como
abstrata e complexa e passara a ser compreendida e admirada pelo alunos.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a DEUS e a todos os colaboradores necessários à realização deste
trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. PCN + Ensino fundamental – Orientações educa¬cionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. v. 2. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arqui¬vos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acessado em 10 de outubro de 2011.
NARDIM, I. C. B BRINCANDO APRENDE-SE QUÍMICA Graduada em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Arapongas e Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino pela UNOPAR Arapongas.