ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ANÁLISE DO NÍVEL DE COMPREENSÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS APLICAÇÕES DA QUÍMICA: um estudo de caso em uma escola da zona norte de Macapá - AP

AUTORES: Lobato, C.C. (UNIFAP) ; Costa, J.S. (UNIFAP) ; Silva, E.M. (UNIFAP) ; Vieira, J.B. (UNIFAP) ; Macêdo, W.J.C. (UNIFAP) ; Santos, C.B.R. (UNIFAP)

RESUMO: A falta de uma abordagem significativa das concepções dos estudantes sobre determinados conteúdos faz com que os mesmos formulem ideias distantes do conhecimento científico e repletas de erros conceituais. Este trabalho teve como objetivos identificar as concepções e verificar o nível de compreensão dos estudantes sobre as aplicações da química antes e após a aplicação de uma metodologia didática compreendida por música, experimentação e vídeo-aula. Os dados foram coletados na forma de estudo de caso em uma escola da cidade de Macapá-AP, através da aplicação de questionários. Os dados do questionário prévio mostraram que o nível de compreensão dos estudantes apresentou cerca de 26% de aproveitamento. No entanto, esse quadro foi modificado após a intervenção com melhorias de 72,8%.

PALAVRAS CHAVES: Concepções alternativas; Nível de compreensão; Aplicações da química

INTRODUÇÃO: As aplicações da química exercem influência significativa em vários segmentos das ciências e das sociedades atuais. Essa influência se processa sob a forma de contribuições ao avanço científico e tecnológico, variável intrinsecamente ligada ao crescimento econômico (BRASIL, 1999, 2006). Exercem função significativa na tomada de decisões em questões de ordem ambiental, através de diagnósticos elaborados a partir de contextualização com as ciências ambientais. E nas ciências da saúde, em especial farmácia e medicina contribuindo com a produção de medicamentos e com o tratamento ou cura de doenças (ANTUNES, 2000). Para que os estudantes consigam identificar e reconhecer a importância de temas como o citado anteriormente, alguns documentos produzidos pelo Ministério da Educação intitulados Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNEM), visam estabelecer as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas no ensino médio (BRASIL, 1999). A partir desses parâmetros o professor pode repensar sua forma de conduzir a aprendizagem visando à redução das dificuldades para aprender química que os estudantes possuem e fazer com que estes percebam a importância desta ciência para a humanidade. Nesse contexto, a utilização de metodologias diferenciadas pode configurar ferramenta eficiente no sentido de promover a participação ativa dos estudantes. Neste trabalho buscou-se avaliar com base nas recomendações existentes no PCNEM sobre habilidades e competências, o nível de compreensão de estudantes do 3º ano do ensino médio sobre as aplicações da química. Abordando as características coletivas apresentadas pelos estudantes acerca do tema estudado a partir de tratamento estatístico dos dados.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de ensino médio da rede pública do município de Macapá - Amapá. Foi realizada a intervenção com o título “QUÍMICA: Descobrindo suas aplicações”, contendo abordagem diferenciada com música, experimentação e vídeo-aula, em uma turma de 3º ano do ensino médio, com um universo amostral compreendido por 37 estudantes. No momento da intervenção foram levadas em consideração as concepções alternativas dos estudantes, acessadas previamente a partir da aplicação de questionário e em sala de aula através de discussões e questionamentos. Foi fornecido material com conteúdos relacionados às aplicações da química, levando-se em consideração para sua elaboração os resultados obtidos no questionário prévio. As questões existentes no questionário prévio possuem questões equivalentes no questionário pós-intervenção, como medida de avaliação da intervenção. Após a análise dos questionários a partir dos itens formulados para cada questão, foram atribuídas notas aos 37 estudantes. Estas notas foram submetidas a tratamento estatístico, sendo utilizados os descritores Frequência Relativa, Média e Desvio Padrão calculados a partir da ferramenta Excel do pacote Microsoft Office 2007. Nos dados obtidos do questionário prévio os descritores estatísticos foram utilizados para a identificação de forma coletiva das concepções, bem como verificar o nível de compreensão dos estudantes sobre as aplicações da química. O mesmo tratamento estatístico citado anteriormente foi aplicado aos dados do questionário pós-intervenção. Esses resultados foram relacionados aos dados qualitativos obtidos durante o desenvolvimento da intervenção e utilizados para se avaliar a eficiência da proposta aplicada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados apresentados no histograma da figura 1 mostram os valores de média e desvio padrão para os questionários prévio e pós-intervenção e suas respectivas questões. Os reflexos da intervenção sobre as notas dos estudantes foram muito positivos. Observa-se que houve aumento nos valores das médias em todas as questões, havendo também, redução no desvio padrão que representa a variabilidade das notas em relação à média. Devido as médias das notas apresentarem valores muito baixos para as questões 2, 3 e 5 no questionário prévio, a redução da variabilidade indica que um maior número de estudantes contribuiu com os valores dessas médias, fato que pode ser comprovado pelos dados expostos no histograma da figura 2, onde há um aumento percentual de questões certas e uma redução no percentual de questão erradas. As questões 1 e 4 foram as que apresentaram maior aumento no valor da média e maior redução no desvio padrão e são essas questões com maior percentual de notas máximas e menor percentual de notas mínimas nos dois questionários. Ou seja, o reconhecimento do que a química se propõe a estudar e que esta ciência pode ser aplicada em outras áreas do conhecimento configuram as ideias mais predominantes em relação a esse questionário. Os valores de média e desvio padrão mostram que após a intervenção as notas dos estudantes tiveram um aumento de 72,79% e a variabilidade das notas em relação a média foi reduzida. O desempenho dos estudantes passou de 26,1% para 45,1%. A melhora no nível de compreensão dos estudantes pode ser atribuída à abordagem diferenciada do conteúdo utilizada na intervenção (música, experimentação e vídeo-aula) e a consideração das concepções dos estudantes como forma de eliminar erros conceituais formulados por eles.

Figura 1

Histograma da Média e Desvio Padrão das notas dos estudantes referentes aos questionários prévio e pós-intervenção

Figura 2

Histograma de frequencia relativa das notas máximas e mínimas referentes aos questionários prévio e pós-intervenção

CONCLUSÕES: O que se Pretende com a exposição dos resultados positivos obtidos após a intervenção, não é a glória de ter conseguido alcançar os objetivos, tampouco encontrar culpados para os resultados negativos, antes evidenciados. Mas, deixar claro que a condução do processo de ensino-aprendizagem pode ser melhorada através de metodologias que promovam o dinamismo e o prazer de aprender e que desmitifiquem a ideia negativa que os estudantes possuem sobre a química, por exemplo, a ideia de que a química “é só cálculos” praticamente extinta da concepção dos estudantes que participaram desta investigação.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANTUNES, A.; MERCADO, A. (Ed.). A Aprendizagem tecnológica no Brasil: a experiência da indústria química e petroquímica. Rio Janeiro: E-papers Serviços Editoriais, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN/Ensino médio - Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 1999.

BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2006.