ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS QUÍMICOS ATRAVÈS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS QUE UTILIZAM MATERIAIS ALTERNATIVOS DE BAIXO CUSTO

AUTORES: Araújo, M.L.M. (UFCG) ; Santos, C.S. (UFCG) ; Santos, J.A.M. (UFCG) ; Lucena, M.H.N. (UFCG) ; Porto, T.N.V. (EEEFMOVS)

RESUMO: Atualmente ensinar conceitos químicos é visto por muitos professores como um desafio, devido às diversas dificuldades encontradas na sala de aula. Neste sentido este trabalho apresenta uma metodologia desenvolvida na escola Orlando Venâncio dos Santos, onde se realizou experimentos sobre a água por meio de materiais alternativos e de baixo custo, sendo desenvolvidos conceitos de dureza, propriedades eletrolíticas e questões ambientais. Nessa perspectiva os alunos conseguiram entender os Conteúdos trabalhados, o que possibilitou uma melhoria no processo de ensino aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: Experimentos; Água; Aprendizagem

INTRODUÇÃO: A Química estuda a matéria e suas transformações, destacando-se entre as demais ciências naturais, básicas e aplicadas devido a sua ativa participação em várias atividades realizadas em contextos econômicos, sociais e ambientais (BUENO, 2002). Atualmente vários conceitos químicos são trabalhados dentro de sala de aula por meio da experimentação, onde a mesma utiliza temas do cotidiano e materiais alternativos, pois essas práticas pedagógicas consisti em uma das melhores maneiras de chamar a atenção dos alunos ( MACÊDO, 2010) propiciando aos mesmos uma aprendizagem mais significativa. De acordo com esse contexto o seguinte trabalho tem por finalidade abordar o ensino de química por meio de uma metodologia que possa desenvolver a experimentação, fazendo com que os estudantes explorem, elaborem e supervisionem suas idéias. Para tanto foi utilizado como tema principal a água e mais especificadamente a da cidade de Cuité-PB, os alunos da escola Orlando Venâncio dos Santos realizaram uma série de experimentos utilizando materiais alternativos, onde a partir dos mesmos foram trabalhados vários conteúdos químicos, tais como: dureza e condutividade elétrica da água, permitindo a analise da presença dos íons Ca2+ e Mg2+, bem como salinidade e as propriedades eletrolíticas da mesma.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi feita uma destilação simples com a água da torneira, após essa etapa realizou-se um experimento referente á dureza das seguintes amostras de água: mineral, da torneira do bebedouro da escola e a destilada, posteriormente cada amostra foi colocada em contato com sabão e através da espumação houve a discussão dos fenômenos ocorridos. Ainda neste experimento utilizamos a cal virgem (CaO), onde a mesma foi adicionada a água que foi destilada pelos alunos e em seguida ocorreu com a mistura o mesmo procedimento descrito anteriormente, deste modo os educandos perceberam claramente a diferença na formação de espuma antes e depois da destilação e após a adição da cal. Outro experimento foi realizado para testar a condutividade elétrica das mesmas amostras de água, onde foi montada uma pilha de material alternativo e de baixo custo, utilizando uma lâmpada incandescente, pedaços de zinco e fio de cobre. Nesse experimento foi usado, também, sal de cozinha (NaCl) e açúcar comum (C12H22O11) para estudar o comportamento de compostos iônicos e moleculares em solução aquosa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na realização da destilação simples, os alunos observaram que esse processo gasta uma grande quantidade de água para que se obtenha uma pequena amostra destilada, o que provocou nos mesmos, questionamentos sobre a escassez da água potável e a importância do uso da mesma de forma consciente. A figura 1 mostra a realização do experimento que abordou a dureza da água, onde foi possível analisarmos á presença de cálcio e magnésio contida em cada amostra, sendo discutida a importância do controle prévio da dureza, pois numerosos processos industriais requerem águas brandas (FONSECA, 2001), ou seja, com pequenas concentrações dos íons Ca2+ e Mg2+. O ultimo experimento envolveu conceitos de propriedades eletrolíticas e salinidade da água, onde através do mesmo os alunos puderam entender e relacionar que os sais que interferiram na formação de espuma, visto no experimento referente a dureza, atuam como íons que fazem a lâmpada ascender (figura 2), o que facilitou a discussão do conteúdo químico envolvido. Além disso, foi possível notarmos a importância de materiais alternativos para o ensino de química, destacando a presença dos mesmos no nosso cotidiano.

Figura 1

Figura 1: Experimento para testar a dureza das águas.

Figura 2

Figura 2: Sistema usado para testar a condutividade elétrica de soluções feito com material alternativo

CONCLUSÕES: De acordo com a metodologia aplicada, foi possível notarmos que a utilização de temas do cotidiano e de materiais alternativos na experimentação é uma excelente forma para desenvolver conteúdos químicos, propiciando aos educandos uma aprendizagem mais significativa, mostrando que a química é uma ciência presente no dia-a-dia de cada um. Além disso, a água de Cuité apresenta um alto teor de dureza o que faz com ela se torne imprópria para o consumo da população municipal e o uso da mesma nos experimentos realizados despertou um interesse ainda maior nos educandos.

AGRADECIMENTOS: A CAPES pela bolsa de Iniciação a docência, no âmbito PIBID/UFCG/CES. A E.E.E.F.M. Orlando Venâncio dos Santos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BUENO, L; MOREIA, K.C; SOARES, M; DANTAS ,D.J; WIZZEL, A.C.S; TEIXEIRA, M.F.S. O ensino de química por meio de atividades experimentais: A realidade no ensino nas escolas. Faculdade de Ciências e tecnologia Presidente Prudente. Papirus-SP, 2002.
FONSECA, M.R.M. Completamente química: química geral, São Paulo, 2001.
MACÊDO, F.L. Processo de fermentação alcoólica: Um tema gerador para o ensino de química.Cuité, 2010, 90 p.( Trabalho de Conclusão de Curso Apresentado a UFCG, CES).