ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Ensino das Funções Orgânicas através da estratégia metodológica do jogo Quí(Mico).
AUTORES: Pereira Silva, T. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Marques Alexandrino, D. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Ventura de Souza, R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA)
RESUMO: Considerados como ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem,
o jogo didático pode ser uma alternativa viável de materiais didáticos que
auxiliam em tal processo. Propomos neste trabalho discutir as etapas de produção,
aplicação e avaliação da proposta do jogo Quí(Mico) para o ensino de nomenclatura
dos compostos orgânicos. Durante a aplicação do jogo, a função educativa foi
facilmente observada, favorecendo a aquisição de conhecimento em clima de alegria
e prazer. Os aspectos cognitivo e lúdico presentes no jogo são importantes
estratégias para o ensino e a aprendizagem de conceitos. Com essa proposta
buscamos favorecer a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre
os alunos e com o professor.
PALAVRAS CHAVES: Estratégias; Materiais; Jogos
INTRODUÇÃO: Atualmente, vários pesquisadores da área de ensino de Química, têm utilizado o
jogo como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem e mostrado
que esse atrai o interesse dos alunos, adiciona motivação extra ao processo de
aprendizagem, contribui para superar as dificuldades iniciais que os alunos
encontram com os conceitos químicos e cria oportunidades para o professor
identificar os erros conceituais e corrigi-los imediatamente, durante sua
aplicação (MATHIAS e AMARAL, 2010).
Quando nos referimos ao ensino de Química Orgânica no Ensino Médio notamos que a
prática comumente efetivada em sala de aula consiste na transmissão-recepção de
conhecimentos que, muitas vezes, deixa lacunas no processo. Ao reconhecermos as
dificuldades que permeiam o trabalho do professor nesse nível de ensino optamos
por estudar uma forma de contribuir para os processos de ensino e aprendizagem
de nomenclatura dos compostos orgânicos (ZANON et al., 2008).
Frente à necessidade de despertar o interesse do aluno em aprender o conteúdo de
funções orgânicas, propusemos realizar essa tarefa em sala de aula de forma
lúdica, para isso construímos um jogo pedagógico relacionando esses
conhecimentos. Partimos da seguinte questão norteadora: É possível discutir
“Funções Orgânicas” por meio de jogos pedagógicos? Escolhemos esse tema por ele
ser abordado nas aulas de química orgânica no Ensino Médio.
MATERIAL E MÉTODOS: O jogo Qui-Mico foi baseado no jogo do Mico, que tem como objetivo formar pares
com cartas iguais (em uma carta está a estrutura da molécula e na outra a
definição da função orgânica), de acordo com as regras expressas:
1-Dividir as cartas do baralho igualmente entre os participantes (duplas)
2-Cada dupla abrirá um leque com as cartas sem deixar que o outro veja
3-Devem-se formar pares com as cartas, como exemplo na figura 1.
4-Ganha o jogo quem apresentar mais pares e perde quem ficar com o “MICO”,
pois este não possui par.
Durante o jogo, o papel do professor será de mediador do processo de ensino-
aprendizagem, explicando as dúvidas e facilitando a compreensão das
características apresentadas em cada carta. Figura 1.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Participaram da investigação alunos de uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma
escola pública na cidade de Itapetinga-BA. Os resultados indicaram que a maioria
dos alunos gostou da estratégia, pois esta tornou a aula mais interessante e
dinâmica, contribuiu para o trabalho em equipe, promoveu estímulo ao estudo,
despertou a curiosidade e motivou-os a participarem da construção do próprio
conhecimento. Os resultados observados com a aplicação do jogo Qui-Mico mostrou
que sua utilização como estratégia de ensino levou os alunos a buscar se
aprofundar mais no conteúdo abordado.
Figura 1
Cartas do jogo Qui-Mico - Fenol
CONCLUSÕES: A atividade lúdica despertou o interesse pelo aprendizado e a participação na
aula, o que geralmente não é observado em aulas puramente expositivas. Por esse
motivo consideramos esse tipo de atividade estimulante e subsequentemente
motivadora. Sugerimos que o jogo Qui-Mico seja aplicado pelo professor aos alunos
do 3° ano do EM, após ter sido abordado o conteúdo em sala de aula.
AGRADECIMENTOS: UESB- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MATHIAS, G.N.; AMARAL, C.L.C. Experiências em Ensino de Ciências. V.5 (2), p. 107-120. 2010.
ZANON D. A. V.; GUERREIRO, M.A.S.; OLIVEIRA, R.C. Ciências & Cognição; V. 13 (1). p. 72-81. 2008.
Imagens disponíveis em: <blogaodolobao.blogspot.com>, <quimica.seed.pr.gov.br>, <pt.wikipedia.org>
Jogo do Mico disponível em: http://www.regrasdosjogos.com.br