ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Ensino das Funções Orgânicas através da estratégia metodológica do jogo Quí(Mico).

AUTORES: Pereira Silva, T. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Marques Alexandrino, D. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Ventura de Souza, R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA)

RESUMO: Considerados como ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem, o jogo didático pode ser uma alternativa viável de materiais didáticos que auxiliam em tal processo. Propomos neste trabalho discutir as etapas de produção, aplicação e avaliação da proposta do jogo Quí(Mico) para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos. Durante a aplicação do jogo, a função educativa foi facilmente observada, favorecendo a aquisição de conhecimento em clima de alegria e prazer. Os aspectos cognitivo e lúdico presentes no jogo são importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem de conceitos. Com essa proposta buscamos favorecer a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre os alunos e com o professor.

PALAVRAS CHAVES: Estratégias; Materiais; Jogos

INTRODUÇÃO: Atualmente, vários pesquisadores da área de ensino de Química, têm utilizado o jogo como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem e mostrado que esse atrai o interesse dos alunos, adiciona motivação extra ao processo de aprendizagem, contribui para superar as dificuldades iniciais que os alunos encontram com os conceitos químicos e cria oportunidades para o professor identificar os erros conceituais e corrigi-los imediatamente, durante sua aplicação (MATHIAS e AMARAL, 2010). Quando nos referimos ao ensino de Química Orgânica no Ensino Médio notamos que a prática comumente efetivada em sala de aula consiste na transmissão-recepção de conhecimentos que, muitas vezes, deixa lacunas no processo. Ao reconhecermos as dificuldades que permeiam o trabalho do professor nesse nível de ensino optamos por estudar uma forma de contribuir para os processos de ensino e aprendizagem de nomenclatura dos compostos orgânicos (ZANON et al., 2008). Frente à necessidade de despertar o interesse do aluno em aprender o conteúdo de funções orgânicas, propusemos realizar essa tarefa em sala de aula de forma lúdica, para isso construímos um jogo pedagógico relacionando esses conhecimentos. Partimos da seguinte questão norteadora: É possível discutir “Funções Orgânicas” por meio de jogos pedagógicos? Escolhemos esse tema por ele ser abordado nas aulas de química orgânica no Ensino Médio.

MATERIAL E MÉTODOS: O jogo Qui-Mico foi baseado no jogo do Mico, que tem como objetivo formar pares com cartas iguais (em uma carta está a estrutura da molécula e na outra a definição da função orgânica), de acordo com as regras expressas: 1-Dividir as cartas do baralho igualmente entre os participantes (duplas) 2-Cada dupla abrirá um leque com as cartas sem deixar que o outro veja 3-Devem-se formar pares com as cartas, como exemplo na figura 1. 4-Ganha o jogo quem apresentar mais pares e perde quem ficar com o “MICO”, pois este não possui par. Durante o jogo, o papel do professor será de mediador do processo de ensino- aprendizagem, explicando as dúvidas e facilitando a compreensão das características apresentadas em cada carta. Figura 1.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Participaram da investigação alunos de uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Itapetinga-BA. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos gostou da estratégia, pois esta tornou a aula mais interessante e dinâmica, contribuiu para o trabalho em equipe, promoveu estímulo ao estudo, despertou a curiosidade e motivou-os a participarem da construção do próprio conhecimento. Os resultados observados com a aplicação do jogo Qui-Mico mostrou que sua utilização como estratégia de ensino levou os alunos a buscar se aprofundar mais no conteúdo abordado.

Figura 1

Cartas do jogo Qui-Mico - Fenol

CONCLUSÕES: A atividade lúdica despertou o interesse pelo aprendizado e a participação na aula, o que geralmente não é observado em aulas puramente expositivas. Por esse motivo consideramos esse tipo de atividade estimulante e subsequentemente motivadora. Sugerimos que o jogo Qui-Mico seja aplicado pelo professor aos alunos do 3° ano do EM, após ter sido abordado o conteúdo em sala de aula.

AGRADECIMENTOS: UESB- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MATHIAS, G.N.; AMARAL, C.L.C. Experiências em Ensino de Ciências. V.5 (2), p. 107-120. 2010.
ZANON D. A. V.; GUERREIRO, M.A.S.; OLIVEIRA, R.C. Ciências & Cognição; V. 13 (1). p. 72-81. 2008.
Imagens disponíveis em: <blogaodolobao.blogspot.com>, <quimica.seed.pr.gov.br>, <pt.wikipedia.org>
Jogo do Mico disponível em: http://www.regrasdosjogos.com.br