ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A UTILIZAÇÃO DE UM TEMA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE QUIMICA E BIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
AUTORES: Feitosa, M.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Barbosa, M.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Santos, F.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Lima, V.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA) ; Rocha, A.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS)
RESUMO: É imprescindível no atual momento educacional correlacionar áreas que se interaja
dentro de um tema de formar interdisciplinar. Dentre as dificuldades observadas
destaca-se falta de tempo nas respectivas aulas, maleabilidade na grade
curricular, despreparo na formação dos professores e principalmente entraves na
hora do planejamento das aulas em conjunto. Neste sentindo que propomos aqui um
relato de uma atividade que venha de encontro a essas discussões sobre tema
interdisciplinar dentro do currículo que tange as disciplinas de Química e
Biologia.
PALAVRAS CHAVES: Interdisciplinaridade; formação de professores; ensino de ciências
INTRODUÇÃO: Hoje é imprescindível no atual momento educacional correlacionar áreas que se
interaja dentro de um tema de formar interdisciplinar. Dentre as dificuldades
observadas destaca-se falta de tempo nas respectivas aulas, maleabilidade na
grade curricular, despreparo na formação dos professores e principalmente
entraves na hora do planejamento das aulas em conjunto. Autores como ZANON et al
(2007) evidenciar esse cenário:
Embora tenha estabelecido, deste então, um currículo com características
interdisciplinar e contextual para o Ensino Médio, tal pratica não se configurou
em âmbito escolar, mostrando-se bastante presente a forma apenas disciplinar e
linear de organização do currículo em contexto escolar. p. (119-120).
Quando se fala em interdisciplinaridade surgem várias abordagens tanto
filosóficas e na prática do ensino dentre elas destaca-se há de Japiassú um dos
pioneiros a partir de 1976 a introduzir concepções sobre a mesma no Brasil
(ALVES 2004).
Quando se discuti o uso da interdisciplinaridade remetem a vários tabus por
parte dos professores como a própria insegurança vista pelos os mesmos na hora
de ministrar esses temas em sala de aula, devido até mesmo a sua formação que
não se preocupou em trabalhar essa forma pedagógica em sala de aula (ZANON et al
2007).
Neste sentindo que propomos aqui um relato de uma atividade que venha de
encontro a essas discussões sobre tema interdisciplinar dentro do currículo que
tange as disciplinas de Química e Biologia.
MATERIAL E MÉTODOS: Essa atividade foi realizada no quarto período na disciplina de Didática e
Formação de Professores dos cursos de Biologia e Química da área de Ciências
Naturais na Universidade Federal do Tocantins. Deste modo, visando já uma
formação que esteja preparada a trabalhar futuramente com esses tipos tema
interdisciplinar que de certa forma e visto como inovador e desafiante para nos
futuros professores.
O nosso grupo optou em trabalhar com o tema: “Petróleo e seus Impactos
Ambientais”. Introduzindo o mesmo de forma oral objetivando trazer os alunos
para uma breve discussão.
Depois de uma breve introdução dos aspectos gerais do petróleo, abordou se uma
simulação de um vazamento de petróleo através de um aquário com uma bolsa de
óleo de motor usado a ser estourada dando um aspecto similar na hora de um
vazamento discutindo com os alunos sobre o mesmo, sendo assim, trabalhou-se o
senso critico dos alunos e aplicação dos conhecimentos passados anteriormente.
Logo em seguida, iniciou a parte de responsabilidade dos nossos colegas da
Biologia na atividade com os impactos ambientais causados pelo petróleo no
ambiente aquático marinho. Mostraram-se exemplos de como os animais são afetados
com esses problemas ambientais, e apresentamos os principais desastres, por meio
de exposição através de mídias.
Ao termino da simulação da aula aplicamos um questionário contendo duas questões
sobre essa forma de trabalhar interdisciplinar com os colegas da biologia dentro
do mesmo ambiente de trabalho a sala de aula. A variáveis estudadas foram às
seguintes: 1) Quais as vantagens desse tipo de atividade em que os professores
de biologia e Química trabalhando juntos? Por Quê? 2) Houve entendimento do tema
abordado de forma clara e concisa? Por Quê?
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao se tratar de interdisciplinaridade na área de ciências naturais existem
traços marcantes que envolvem Biologia e Química, há uma facilidade ao abordar
os conteúdos e bem nítida haja vista que em questão o tema trabalhado conseguiu-
se uma grande interação da parte Química com a Biologia. Isso é confirmado em
uma das questões aplicado logo depois de ministrado à aula, onde todas as
respostas tendem a mesma idéia como observado a seguir:
“Acredito que os alunos se situam e compreendem o porquê de determinado
conteúdos, que muitas vezes são passados isoladamente fazendo com que esses
alunos estudem apenas por memorização. Este método em que Biologia e Química são
trabalhadas juntas torna a aprendizagem mais interessante, além de estabelecer
relação entre as áreas, muitas vezes tratada como áreas separadas”. (Aluno A)
Em relação à abstração dos conteúdos por parte dos alunos nesse tipo de trabalho
observou-se a principio os alunos meio impressionados com a metodologia abordada
e as ferramentas pedagógicas utilizadas, isso se observa nas respostas da
segunda questão:
“Sim. Porque, elas se complementam, faz com que possamos entender tanto o
conteúdo e associá-lo no cotidiano”. (aluno B)
Deste modo essas discussões sobre interdisciplinaridade ainda persistirão ainda
muito nos próximos anos na busca do ensino que seja cada vez próximo do que é
apontado pelos os especialistas que pesquisam na área de formação de
professores.
CONCLUSÕES: Partindo do que foi proposto tendo em vista os nossos objetivos que é exatamente a
discussão sobre interdisciplinaridade na formação inicial de professores neste
caso da Química e Biologia, essa atividade se mostrou muito pertinente e
desafiadora quando se olha do ponto de vista pedagógico proposto na maioria dos
currículos nas escolas do ensino médio. Nesse sentido, essas discussões se tornam
importantes, pois no momento ainda estamos no processo de formação acadêmica e já
estamos elaborando atividades práticas que vem a quebrar paradigmas do uso de tema
interdisciplinar na sala de aula.
AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e ao Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALVES, et al. Interdisciplinaridade: Um Conceito em Construção. Episteme, Porto Alegre, n. 19, p. 139-148, jul./dez. 2004.
Disponível online em:
<http://www.ilea.ufrgs.br/episteme/portal/pdf/numero19/episteme19_artigo_alves_brasileiro_brito.pdf>
Acesso em:
11/02/2012
ZANON, L. B., et al., Saberes e Práticas em Interação num Processo Interdisciplinar de Reconstrução Curricular em uma Escola de Ensino Médio. Construção curricular em rede na educação em ciências: uma proposta de pesquisa na sala de aula / Org. Maria do Carmo Galiazzi... et al. – Ijuí : Ed. Unijuí, 2007. – 408 p. – (coleção educação em ciências), pag. (120-141).