ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A UTILIZAÇÃO DE UM TEMA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE QUIMICA E BIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

AUTORES: Feitosa, M.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Barbosa, M.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Santos, F.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Lima, V.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA) ; Rocha, A.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS)

RESUMO: É imprescindível no atual momento educacional correlacionar áreas que se interaja dentro de um tema de formar interdisciplinar. Dentre as dificuldades observadas destaca-se falta de tempo nas respectivas aulas, maleabilidade na grade curricular, despreparo na formação dos professores e principalmente entraves na hora do planejamento das aulas em conjunto. Neste sentindo que propomos aqui um relato de uma atividade que venha de encontro a essas discussões sobre tema interdisciplinar dentro do currículo que tange as disciplinas de Química e Biologia.

PALAVRAS CHAVES: Interdisciplinaridade; formação de professores; ensino de ciências

INTRODUÇÃO: Hoje é imprescindível no atual momento educacional correlacionar áreas que se interaja dentro de um tema de formar interdisciplinar. Dentre as dificuldades observadas destaca-se falta de tempo nas respectivas aulas, maleabilidade na grade curricular, despreparo na formação dos professores e principalmente entraves na hora do planejamento das aulas em conjunto. Autores como ZANON et al (2007) evidenciar esse cenário: Embora tenha estabelecido, deste então, um currículo com características interdisciplinar e contextual para o Ensino Médio, tal pratica não se configurou em âmbito escolar, mostrando-se bastante presente a forma apenas disciplinar e linear de organização do currículo em contexto escolar. p. (119-120). Quando se fala em interdisciplinaridade surgem várias abordagens tanto filosóficas e na prática do ensino dentre elas destaca-se há de Japiassú um dos pioneiros a partir de 1976 a introduzir concepções sobre a mesma no Brasil (ALVES 2004). Quando se discuti o uso da interdisciplinaridade remetem a vários tabus por parte dos professores como a própria insegurança vista pelos os mesmos na hora de ministrar esses temas em sala de aula, devido até mesmo a sua formação que não se preocupou em trabalhar essa forma pedagógica em sala de aula (ZANON et al 2007). Neste sentindo que propomos aqui um relato de uma atividade que venha de encontro a essas discussões sobre tema interdisciplinar dentro do currículo que tange as disciplinas de Química e Biologia.

MATERIAL E MÉTODOS: Essa atividade foi realizada no quarto período na disciplina de Didática e Formação de Professores dos cursos de Biologia e Química da área de Ciências Naturais na Universidade Federal do Tocantins. Deste modo, visando já uma formação que esteja preparada a trabalhar futuramente com esses tipos tema interdisciplinar que de certa forma e visto como inovador e desafiante para nos futuros professores. O nosso grupo optou em trabalhar com o tema: “Petróleo e seus Impactos Ambientais”. Introduzindo o mesmo de forma oral objetivando trazer os alunos para uma breve discussão. Depois de uma breve introdução dos aspectos gerais do petróleo, abordou se uma simulação de um vazamento de petróleo através de um aquário com uma bolsa de óleo de motor usado a ser estourada dando um aspecto similar na hora de um vazamento discutindo com os alunos sobre o mesmo, sendo assim, trabalhou-se o senso critico dos alunos e aplicação dos conhecimentos passados anteriormente. Logo em seguida, iniciou a parte de responsabilidade dos nossos colegas da Biologia na atividade com os impactos ambientais causados pelo petróleo no ambiente aquático marinho. Mostraram-se exemplos de como os animais são afetados com esses problemas ambientais, e apresentamos os principais desastres, por meio de exposição através de mídias. Ao termino da simulação da aula aplicamos um questionário contendo duas questões sobre essa forma de trabalhar interdisciplinar com os colegas da biologia dentro do mesmo ambiente de trabalho a sala de aula. A variáveis estudadas foram às seguintes: 1) Quais as vantagens desse tipo de atividade em que os professores de biologia e Química trabalhando juntos? Por Quê? 2) Houve entendimento do tema abordado de forma clara e concisa? Por Quê?

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao se tratar de interdisciplinaridade na área de ciências naturais existem traços marcantes que envolvem Biologia e Química, há uma facilidade ao abordar os conteúdos e bem nítida haja vista que em questão o tema trabalhado conseguiu- se uma grande interação da parte Química com a Biologia. Isso é confirmado em uma das questões aplicado logo depois de ministrado à aula, onde todas as respostas tendem a mesma idéia como observado a seguir: “Acredito que os alunos se situam e compreendem o porquê de determinado conteúdos, que muitas vezes são passados isoladamente fazendo com que esses alunos estudem apenas por memorização. Este método em que Biologia e Química são trabalhadas juntas torna a aprendizagem mais interessante, além de estabelecer relação entre as áreas, muitas vezes tratada como áreas separadas”. (Aluno A) Em relação à abstração dos conteúdos por parte dos alunos nesse tipo de trabalho observou-se a principio os alunos meio impressionados com a metodologia abordada e as ferramentas pedagógicas utilizadas, isso se observa nas respostas da segunda questão: “Sim. Porque, elas se complementam, faz com que possamos entender tanto o conteúdo e associá-lo no cotidiano”. (aluno B) Deste modo essas discussões sobre interdisciplinaridade ainda persistirão ainda muito nos próximos anos na busca do ensino que seja cada vez próximo do que é apontado pelos os especialistas que pesquisam na área de formação de professores.

CONCLUSÕES: Partindo do que foi proposto tendo em vista os nossos objetivos que é exatamente a discussão sobre interdisciplinaridade na formação inicial de professores neste caso da Química e Biologia, essa atividade se mostrou muito pertinente e desafiadora quando se olha do ponto de vista pedagógico proposto na maioria dos currículos nas escolas do ensino médio. Nesse sentido, essas discussões se tornam importantes, pois no momento ainda estamos no processo de formação acadêmica e já estamos elaborando atividades práticas que vem a quebrar paradigmas do uso de tema interdisciplinar na sala de aula.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALVES, et al. Interdisciplinaridade: Um Conceito em Construção. Episteme, Porto Alegre, n. 19, p. 139-148, jul./dez. 2004.
Disponível online em:
<http://www.ilea.ufrgs.br/episteme/portal/pdf/numero19/episteme19_artigo_alves_brasileiro_brito.pdf>
Acesso em:
11/02/2012
ZANON, L. B., et al., Saberes e Práticas em Interação num Processo Interdisciplinar de Reconstrução Curricular em uma Escola de Ensino Médio. Construção curricular em rede na educação em ciências: uma proposta de pesquisa na sala de aula / Org. Maria do Carmo Galiazzi... et al. – Ijuí : Ed. Unijuí, 2007. – 408 p. – (coleção educação em ciências), pag. (120-141).