ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A CASA DO QUÍMICO: CONHEÇA AS REAÇÕES QUE A QUÍMICA PODE PROPORCIONAR – CRQ XIV REGIÃO

AUTORES: Assis Junior, P.C. (UNINORTE-CEL-SEDUC/AM) ; Silva, A.C.A.D. (CRQ-XIV) ; Cuvello, A.P. (CRQ-XIV) ; Souza, A.F. (CRQ-XIV)

RESUMO: O presente trabalho foi realizado pelo Conselho Regional de Química XIV Região nas pessoas de seus colaboradores com a finalidade de comemorar o Dia Nacional do Químico, divulgando a química e trazendo os estudantes para conhecer esta instituição que é a própria “Casa do Químico”. A exposição foi composta de banners, palestra, experimentos, jogos online e o jogo da amarelinha da química. O grande número de visitantes ao evento nos incentivou a produzir este trabalho para divulgar mais ainda esta ciência que é tão fascinante e interessante aos estudantes de todos os níveis escolares e a população como um todo, já que a Química está presente no nosso cotidiano.

PALAVRAS CHAVES: exposição; química; jogos

INTRODUÇÃO: O Sistema Conselho Federal de Química/Conselhos Regionais foi criado em 18 de junho de 1956 com o advento da Lei nº 2.800, também conhecida como "LEI MATER DOS QUÍMICOS". Tal é a importância da Lei nº 2.800/56 para a classe dos Profissionais da Química que a data de sua promulgação - 18 DE JUNHO - foi instituída pelo Conselho Federal de Química, como o DIA NACIONAL DO QUÍMICO. Uma das mais relevantes razões para a instituição do DIA NACIONAL DO QUÍMICO, na data de 18 DE JUNHO, se deve ao fato de que, foi a partir da criação do Sistema CFQ/CRQ´s que a nobre classe dos Profissionais da Química se habilitou a participar mais ativamente do progresso tecnológico do nosso País, assegurando uma melhor qualificação do produto nacional, de modo a granjear para o Brasil a posição que lhe compete no Concerto das Nações, marcando, assim, a função social da nossa categoria profissional no seio da Sociedade Brasileira. O Conselho Regional de Química é formado por Profissionais da Química, cuja gama varia desde Técnicos Químicos, a Bacharéis/Licenciados em Química, Químicos Industriais ou Tecnólogos equivalentes e, ainda, a Engenheiros Químicos e suas especializações, num total de mais de meia centena de denominações. Na intenção de atrair a população em geral, podemos levá-la ao Conselho de Química a uma visita bem dinâmica com experimentos e curiosidades químicas no propósito de ser algo prazeroso a todos.

MATERIAL E MÉTODOS: Propondo a necessidade de aperfeiçoar o ensino-aprendizado através dos softwares, que podem ajudar bastante na compreensão da atividade docente, utilizamos os jogos online do site da UOL http://jogos360.uol.com.br/molecula.html e o jogo da Amarelinha de Química onde realizamos uma disputa entre os estudantes. Em seguida foram ministradas palestras com os temas, com debates sobre o tema “O que é Química?” e “Química Ambiental”. Todas as palestras foram diferenciadas de acordo com a faixa etária e nível escolar. Em seguida, a construção de conhecimento através das perguntas e a utilização do site da ABIQUIM através da Casa da Química www.abiquim.org.br. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer sobre a química em nosso cotidiano através dos Banners, e em seguida foi realizado a demonstração de experimentos como o da água colorida, fogo mágico, o balão que não estoura, concentrações de pH.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em cada visita realizada pelos estudantes, observamos que em cada ponto apresentação da exposição os alunos visualizavam a Química mais presente em suas vidas. Nas disputas entre os jogos, era nítido o olhar de curiosidade, de algo novo. Demonstrando que podemos trabalhar o ensino da química de maneira que estimule o aluno a participarem das aulas. O conselho Regional de Química independente de sua área de atuação visa divulgar a química, e uma das maneiras que encontramos são esses trabalhos, dando estratégias para professores e alunos utilizarem no seu dia a dia. Devemos fazer nossa parte, ainda que pequena, para divulgação desta Ciência. Após o evento pode-se observar claramente o interesse nas pessoas em relação à Química.

Demonstração de experimentos químicos.

Experimentos: água colorida, fogo mágico, o balão que não estoura, concentrações de pH e indicadores ácido-base.

Jogos online do site da UOL.

Disputa entre estudantes com os jogos online.

CONCLUSÕES: Podemos concluir que o projeto foi satisfatório para que a Química chegasse de forma didática aos alunos e professores que, podem utilizar a criatividade para que o ensino-aprendizagem seja mais dinâmico. A exposição realizada pelo CRQ XIV Região obteve o objetivo desejado, que foi de trazer a comunidade para conhecer as atividades do Conselho através da Casa do Químico. Podemos ainda dizer que o Conselho Regional de Química XIV Região assegura à sociedade, o correto uso da Ciência e da Tecnologia em seu benefício.

AGRADECIMENTOS: Aos estudantes, professores e profissionais que contribuíram para a elaboração deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.7-103.
http://jogos360.uol.com.br/molecula.html acessado em 06.06.12
http://cfq.org.br/historico.htm acessado em 08.07.12