ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Tabela periódica semimóvel: uma forma lúdica de ensinar e aprender química

AUTORES: Barros, P.C.S. (SEDUC/UFPA) ; Brito, E.F. (SEDUC/PA) ; Cardoso, S.A. (UFPA) ; Fialho, G.R.C.C. (UFPA) ; Silva, V.G. (UFPA)

RESUMO: O presente trabalho discorre sobre uma proposta pedagógica com ênfase no estudo da tabela periódica, utilizando-se um modelo semimóvel confeccionado pelos alunos do 1º ano do ensino médio da E.E.E.F.M “Irmã Albertina Leitão”, no município de Santa Izabel do Pará. O objetivo foi atrelar a ludicidade ao processo ensino/aprendizagem de química com a finalidade de dinamizá-lo e, dessa forma, obter rendimentos significativos. Os resultados foram bastante satisfatórios, pois observou-se que os alunos ficaram hábeis na exploração das informações contidas na tabela periódica, habilidades estas importantes para a compreensão de assuntos posteriores do percurso curricular.

PALAVRAS CHAVES: Lúdico; Ensino de Química; Tabela Periódica

INTRODUÇÃO: SANTANA (2003) enfatiza que muitos alunos apresentam dificuldades para compreender a disciplina química. A autora esclarece que um dos motivos dessa problemática é a ausência de uma base edificada em conhecimentos básicos e essenciais do arcabouço teórico da disciplina. GODOI, OLIVEIRA & CODOGNOTO (2010, p.23) asseguram que: “O estudo da Tabela Periódica é sempre um desafio, pois os alunos têm dificuldade em entender as propriedades periódicas e aperiódicas e, inclusive, como os elementos foram dispostos na tabela e como essas propriedades se relacionam para a formação das substâncias. Na maioria dos casos, eles não sabem como a utilizar e acabam por achar que o melhor caminho é decorar as informações mais importantes”. Esses autores corroboram que a compreensão efetiva das informações contida na tabela periódica é muito importante, pois serve como ponto de partida para novas aprendizagens. Em virtude disso, a proposta foi desenvolvida com o objetivo de aliar o dinamismo da ludicidade ao estudo da tabela periódica, pois a apreensão do nome do elemento, do símbolo e do número atômico é bastante relevante para a construção de conceitos como: periodicidade, grupo e família, entre outros. Nessa perspectiva, a ludicidade é apresentada por MARTINES (2003) como elemento motivador de aprendizagem e, quando adotada como prática pedagógica, pode dinamizar o ensino de química. Ainda nessa perspectiva, GODOI, OLIVEIRA & CODOGNOTO (2010, p.22) asseguram que atividades lúdicas como os jogos “podem ser considerados educativos se desenvolverem habilidades cognitivas importantes para o processo de aprendizagem, tais como resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido, dentre outras”.

MATERIAL E MÉTODOS: A proposta foi desenvolvida a partir de um aprofundamento teórico sobre a importância da ludicidade no ensino da química. Após respaldo teórico, procedeu- se o planejamento das atividades e, posteriormente, o seu desenvolvimento na turma da 1ª série do ensino médio da E.E.E.F.M. “Prof.ª Irmã Albertina Leitão”, localizada na cidade de Santa Izabel do Pará. No lançamento da proposta foi recomendado aos alunos o recolhimento de caixas de fósforo para a confecção coletiva de uma tabela periódica semimóvel. Além das caixas foi utilizada uma chapa de alumínio galvanizado (1,00m x 1,50m), para suporte; tintas nas cores azul, verde, rosa e amarela; canetinha azul, tesoura sem ponta e um software de edição gráfica. A atividade foi desenvolvida em duas fases: a primeira delas consistiu na confecção coletiva da tabela semimóvel e a segunda fase consistiu na utilização dessa tabela como jogo didático. Na primeira fase, as caixas foram pintadas de acordo com a orientação docente, considerando-se a classificação dos elementos químicos. Na face superior foram fixadas fichas, editadas em software de edição gráfica, contendo o nome do elemento químico, bem como o símbolo, a massa atômica, o número atômico e a configuração eletrônica. Na parte oposta foram colados ímãs para garantir o aspecto semimóvel no suporte. Concluída a fase de confecção, a tabela foi explorada de modo dinâmico desde a montagem coletiva (organização estrutural) até a aplicação do jogo “Qual é o elemento?”, com ênfase na identificação de elemento a partir das informações família/período.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O processo ensino/aprendizagem de química, atrelado ao dinamismo da ludicidade, mostrou que aprender/ensinar química pode ser divertido e interessante. SOARES (2004) menciona que, pelo lúdico, especialmente o jogo didático, a pessoa observa, participa, estabelece metas e cria estratégias para a tomada de decisões diante de situações desafiadoras e/ou conflituosas. Nesse sentido, observou-se que nas atividades em grupo, o esforço coletivo dos alunos foi essencial para o sucesso da mesma e que, para isso, foi necessário, em alguns momentos, superar anseios individuais em prol dos interesses coletivos. De acordo com CUNHA (2000), a participação permite uma reflexão sobre todo o processo a ponto de sentir que valeu o esforço dispensado na atividade. Quanto ao conhecimento químico, os resultados foram satisfatórios, pois os alunos demonstraram habilidade na organização e disposição dos elementos químicos. Com relação ao jogo “Qual é o elemento?”, os alunos apresentaram domínio quanto às famílias e os períodos dos elementos químicos. Desse modo, ficou perceptível que a ludicidade potencializou o desenvolvimento de aprendizagens significativas e que os alunos já dispunham de pré-requisitos para novas aprendizagens no arcabouço teórico da química.

Figura 1: Tabela Periódica confeccionada



Figura 2: Elementos Químicos



CONCLUSÕES: A química é considerada por muitos alunos como uma disciplina muito difícil. No entanto, pode ser desenvolvida de forma desafiadora, dinâmica e prazerosa. A abordagem lúdica promove um dinamismo especial que permite um envolvimento mais interativo entre o aluno e o conteúdo, resultando em momentos significativos de (re) construção do conhecimento. Desse modo, a ludicidade pode ser considerada como um instrumento facilitador que potencializa o ensino de química e deve estar sempre presente na vivencia pedagógica dos professores em todas as áreas do conhecimento.

AGRADECIMENTOS: Aos alunos e funcionários da E.E.E.F.M."Profª Irmã Albertina Leitão"

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CUNHA, M.B. Jogos didáticos de Quí¬mica. Santa Maria: Grafos, 2000.

GODOI, T.A.F; OLIVEIRA, H.P.M; CODOGNOTO, L. Tabela periódica: um super triunfo para alunos do ensino fundamental e médio. Química Nova na Escola, vol. 32 nº.1, p. 22–25, maio.2010.

MARTINES, L. V. T. A importância do lúdico na formação do professor para o sucesso na aprendizagem. 2003. 37f. Monografia (Pedagogia) - Universidade do Vale do Paraíba, 2003.

SANTANA, E.M. A influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006.