ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PROBLEMÁTICA DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

AUTORES: Silva, A.M. (UECE) ; Lopes, M.H.P.S. (UECE)

RESUMO: As dificuldades no aprendizado da química na educação de jovens e adultos (EJA) nos últimos anos vêm se tornando uma grande problemática nas escolas com esta modalidade de ensino. Os alunos não conseguem “absorver” o conhecimento químico através de uma educação tradicionalista na qual muitos professores não tem uma preocupação maior com o aprendizado dos alunos. Esta pesquisa teve como principal objetivo detectar e analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA no aprendizado da química em uma escola do ensino particular de Fortaleza. Também, demonstrou alguns métodos e formas que podem ser utilizados para que a Química se torne uma Ciência mais atrativa e fácil de ser aprendida.

PALAVRAS CHAVES: EJA; métodos de ensino; ensino de química

INTRODUÇÃO: A procura por supletivos por parte de jovens e adolescentes, nas últimas décadas, vem mudando o público presente nesta modalidade de ensino. A EJA (Educação de Jovens e Adultos) há alguns anos, era uma chance para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo certo, com idades mais avançadas, buscar a alfabetização mesmo que tardiamente. Atualmente a EJA passou por várias reformulações onde grande parte da procura vem sendo de jovens e adolescentes, que por serem reprovados no ensino regular, vêem nos supletivos a oportunidade de recuperar o tempo perdido. A presente pesquisa tem como principal objetivo analisar a problemática no aprendizado da química, por parte dos alunos matriculados na modalidade da educação de jovens e adultos em uma escola particular de Fortaleza, tradicional na EJA. Até que ponto os professores estão envolvidos nesta dificuldade sentida pelos alunos em aprender química? De que forma os professores poderão reverter esse quadro de dificuldade que grande parte dos alunos sentem ao estudar química? Quais os métodos mais adequados para que a relação ensino-aprendizagem na química entre professores e alunos seja mais objetiva e clara? Essas são algumas indagações que a presente pesquisa pretende esclarecer. Partindo desta problemática no aprendizado da química por parte destes alunos da EJA, esta pesquisa buscou, a partir das opiniões de alunos, professores e gestores desta modalidade de ensino, novos métodos para o ensino e a aprendizagem da química, sempre ressaltando a sua grande importância e aplicabilidade no cotidiano.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho buscou analisar claramente as principais dificuldades que grande parte dos alunos do ensino médio da EJA, em uma tradicional escola da rede particular de ensino em Fortaleza, sentem no aprendizado da Química. A pesquisa bibliográfica foi realizada buscando as idéias e opiniões dos principais autores, professores e mestres da educação e do ensino da química no ensino médio da EJA, através da consulta em livros, sites, revistas e artigos científicos. Buscou-se analisar brevemente o histórico da EJA no Brasil, verificando a evolução desta modalidade de ensino no decorrer do tempo até os dias atuais. Realizou-se a pesquisa através da aplicação de questionários de opinião acerca das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA no aprendizado em química. Três questionários foram elaborados e aplicados a alunos, professores de química da EJA e gestores desta tradicionalíssima escola de nossa cidade, que possui ampla experiência nesta modalidade de ensino. Nestes questionários abordaram-se perguntas relevantes acerca da forma como os professores estão agindo em sala de aula. Aos professores de química desta modalidade de ensino buscou-se verificar as opiniões que eles possuem acerca das principais causas de a química ser vista por muitos alunos da EJA como uma ciência sem influência em seu dia-a-dia. O convívio dos mesmos com sua sala de aula, a disponibilidade de recursos que possibilitem um melhor ensino da química e, principalmente, se os mesmo estão buscando aperfeiçoar seus métodos de ensino, também foram itens no questionário aplicado. Também foram coletadas as opiniões dos gestores desta escola acerca do ensino da química na EJA e, também, de que forma a escola pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os questionários foram aplicados a uma amostragem de 130 alunos matriculados no ensino médio da EJA, a 5 professores de química que atuam nesta modalidade de ensino na escola e a 5 gestores, dentre coordenadores, diretores e secretários da escola. Pelas respostas dos questionários, percebe-se que a maioria dos alunos apresenta dificuldades no aprendizado de Química, apesar de alguns conseguirem aprender normalmente e outros poucos afirmarem que aprendem facilmente os conteúdos químicos. Perguntado sobre a importância da química para os alunos da EJA. a maior parte dos alunos considera a química como uma Ciência que os torna cidadãos críticos e esclarecidos, prontos para tentar compreender os fenômenos químicos que fazem parte de nosso dia-a-dia e saber se posicionar criticamente sobre esses acontecimentos. A maioria dos alunos (77%) informa que o professor de química está agindo como um facilitador do conhecimento. Isso é importante, pois se todos os professores agissem como facilitadores da aprendizagem dos alunos, utilizando métodos didáticos coerentes e de fácil entendimento por parte dos alunos, sem dúvida a Química não seria considerada uma ciência complexa e de difícil aprendizado por grande parte dos alunos. Com relação aos professores, 60% afirmam que tentam contextualizar os conteúdos, buscando uma ligação entre a teoria lecionada em sala de aula com a realidade vivida pelos alunos que. Observou-se também, que 20% dos professores utilizam recursos audio-visuais, experiências de simples execução e se fazem utilizar uma linguagem mais apropriada para essa modalidade de ensino, fazendo com que o aluno sinta-se mais a vontade em tirar dúvidas e possa entender plenamente os conteúdos químicos. As figuras 1 e 2 mostram alguns dados da pesquisa realizada.

Fig 1 - Dificuldades dos alunos no aprendizado da Química na EJA

A figura 1 mostra as principais dificuldades dos alunos no aprendizado da Química no EJA

Fig. 2 - Gráfico sobre as possíveis melhorias na escola

O gráfico apresenta as possíveis melhorias na Escola.

CONCLUSÕES: O ensino de Química na educação de jovens e adultos necessita de uma maior atenção e ação não somente de professores mas também dos gestores das escolas para que juntos possam proporcionar aos alunos desta modalidade de ensino, uma boa condição de estudo e aprendizado. Ao fim desta pesquisa é possível perceber que a Química deve ser ensinada de maneira mais objetiva e clara, buscando conquistar o aluno cada dia mais e o libertando do pensamento de que se trata de uma Ciência que tem o intuito de prejudicá-lo nos estudos, por ser considerada por muitos deles difícil.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARDOSO, Sheila Pressentim e COLINVAUX, Dominique. Explorando a motivação para estudar Química. Revista Química Nova, São Paulo, 23: 3, p. 401, mar. 2000.

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