ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: WebQuest: uma ferramenta para a aprendizagem de Química
AUTORES: Wanderley, L.P.M. (IFPB) ; Tavares, M.R.S. (UFPB) ; Lima, M.B. (UFPB) ; Barreto, I.S. (UFPB)
RESUMO: Neste trabalho, discuti-se o potencial da ferramenta WebQuest como forma de
nortear o aprendizado de Química pela internet. Dessa forma, é demonstrado como
essa metodologia é simples e possível de ser realizada. Os dados quantitativos e
qualitativos da pesquisa mostram bons resultados diante dessa forma moderna de
aprendizagem, pois os alunos conseguiram transformar e organizar as informações
advindas da internet assimilando os conhecimentos a serem adquiridos.
PALAVRAS CHAVES: WebQuest; Educação em química; Ensino-aprendizagem
INTRODUÇÃO: Já é notório na escola atual que o livro didático e a metodologia empregada pelo
professor não são as únicas ferramentas para construção do conhecimento. Com o
advento da tecnologia, que possibilitou a difusão dos computadores, a pesquisa
on-line, tornou-se além de acessível, uma interessante aliada no processo de
ensino-aprendizagem.
Com a internet o aluno pode pesquisar em diversos sites e obter informações sob
a visão de diversas outras pessoas. No entanto, esse instrumento, devido à
infinidade de informações, inibe a assimilação dos conteúdos de forma lógica
(DODGE, 1995).
Uma ferramenta, que possibilita superar esse inconveniente é a WebQuest. Com
essa técnica o professor de Química pode selecionar, em meio a tanta informação
dispersa, materiais que promovam uma aprendizagem efetiva e eficiente de forma
cooperativa e de pensamentos com nível elevado (QUADROS, 2003).
Além disso, o professor ao utilizar a WebQuest pode aplicar exercícios,
avaliações entre outras atividades aos seus alunos (DODGE, 1998) que venha a
contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.
Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo expor as potencialidades e
formas de abordagens na utilização da WebQuest no Ensino de Química. A
estratégia do trabalho é coletar as experiências tidas com o uso dessa técnica e
observar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno com a sua aplicação.
MATERIAL E MÉTODOS: Nesse trabalho, foram utilizados vários modelos de WebQuest desenvolvidos para
variados temas, envolvendo problemas pertinentes a química ambiental, foram
esses:
https://sites.google.com/site/webquestchuvaacida/,
http://sites.google.com/site/nossosrios/,
https://sites.google.com/site/quimicanalises/,
https://sites.google.com/site/quimateriais/.
Para auxiliar na avaliação qualitativa e quantitativa dessas atividades de
pesquisa, os estudantes tiveram o seu desempenho individual calculado a partir
de uma tarefa proposta em forma de questionário e a sua pontuação foi obtida de
acordo com um modelo de avaliação fornecido na própria WebQuest.
Os sites desenvolvidos foram hospedados em um servidor gratuito, o google.sites,
que também é uma ferramenta onde permite ao usuário criar e editar a sua própria
página na internet sem a necessidade de conhecimentos em linguagem de
programação. Além do google sites, onde o usuário pode criar o seu próprio site,
existem outros serviços gratuitos que disponibilizam ferramentas para construção
de modelos de WebQuests, a exemplo do site: http://www.webquestbrasil.org/, bem
como: http://www.escolabr. com/portal/modules/planet/.
Em resumo, a avaliação para cada WebQuest, fundamentou-se na verificação da
interação aluno-aluno, professor-aluno, bem como o bom cumprimento das
atividades requeridas. Essa forma de avaliação foi realizada continuamente no
decorrer das atividades. O uso dessa ferramenta permite demonstrar aos alunos
que a compreensão crítica dos fenômenos químicos, trabalhados em sala de aula,
estão relacionados com esses temas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com base nas observações qualitativas e quantitativas decorrentes de cada
atividade utilizando a ferramenta WebQuest, foi possível corroborar que, na
maioria das vezes, as pesquisas escolares realizadas pela internet evidenciam
que poucos estudantes do ensino médio, conseguem direcionar, organizar, avaliar
e modificar as informações múltiplas decorrente de pesquisas mal orientadas.
Geralmente, os alunos “copiam” e “colam” aleatoriamente, informações de alguns
sites, dessa forma, eles acabam por repetir a informação e não construir o
conhecimento.
De um modo geral, as WebQuests foram avaliadas pelos alunos como uma forma de
abordagem satisfatória e menos abstrata para os conteúdos de química, permitindo
um enfoque contextualizado, sob diversos assuntos atuais, de uma maneira
singular, voltada a investigação dirigida, motivando os estudantes a uma
experiência eficiente de aprendizagem utilizando recursos da internet.
Com o uso da ferramenta didática WebQuest foi possível direcionar a pesquisa
escolar, permitindo ao aluno extrair, avaliar e modificar as informações
potencialmente uteis para o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados
dessas atividades também permitem evidenciar uma melhor interação entre os
alunos para desenvolver as tarefas requeridas em seus diferentes grupos, bem
como com o professor (questionando e arguindo).
Portanto, os formatos autênticos das WebQuests propostas, viabilizaram um
processo de ensino-aprendizagem cooperativo e o desenvolvimento do pensamento
crítico de forma significativa, além de estreitar os laços aluno-ensino de
química.
CONCLUSÕES: O uso da ferramenta metodológica WebQuest aplicada ao Ensino de Química apresenta
uma boa oportunidade de interação professor-aluno com uma pesquisa bem orientada
através da internet. Permitindo, dessa forma, a aquisição de conhecimento através
de um processo gradativo onde se estimulam as capacidades de análise, de síntese e
de pesquisa.
Portanto, como argumentado nesse trabalho o uso da WebQuest surge proporcionando
uma nova ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem de química de uma maneira
geral.
AGRADECIMENTOS: Agradecimento a CAPES e ao CNPq pelo auxílio financeiro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: B. DODGE, WebQuests: A Technique for Internet - Based Learning. The Distance Educator, (1995) 1, 2.
B. DODGE, WebQuests: A Strategy for Scaffolding Higher Level Learning Why WebQuests? (1998) 22-24.
L. QUADROS, WebQuest: um modelo de aprendizagem na Web. Portugal, Disponível em: <http://www.malhatlantica.pt/mestrado/artigoWeb Quest.pdf>. (2003) Acesso 19 jul 2012.