ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: COLESTEROL: UM IMPORTANTE TEMA DE ABORDAGEM
AUTORES: Rodrigues, A.C. (UTFPR) ; Gohara, A.K. (UEM) ; Stroher, G.R. (UTFPR) ; Souza, A.H.P. (UEM) ; Matsushita, M. (UEM) ; Neves, G.Y.S. (UEM) ; Visentainer, J.V. (UEM) ; Souza, N.E. (UTFPR) ; Stroher, G.L. (UTFPR)
RESUMO: A divulgação e promoção dos conhecimentos científicos da química foram
realizadas através dos alimentos, explorando principalmente o colesterol nestes.
O colesterol foi escolhido por causar um grande impacto na população, que
constantemente o associa a problemas de saúde, como a aterosclerose e o infarto
do miocárdio. Foram aplicados um questionário aos acadêmicos para avaliar o
prévio conhecimento, o qual mostrou pontos fortes a serem abordados e
instigou os estudantes. Com isso, o trabalho prosseguiu a divulgação dos
conhecimentos da química nos alimentos, nos alimentos que contém colesterol, na
importância do colesterol, em suas funções no organismo, em suas reações
(oxidação ou de síntese), nos exames médicos e nas análises químicas de
quantificação de colesterol em alimentos.
PALAVRAS CHAVES: colesterol; química; alimentos
INTRODUÇÃO: No AIQ 2011(Ano Internacional da Química) a divulgação e promoção dos
conhecimentos científicos em nosso trabalho foram realizadas através dos
alimentos, explorando principalmente o colesterol nestes. O colesterol foi
escolhido por causar um grande impacto na população, que constantemente o
associa a problemas de saúde, como a aterosclerose e o infarto do miocárdio. No
Brasil, a principal causa de mortalidade é o Acidente Vascular Cerebral (AVC),
seguido pelo Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Considerando isto, por regiões
temos que a região Sul e Sudeste, apresenta o IAM como principal causa de
mortalidade seguida pelo AVC (Ministério da Saúde, 2008). De acordo com a
pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de
Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares são responsáveis por 800 mil
óbitos.ano-1 (Ministério da Saúde, 2008). O trabalho promoveu a química através
de palestras sobre os alimentos e o colesterol informando e orientando
acadêmicos que aptos sobre o assunto transmitiram o conhecimento deste
importante assunto a saúde e preservação da vida.
MATERIAL E MÉTODOS: O projeto trabalhou com alunos dos cursos de Licenciatura em Química e
Tecnologia de Processos Químicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,
Câmpus Apucarana. Para avaliar os pré-conhecimentos dos participantes foram
elaboradas algumas questões com cinco pontos diferentes de escolha (concordo
fortemente, concordo, indeciso ou sem opinião, discordo e discordo fortemente)
conforme mostra o Quadro 1.
Quadro 1: Questões aplicadas para avaliar os prévios conhecimentos dos
acadêmicos da área de química sobre o colesterol.
Número Questão
1 O colesterol é necessário para o bom funcionamento das células?
2 O acúmulo de colesterol no sangue pode formar cristais nas artérias e
veias?
3 Não se tem o conhecimento da molécula de colesterol, uma vez que se tem
o bom e mal colesterol?
4 O colesterol se liga a lipoproteínas, formando a LDL?
5 O colesterol pode ser oxidado no interior do organismo?
6 A HDL é conhecida como colesterol bom?
7 Alimentos de origem vegetal podem aumentar o colesterol ruim?
8 A sardinha é um alimento que contém colesterol?
9 A vitamina D é sintetizada com o auxílio do colesterol?
10 O colesterol é solúvel em óleos e gorduras estando presente na parte
lipídica?
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O Gráfico 1 mostra os resultados obtidos das questões elaboradas para a
avaliação do prévio conhecimento dos participantes.
Entre as diversas questões, as de número 4 e 6 mostram uma alta porcentagem (
46%) de acadêmicos indecisos ou sem opinião sobre as perguntas que correlacionam
HDL e LDL. É válido ressaltar que exames clínicos apresentam os valores destas
lipoproteínas (HDL e LDL) justamente por serem parâmetros de auxílio à
preservação da saúde e a compreensão destes dados se torna importante ao futuro
profissional de química.
O Gráfico 2 demonstra a porcentagem de acertos, erros e sem opiniões dos
acadêmicos nas questões.
Entre as questões a de número 5 foi a que apresentou maior porcentagem de
respostas erradas (46%) contra 33% de corretos e 21% de indecisos ou sem
opinião. Sendo esta pergunta um dos fundamentos do início de obstrução das veias
(um pouco correlacionada com a questão 2, em que 92% acertaram a resposta) isso
demostrou um pré-conhecimento dos acadêmicos sobre o assunto e a necessidade de
explicar passo a passo como os cristais são formados nas veias e artérias.
Pela questão 1, verificamos a necessidade de expor claramente a
importância do colesterol no organismo humano, uma vez, que este é taxado de
como prejudicial a saúde é importante que os acadêmicos saibam que ele será
sintetizado pelo corpo no intuito de garantir a vida (SOUZA & VISENTAINER,
2006).
Com os dados do questionário, prosseguiu-se o trabalhado de explicar e
orientar os acadêmicos sobre os alimentos e o colesterol, para que estes estejam
preparados e possam expandir não apenas o seu conhecimento sobre o assunto, mas
também, para que possam praticar e desenvolver o próprio talento em transmitir o
conhecimento desta importante causa de saúde pública.
É importante ressaltar que dura
Gráfico 1
Gráfico 1: Resultados obtidos das questões
propostas.
grafico 2
Gráfico 2: Porcentagem de acertos, erros e sem
opinião do questionário de pré-conhecimento.
CONCLUSÕES: O trabalho mostrou aos acadêmicos a importância do colesterol e dos alimentos na
saúde do corpo, induziu os participantes a realizarem exames médicos preventivos e
colocou uma maior gama de futuros profissionais aptos a divulgarem informações
valiosas sobre a preservação da saúde.
AGRADECIMENTOS: A Capes, CNPq, Fundação Araucária, UEM, Grupo Cromalimentos, UTFPR e Grupo
Processos Químicos
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DEPARTMENT OF HEALTH AND SOCIAL SECURITY (DHSS). Report on Health and Social Subjects. Diet and Cardiovascular Disease, HMSO, London, 46: 178, 1994.
Ministério da Saúde, Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, 8 de agosto – Dia Nacional do Colesterol. <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/exposicoes/colesterol/colesterol.html>. Acesso em 26/08/2008 as 10 hs
SOUZA, N. E.; VISENTAINER, J. V. Colesterol, da mesa ao corpo. Editora Varela, nov. 2006.