ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: WebQuest: uma janela para a Rio +20
AUTORES: Moreira Sá, A. (IFPB) ; Lima, M.B. (UFPB) ; Barreto, I.S. (UFPB) ; Tavares, M.R.S. (UFPB)
RESUMO: Uma WebQuest é basicamente um site com fins educacionais, voltado a uma pesquisa
orientada, direcionada a uma temática relevante e específica. Nesse trabalho, essa
ferramenta didática é proposta para abordar os temas discutidos sobre Química e
Meio Ambiente durante a Rio +20 (Conferência Internacional das Nações Unidas sobre
Desenvolvimento Sustentável), enfatizando os desafios para o futuro sustentável do
planeta. Essa atividade permitiu aos alunos do ensino básico se envolver na
problemática atual, com ênfase na Química Verde, Efeito Estufa e Segurança
Química, temas debatidos nessa Conferência. Portanto, foi possível construir o
conhecimento dos alunos, alertando para as atuais discussões sobre
sustentabilidade e o papel do conhecimento químico nessa problemática.
PALAVRAS CHAVES: WebQuest; Química Ambiental; Rio +20
INTRODUÇÃO: O modelo WebQuest surgiu da necessidade de ajudar os alunos a usar informações
adquiridas para construir significado num tópico complexo, preferivelmente de
forma a motivar o trabalho em equipe e testar hipóteses num contexto real de
mundo. É uma forma de dirigir a pesquisa em sala de aula, disponibilizando
recursos online tornando o trabalho a partir de recursos web mais satisfatórios,
uma vez que não demandam investigações, muitas vezes improdutivas, por parte dos
alunos (B. DODGE, 1998).
Uma WebQuest bem elaborada deve conter de uma forma lógica: introdução, tarefa,
recursos e avaliação. Abordando questões (tarefas) que requeiram que os
estudantes levantem hipóteses ou resolvam problemas relacionados com o mundo
real e não apenas com o cotidiano da sala de aula (J. ADELL, 2004). Dessa forma,
o uso da Webquest apresenta uma boa solução de apoio ao ensino de química de uma
maneira geral, sobretudo para a temática aqui exposta. Permitindo a aquisição de
conhecimento não apenas através da simples memorização, mas sim através de um
processo evolutivo em que se estimulam as capacidades de análise, síntese e
pesquisa.
A importância da Ciência Química nos debates sobre economia sustentável ganhou
destaque na Conferência Internacional das Nações Unidas sobre Desenvolvimento
Sustentável, a Rio +20. Sobretudo enfatizando a Química Verde, Efeito Estufa e
Segurança Química (RIO+20, 2012). Dessa forma, o presente trabalho em educação
química tem como objetivo planejar, desenvolver e experimentar a utilização de
uma WebQuest como ferramenta metodológica para o ensino de Química Ambiental.
Tal atividade permite aos alunos se envolverem como cidadãos críticos na
problemática atual sobre o desenvolvimento sustentável do planeta.
MATERIAL E MÉTODOS: Nesse trabalho foi proposta uma nova WebQuest com o tema: Química e Meio
Ambiente na Rio +20, aplicada a turmas do ensino básico de uma escola pública.
Nessa proposta por meio de textos de vídeos os estudantes do ensino básico foram
apresentados às discussões de sustentabilidade e meio ambiente, abordados na
Conferência Internacional Rio +20, sua finalidade e perspectivas, enfatizando a
Química Verde, Efeito Estufa e Segurança Química, seus fundamentos e relevância
para a sociedade contemporânea.
Essa atividade permite justificar aos estudantes a importância do conhecimento
científico crítico frente aos atuais desafios ambientais, como poluição, saúde e
preservação da natureza e como o conhecimento químico possibilita compreender
melhor essa problemática.
Inicialmente, foi planejado, desenvolvido um site, para construção da WebQuest
intitulada: Química e Meio Ambiente na Rio +20. O site desenvolvido foi
hospedado em um servidor gratuito, o google.sites, (https://sites.google.com/)
ferramenta que permite ao usuário criar a sua própria página na internet sem a
necessidade de conhecimento prévio em linguagem de programação. Além do google
sites, onde o usuário pode criar o seu próprio site, existem outros serviços que
disponibilizam ferramentas gratuitas para confecção e edição de modelos de
WebQuest, a exemplo: http://www.webquestbrasil.org/. A WebQuest desenvolvida
está disponível no seguinte endereço eletrônico:
https://sites.google.com/site/quimicario20/.
Para auxiliar na avaliação qualitativa e quantitativa dessa atividade de
pesquisa, os estudantes tiveram o seu desempenho recorrente individualizado, a
partir de uma tarefa proposta em forma de questionário e a sua pontuação foi
obtida de acordo com um modelo de avaliação fornecido na própria WebQuest.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O modelo de WebQuest trabalhado, Química e Meio Ambiente na Rio +20, buscou
contextualizar os desafios da Química Moderna e o Meio Ambiente, motivados pelas
discussões realizadas na Conferência Internacional sobre sustentabilidade. Esse
trabalho envolveu em sala de aula, sobretudo a relevância da Química Verde,
Efeito Estufa e Segurança Química e foi avaliada qualitativamente pelos
estudantes como uma forma construtiva e bem contextualizada de inserir o
conteúdo teórico e expositivo de química básica no cenário político-econômico-
ambiental debatido atualmente.
Segundo os estudantes, essa forma de abordagem, utilizando uma WebQuest,
permitiu de maneira satisfatória e multidisciplinar, que eles pudessem realizar
uma pesquisa mais direcionada, dinâmica e produtiva, gerando assim uma melhor
compreensão dos temas tratados: Química Verde, Efeito Estufa e Segurança
Química.
No geral, os resultados obtidos em sala de aula com o uso dessa WebQuest foram
bastante positivos, e promissores, demonstrando a sua viabilidade para o uso em
temas mais específicos e de interesse socioambiental, que sejam apropriados para
inserir o aluno nas discussões mais relevantes que contribuam significativamente
para agregar valores como cidadão, proporcionando assim uma melhor formação dos
estudantes como agentes transformadores ativos da sociedade.
Portanto, a WebQuest proposta estimulou a pesquisa escolar, encorajando os
alunos a uma experiência de aprendizagem envolvendo recursos da internet de uma
maneira mais simples, direta, e motivadora, permitindo ainda uma aprendizagem
cooperativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, além de estreitar o
vinculo entre professor-aluno, encorajando uma maior interação com a disciplina.
CONCLUSÕES: Esse trabalho permitiu desenvolver, aplicar e comprovar a possibilidade de
trabalhar com a ferramenta metodológica WebQuest, em uma temática de Química
Ambiental inserido no contexto atual de sustentabilidade, exposta na Conferência
Internacional, Rio +20. Portanto, convém ao professor de química compreender a
pesquisa escolar na internet, com o auxílio da WebQuest, como uma ferramenta de
ensino-aprendizagem importante, desde que bem orientada, sendo capaz de interligar
os conteúdos de sala de aula, muitas vezes abstratos, com o cotidiano dos alunos.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao CNPq e a Capes pelo auxílio financeiro as pesquisas realizadas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: B. DODGE, WebQuests: A Strategy for Scaffolding Higher Level Learning Why WebQuests? (1998) 22-24.
J. ADELL, Internet en el aula: las WebQuest. Edutec: Revista Electrónica de Tecnología Educativa, 17 (2004).
RIO +20, site do governo federal, <http://www.rio20.gov.br/?set_language=pt-br>, último acesso 7 de julho de 2012.