ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A metodologia de jogos lúdicos na Química escolar: o ensino de nomenclatura de compostos orgânicos.
AUTORES: Morais, A.I.M. (IFG - CÂMPUS ITUMBIARA (BOLSISTA PIBID-CAPES)) ; Reis, A.F. (IFG - CÂMPUS ITUMBIARA) ; Claudino, D.L.B. (IFG - CÂMPUS ITUMBIARA) ; Olivera, L.R.S. (IFG - CÂMPUS ITUMBIARA) ; Nascimento, Q.C.S. (IFG - CÂMPUS ITUMBIARA) ; Alves, B.H.P. (IFG - CÂMPUS ITUMBIARA)
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo observar se com a utilização de jogos lúdicos no
processo ensino-aprendizagem, seria possível alcançar maior interesse e
aprendizagem dos alunos em matéria consideradas tediosas e de difícil aprendizagem
como a Química, mais especificamente a nomenclatura dos compostos orgânicos. Onde
foi possível verificar que os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e
atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de
motivação é a principal causa do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada
pela metodologia utilizada pelo professor, ao repassar os conteúdos.
PALAVRAS CHAVES: Compostos Orgânicos; Jogos Lúdicos; Nomenclatura
INTRODUÇÃO: O ensino de química, de uma forma geral, ainda pauta-se pela perspectiva
tradicional, ou seja, está centralizado na memorização e repetição de nomes e
fórmulas, os quais não há correlação e vivência no dia-a-dia dos alunos.Neste
processo da educação escolar, em específico do ensino de Química, o professor é
importante, porque pode trazer para o contexto da sala de aula novas
metodologias, que pode estimular e desenvolver o aprendizado.
Uma proposta que contribui para a mudança desse ensino tradicional é a
utilização de jogos e atividades lúdicas. Segundo Melo (2005), vários estudos a
respeito de atividades lúdicas vem comprovar que o jogo, além de ser fonte de
prazer e descoberta para o aluno é a tradução do contexto sócio - cultural -
histórico refletido na cultura, podendo contribuir significantemente para o
processo de construção do conhecimento do aluno como mediadores da aprendizagem.
A função dos jogos lúdicos, portanto, não é a facilitação da memorização do
assunto abordado, mas possibilitar que o aluno raciocine e reflita, o que pode
aumentar a motivação destes nas aulas de Química. A finalidade deste trabalho é
verificar seu valor como elemento de resgate de lacunas do processo de ensino-
aprendizagem dos alunos e como recurso mediador/facilitador para o professor na
construção do conhecimento.
Quando nos referimos ao ensino de Química Orgânica no Ensino Médio notamos que a
prática comumente efetivada em sala de aula consiste na transmissão-recepção de
conhecimento que, muitas vezes, deixa lacunas no processo. Ao reconhecermos as
dificuldades que permeiam o trabalho do professor nesse nível de ensino optamos
por estudar uma forma de contribuir para os processos de ensino aprendizagem de
nomenclatura dos compostos orgânicos.
MATERIAL E MÉTODOS: O objetivo deste trabalho era buscar informações e identificar as dificuldades
encontradas pelos alunos no processo de aprendizagem e pelos professores no
ensino de Química, adaptando assim o jogo lúdico para amenizar tal deficiência
de ambos. Sendo assim os professores foram orientados sobre como montar as peças
necessárias para o jogo (materiais de baixo custo)e sobre como jogar. O Jogo: é
composto por 01 tabuleiro (dimensões 50 cm x 50 cm); 04 peões de cores
distintas; 01 dado numerado de um a seis; 100 cartas de perguntas; 20 cartas
desafio; 20 cartas coringa.
O jogo foi aplicado primeiramente a duas turmas do 3° ano do Ensino Médio, com
aproximadamente 25 alunos em cada sala, que foram organizados em grupos para a
execução da atividade. Formados 3 grupos, foi eleito um representante que era
responsável por jogar o dado, retirar as cartas e o mais importante o “porta-
voz” do grupo.
A aplicação em sala de aula demorou aproximadamente 50 minutos, incluindo a
explicação sobre as regras e organização do ambiente. Observação: Esse tempo
poderá ser alterado de acordo com a quantidade de casas existentes no tabuleiro.
Em um segundo momento o jogo foi apresentado aos professores e coordenadores da
escola-campo, foram apresentadas as regras, as peças do jogo e a forma de
construção do material.
O material foi doado à escola juntamente com o manual de instrução.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos se mostraram muito interessados com a atividade, e tiveram grande
desenvoltura com relação ao jogo, o que nos mostrou de forma satisfatória o
conhecimento prévio dos alunos sobre o conteúdo de nomenclatura dos compostos.
Os jogos além de auxiliar no conhecimento faz com que os alunos aprendam a
respeitar as regras.Segundo Piaget (1994, p.23) os jogos funcionam como uma
oportunidade de conviver com regras, e este convívio não se limita à aceitação e
a obediência, mas também leva à criação de uma normatização.
Além disso os alunos se mostraram bastante motivados e ativos na aprendizagem, o
que podemos identificar que o Jogo Lúdico atingiu seus objetivos, o que ficou
bastante visível durante a aplicação e ao verificarmos o favorecimento da
aquisição de conhecimento em clima de alegria e prazer.
De acordo com Rego (2000, p.79), o uso dos jogos proporciona ambientes
desafiadores, capazes de estimular o intelecto proporcionando a conquista de
estágios mais elevados de raciocínios. Dessa forma o jogo é essencial como
recurso pedagógico, pois no brincar o aluno (a criança, o adolescente, o adulto)
articula teoria e prática, formula hipóteses e experiências, tornando a
aprendizagem atrativa e interessante.
A busca por novos meios de avaliação é que se propõe o jogo para ser
incorporado na escola, facilitando o aprendizado do aluno e tornando-o um
motivador. Utilizar o jogo como meio de avaliar permite que os alunos fiquem
mais tranqüilos para solucionar o que lhes é proposto, e, portanto obtêm-se um
resultado mais satisfatório.
CONCLUSÕES: Diante do exposto cabe ressaltar a importância dos jogos lúdicos, e defender que
estes ocupassem maior espaço na prática pedagógica dos professores por ser uma
estratégia extremamente motivante.
Deixando claro que esse tipo de estratégia não substitui os demais métodos, mas é
um suporte para o professor na tentativa de auxiliar no aprendizado de seus
alunos.
Que o uso dos jogos possa resgatar o desejo pela busca e conhecimento e torne a
aprendizagem prazerosa, na qual o educando passe a gostar cada vez mais de
aprender.
AGRADECIMENTOS: Ao IFG-Câmpus Itumbiara
A Capes - PIBID
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MELO,C. M.R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento. Información Filosófica. V.2 nº1 2005 p.128-137.
PIAGET, J.O Juízo Moral da Criança. São Paulo, Summus, 1994 (Trad.: Elzon Lenardon)
REGO, T. C. Vygotsky. Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10a. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.