ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Concepções de alunos do Ensino Médio sobre o conceito de íon e ligação iônica
AUTORES: Rocha, C.C. (UFV) ; Silva, A.F.A. (UFV)
RESUMO: O ensino e aprendizagem de Ciências tem sido um grande desafio para professores e
alunos do Ensino Médio. Percebe-se cada vez mais a dificuldade em tornar o
aprendizado em algo significativo para os alunos. Dessa forma, esse trabalho tem
como objetivo uma pesquisa que indique quais são realmente as concepções que os
alunos possuem sobre o conceito de íons e ligação iônica, como forma de melhor
orientar os professores na busca de metodologias adequadas que estimulem a
aprendizagem. Foi aplicado questionário sobre o tema, envolvendo questões
discursivas e representações gráficas. Os resultados indicam as dificuldades que
os alunos possuem com conceitos básicos e como a escolha inadequada de uma
metodologia pode colaborar com a formação de concepções alternativas.
PALAVRAS CHAVES: Concepções alternativas; Conceito de íon; Ligação iônica
INTRODUÇÃO: As concepções alternativas dos estudantes tem sido estudadas e pesquisadas ao
longo das últimas décadas. Busca-se entender quais são as concepções mais comuns
apresentadas e metodologias de ensino que auxiliem os professores a evitar que
os alunos acabem desenvolvendo conceitos alternativos (KRASILCHIK, 2004).
As teorias que os alunos trazem consigo acerca dos fenômenos da natureza podem
ser completamente divergentes dos conhecimentos científicos atuais (FRANÇA,
2009), conduzindo a erros conceituais que, de acordo com Silva e Núñez (2007),
constituem respostas rápidas, seguras e contraditórias aos conhecimentos
científicos. Neste trabalho serão destacadas as concepções alternativas dos
alunos sobre ligações químicas, especificamente as iônicas, e o conceito de íon.
Segundo trabalhos de outros pesquisadores, o conceito de íon e átomo é bastante
similar. Desse modo, os alunos não conseguem estabelecer relações entre a
estrutura do íon e o comportamento que produzem, mesmo que tal conceito já tenha
sido apresentado. França (2009), Carvalho (2007), Marcondes e Fernandez (2006)
concordam que as dificuldades com os temas ligação química e íon são atribuídas
a problemas mais básicos, como a dificuldade dos estudantes representarem
modelos atômicos.
MATERIAL E MÉTODOS: Os alunos do 3º ano do Ensino Médio de um colégio público da cidade de Viçosa – MG
participaram de uma pesquisa sobre o conceito de íon e ligações iônicas
respondendo a um questionário sobre o assunto. Foram quatro questões discursivas
que abordavam desde conceitos fundamentais, até sua aplicação e representação
gráfica. Após a leitura dos questioários foram criados perfis de respostas dos
estudantes indicando fatores interessantes sobre sua compreensão a respeito dos
conceitos pedidos, facilitando a análise dos resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quando questionados sobre o conceito de íon, os estudantes apresentaram
dificuldadaes quanto à definição da entidade, relacionando o conceito de íon à
átomos, moléculas e citando até elementos, isoladamente. Ainda em relação a esse
conceito, os alunos relacionaram diretamente o íon à ligação iônica, de modo que
os íons seriam aqueles átomos que participam da ligação iônica. Em geral, os
alunos apresentaram dificuldades em aceitar o íon como uma espécie química com
características próprias. Ao serem solicitados à representar graficamente a
estrutura de uma substância iônica no estado sólido, poucos estudantes fizeram a
representação do retículo cristalino indicando a interação entre os íons. A
maior parte dos alunos fez desenhos que representavam um aglomerado de
partículas, em uma estrutura rígida. Essa estrutura representada se assemelha
àquelas trazidas comumente em livros didáticos ao se estudar o estado físico da
matéria, destacando então o caráter memorístico dessas representações, sem uma
análise crítica de qual modelo elas representam.
Quando questionados sobre a explicação da condução de corrente elétrica em
solução aquosa de NaCl e a não condução em uma soluação aquosa de sacarose, os
alunos demonstraram dificuldades com os processo de ionização, dissolução e
dissociação. Eles fizeram uso dos termos sem conseguir correlacioná-los aos
fênomenos. Dessa forma, muitos explicaram a condução da corrente elétrica pela
solução salina devido a sua ionização, e não a sua dissociação (em íons). E,
complementarmente, buscaram explicar a não condução da solução de sacarose pela
sua não dissociação, ao invés da ocorrência apenas da dissolução, por ser um
composto molecular.
CONCLUSÕES: Foi possível analisar e reconhecer várias concepções alternativas dos estudantes.
Com a análise dos questionários foi possível constatar que os alunos tem problemas
em relacionar e compreender muitos conceitos químicos. Com os resultados obtidos
sobre as concepções que os alunos possuem sobre o conceito de íon e ligação
iônica, os professores passam a ter um conhecimento sobre as ideias dos
estudantes, auxiliando-os na escolha de metodologias mais adequadas para a melhor
compreensão e aprendizado da Química nas escolas.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: • CARVALHO, A. S., BUENO, S. G., SILVA, A. F. A. Concepções dos Estudantes sobre o conceito de ligação química. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 9 de novembro de 2009.
• FRANÇA, A. C. G. Formação do íon e estrutura atômica: análise das relações estabelecidas por alunos do ensino médio, numa atividade do ensino de química. 89 p. (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2009.
• KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª Ed. rev. e ampl. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
• MARCONDES, M. E. R, FERNANDEZ C. Concepções dos estudantes sobre ligações químicas. Química Nova na Escola, nº 24, Novembro de 2006.