ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Concepções de alunos do Ensino Médio sobre o conceito de íon e ligação iônica

AUTORES: Rocha, C.C. (UFV) ; Silva, A.F.A. (UFV)

RESUMO: O ensino e aprendizagem de Ciências tem sido um grande desafio para professores e alunos do Ensino Médio. Percebe-se cada vez mais a dificuldade em tornar o aprendizado em algo significativo para os alunos. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo uma pesquisa que indique quais são realmente as concepções que os alunos possuem sobre o conceito de íons e ligação iônica, como forma de melhor orientar os professores na busca de metodologias adequadas que estimulem a aprendizagem. Foi aplicado questionário sobre o tema, envolvendo questões discursivas e representações gráficas. Os resultados indicam as dificuldades que os alunos possuem com conceitos básicos e como a escolha inadequada de uma metodologia pode colaborar com a formação de concepções alternativas.

PALAVRAS CHAVES: Concepções alternativas; Conceito de íon; Ligação iônica

INTRODUÇÃO: As concepções alternativas dos estudantes tem sido estudadas e pesquisadas ao longo das últimas décadas. Busca-se entender quais são as concepções mais comuns apresentadas e metodologias de ensino que auxiliem os professores a evitar que os alunos acabem desenvolvendo conceitos alternativos (KRASILCHIK, 2004). As teorias que os alunos trazem consigo acerca dos fenômenos da natureza podem ser completamente divergentes dos conhecimentos científicos atuais (FRANÇA, 2009), conduzindo a erros conceituais que, de acordo com Silva e Núñez (2007), constituem respostas rápidas, seguras e contraditórias aos conhecimentos científicos. Neste trabalho serão destacadas as concepções alternativas dos alunos sobre ligações químicas, especificamente as iônicas, e o conceito de íon. Segundo trabalhos de outros pesquisadores, o conceito de íon e átomo é bastante similar. Desse modo, os alunos não conseguem estabelecer relações entre a estrutura do íon e o comportamento que produzem, mesmo que tal conceito já tenha sido apresentado. França (2009), Carvalho (2007), Marcondes e Fernandez (2006) concordam que as dificuldades com os temas ligação química e íon são atribuídas a problemas mais básicos, como a dificuldade dos estudantes representarem modelos atômicos.

MATERIAL E MÉTODOS: Os alunos do 3º ano do Ensino Médio de um colégio público da cidade de Viçosa – MG participaram de uma pesquisa sobre o conceito de íon e ligações iônicas respondendo a um questionário sobre o assunto. Foram quatro questões discursivas que abordavam desde conceitos fundamentais, até sua aplicação e representação gráfica. Após a leitura dos questioários foram criados perfis de respostas dos estudantes indicando fatores interessantes sobre sua compreensão a respeito dos conceitos pedidos, facilitando a análise dos resultados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quando questionados sobre o conceito de íon, os estudantes apresentaram dificuldadaes quanto à definição da entidade, relacionando o conceito de íon à átomos, moléculas e citando até elementos, isoladamente. Ainda em relação a esse conceito, os alunos relacionaram diretamente o íon à ligação iônica, de modo que os íons seriam aqueles átomos que participam da ligação iônica. Em geral, os alunos apresentaram dificuldades em aceitar o íon como uma espécie química com características próprias. Ao serem solicitados à representar graficamente a estrutura de uma substância iônica no estado sólido, poucos estudantes fizeram a representação do retículo cristalino indicando a interação entre os íons. A maior parte dos alunos fez desenhos que representavam um aglomerado de partículas, em uma estrutura rígida. Essa estrutura representada se assemelha àquelas trazidas comumente em livros didáticos ao se estudar o estado físico da matéria, destacando então o caráter memorístico dessas representações, sem uma análise crítica de qual modelo elas representam. Quando questionados sobre a explicação da condução de corrente elétrica em solução aquosa de NaCl e a não condução em uma soluação aquosa de sacarose, os alunos demonstraram dificuldades com os processo de ionização, dissolução e dissociação. Eles fizeram uso dos termos sem conseguir correlacioná-los aos fênomenos. Dessa forma, muitos explicaram a condução da corrente elétrica pela solução salina devido a sua ionização, e não a sua dissociação (em íons). E, complementarmente, buscaram explicar a não condução da solução de sacarose pela sua não dissociação, ao invés da ocorrência apenas da dissolução, por ser um composto molecular.

CONCLUSÕES: Foi possível analisar e reconhecer várias concepções alternativas dos estudantes. Com a análise dos questionários foi possível constatar que os alunos tem problemas em relacionar e compreender muitos conceitos químicos. Com os resultados obtidos sobre as concepções que os alunos possuem sobre o conceito de íon e ligação iônica, os professores passam a ter um conhecimento sobre as ideias dos estudantes, auxiliando-os na escolha de metodologias mais adequadas para a melhor compreensão e aprendizado da Química nas escolas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: • CARVALHO, A. S., BUENO, S. G., SILVA, A. F. A. Concepções dos Estudantes sobre o conceito de ligação química. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 9 de novembro de 2009.
• FRANÇA, A. C. G. Formação do íon e estrutura atômica: análise das relações estabelecidas por alunos do ensino médio, numa atividade do ensino de química. 89 p. (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2009.
• KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª Ed. rev. e ampl. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
• MARCONDES, M. E. R, FERNANDEZ C. Concepções dos estudantes sobre ligações químicas. Química Nova na Escola, nº 24, Novembro de 2006.