ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O PIBID E O USO DAS TECNOLOGIAS DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Costa, C.B. (UFCG) ; Oliveira, G.S. (UFCG)
RESUMO: O projeto PIBID visa proporcionar aos futuros professores participação em
experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e
interdisciplinar. As TICs devem ser inseridas como impulsora nos trabalhos
escolares. Neste trabalho foi testado uma experiência didática desenvolvida na E.
E. Orlando Venâncio, na cidade de Cuité, com alunos de Ensino Médio, com a
finalidade de introduzir uma utilização mais frequentes dos recursos
didáticos/tecnológicos no ensino de química. Nesse sentido propomos a inserção das
tecnologias da informação e comunicação com o objetivo de estimular e motivar os
alunos ao aprendizado além de fazer uma divulgação e manter comunicação pós sala
com alunos envolvidos ou não com o projeto através de bolgs e redes sociais.
PALAVRAS CHAVES: PIBID; TICs; DIDÁTICAS/TECNOLÓGICAS
INTRODUÇÃO: Vivemos em mundo globalizado onde a multimídia tem um importante papel, enquanto
professores e mediadores do conhecimento que teremos que incorporar essa
ferramenta de ensino, uma vez que o uso das TICs auxilia no processo de
compreensão dos conteúdos e atualmente cada vez mais o mercado de trabalho exige
o conhecimento dessas tecnologias aos cidadãos que são o nosso alunado . Vale
lembrar que essas ferramentas encontram-se na internet, desde jogos online até
artigos científicos. Site, wikis, fóruns de discussão, redes sociais entre
outros são ferramentas que faz parte desse conteúdo. Divulgar trabalhos
realizados em sala de aula nestes sites, criar blogs e redes sociais é uma forma
de dividir o conhecimento e aplicar o que está dando certo. O PIBID 2012 divulga
seus trabalhos trazendo não só para os envolvidos no projeto as informações e
atualidades que surgem diariamente no processo de ensino e aprendizagem. Vale
lembrar que a utilização das TIC no ensino não surge para subtrair trabalho aos
professores. O protagonismo do professor, o seu espírito crítico e discernimento
são absolutamente fundamentais nesse processo inovador.
MATERIAL E MÉTODOS: O período de desenvolvimento do projeto PIBID com uso das tecnologias da
informação e comunicação (TICs) teve inicio no segundo semestre de 2011 e veio a
ser inserida em algumas turmas de 1°, 2° e 3° da Escola Estadual de Ensino Médio
Orlando Venâncio dos Santos como ferramenta de estratégia para melhoria do
ensino de química, uma vez que o aumento de acesso e utilização da internet
(TIC) é significativo por parte dos jovens e nos possibilita meios de utilização
para um ensino inovador através de sites, redes sociais e aulas com utilização
das mídias, também considerada um tipo de atividade lúdica e educativa, onde a
mesma deve coexistir em equilíbrio com as atividades diárias tradicionais
proporcionando o prazer e o esforço espontâneo que devem está presentes no
ensino, além de integrarem as várias dimensões do aluno, como a afetividade, o
trabalho em grupo e das relações com regras pré-definidas. Foram introduzidos
nas turmas diversos vídeos relacionados aos conteúdos abordados em sala
contemplando a pesquisa a partir do histórico e evolução da química, filme e
documentários relacionados à sustentabilidade, utilização de redes sócias
(facebook, email, blogs e sites) com intuito de divulgação e comunicação entre
as turmas existentes na escola e as demais da região, além do mais importante, a
valorização e compreensão da importância da ciência para o universo,
principalmente nos dias atuais com os vários problemas ambientais os quais
enfrentamos e buscamos melhorar caminhando para a sustentabilidade através da
química e suas inovações.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nas primeiras aulas com as turmas apresentamos seminários sobre o que seriam as
TIC’s e como estão inseridas no nosso dia a dia e o objetivo do trabalho a ser
desenvolvido. Em busca de estimulá-los e aguçarmos sua criatividade mostramos
sites, blogs, vídeos, filmes e jogos existentes que trabalham os conteúdos
químicos. De forma que vieram as primeiras ideias, de criarmos um blog e páginas
em redes sociais de forma a divulgarmos os trabalhos realizados, pesquisas sobre
vídeos aulas, questões do ENEM comentadas, experimentos realizados com conceitos
vistos em sala e informações sobre artigos científicos. Nas turmas do 1° ano
mostramos vídeos sobre “O sonho de Meneleiev” que mostra como ele chegou à
organização dos elementos da tabela periódica, de forma a melhorar a compreensão
do assunto trabalhado, e as dificuldades enfrentadas pelos cientistas em
laboratórios precários, foram vistas no filme “Madame Curie” que relata como a
primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel de química conseguiu isolar o elemento
rádio, os bons resultados foram vistos na empolgação dos alunos a pesquisar mais
sobre os assuntos e seus desempenhos que melhoraram nas avaliações. Existem hoje
em dia sites com vídeos aulas de química com experimentos, o que levou aos
alunos do 2º ano a selecionar os mais interesses de forma que tentamos realizar
com eles de uma maneira alternativa registrando através de fotos e comentando
passo a passo o experimento, onde foram divulgados no blog e na página do
faceboock. Como a nota do ENEM e aceita em muitas instituições de ensino
superior, no 3° ano trabalharam na pesquisa de questões de ENEM dos anos
anteriores e questões contextualizadas de vestibulares de varias instituições de
forma que discutíamos em sala e fazíamos comentários para postagem.
CONCLUSÕES: A compreensão da importância da ciência, bem como da melhoria da aprendizagem no
ensino de química dos alunos do ensino médio da escola com a utilização das
tecnologias e as inovações do ensino apresentadas pelos bolsistas, foi facilitada
utilizando-se de alternativas pedagógicas que mostraram ser mais atrativas e
eficientes devido ao acesso e aumento do uso das TCIs. Seminários, experimentos,
pesquisas, divulgação e comunicação dentre outras atividades não só evidenciam
isso, como auxiliam também na formação pedagógica dos futuros professores.
AGRADECIMENTOS: Capes, UFCG, Ao Coordenador Marciano Henrique de Lucena Neto, E. E. Orlando
Venâncio e a Prof. Supervisora Teresa Neumann de Vasconcelos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1- A importância das TICs na educação-http://www.revistapontocom.org.br/edicoes-anteriores-entrevista/a-importancia-das-tics-na-educacao-Acesso em 27/09/11.
2- O ensino e as novas tecnologias de informação e comunicação - http://nautilus.fis.uc.pt/softc/Read_c/destaque/teseind.htm Acesso em 30/09/11.