ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O PIBID E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Costa, C.B. (UFCG) ; Oliveira, G.S. (UFCG)

RESUMO: O projeto PIBID visa proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. As TICs devem ser inseridas como impulsora nos trabalhos escolares. Neste trabalho foi testado uma experiência didática desenvolvida na E. E. Orlando Venâncio, na cidade de Cuité, com alunos de Ensino Médio, com a finalidade de introduzir uma utilização mais frequentes dos recursos didáticos/tecnológicos no ensino de química. Nesse sentido propomos a inserção das tecnologias da informação e comunicação com o objetivo de estimular e motivar os alunos ao aprendizado além de fazer uma divulgação e manter comunicação pós sala com alunos envolvidos ou não com o projeto através de bolgs e redes sociais.

PALAVRAS CHAVES: PIBID; TICs; DIDÁTICAS/TECNOLÓGICAS

INTRODUÇÃO: Vivemos em mundo globalizado onde a multimídia tem um importante papel, enquanto professores e mediadores do conhecimento que teremos que incorporar essa ferramenta de ensino, uma vez que o uso das TICs auxilia no processo de compreensão dos conteúdos e atualmente cada vez mais o mercado de trabalho exige o conhecimento dessas tecnologias aos cidadãos que são o nosso alunado . Vale lembrar que essas ferramentas encontram-se na internet, desde jogos online até artigos científicos. Site, wikis, fóruns de discussão, redes sociais entre outros são ferramentas que faz parte desse conteúdo. Divulgar trabalhos realizados em sala de aula nestes sites, criar blogs e redes sociais é uma forma de dividir o conhecimento e aplicar o que está dando certo. O PIBID 2012 divulga seus trabalhos trazendo não só para os envolvidos no projeto as informações e atualidades que surgem diariamente no processo de ensino e aprendizagem. Vale lembrar que a utilização das TIC no ensino não surge para subtrair trabalho aos professores. O protagonismo do professor, o seu espírito crítico e discernimento são absolutamente fundamentais nesse processo inovador.

MATERIAL E MÉTODOS: O período de desenvolvimento do projeto PIBID com uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) teve inicio no segundo semestre de 2011 e veio a ser inserida em algumas turmas de 1°, 2° e 3° da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos como ferramenta de estratégia para melhoria do ensino de química, uma vez que o aumento de acesso e utilização da internet (TIC) é significativo por parte dos jovens e nos possibilita meios de utilização para um ensino inovador através de sites, redes sociais e aulas com utilização das mídias, também considerada um tipo de atividade lúdica e educativa, onde a mesma deve coexistir em equilíbrio com as atividades diárias tradicionais proporcionando o prazer e o esforço espontâneo que devem está presentes no ensino, além de integrarem as várias dimensões do aluno, como a afetividade, o trabalho em grupo e das relações com regras pré-definidas. Foram introduzidos nas turmas diversos vídeos relacionados aos conteúdos abordados em sala contemplando a pesquisa a partir do histórico e evolução da química, filme e documentários relacionados à sustentabilidade, utilização de redes sócias (facebook, email, blogs e sites) com intuito de divulgação e comunicação entre as turmas existentes na escola e as demais da região, além do mais importante, a valorização e compreensão da importância da ciência para o universo, principalmente nos dias atuais com os vários problemas ambientais os quais enfrentamos e buscamos melhorar caminhando para a sustentabilidade através da química e suas inovações.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nas primeiras aulas com as turmas apresentamos seminários sobre o que seriam as TIC’s e como estão inseridas no nosso dia a dia e o objetivo do trabalho a ser desenvolvido. Em busca de estimulá-los e aguçarmos sua criatividade mostramos sites, blogs, vídeos, filmes e jogos existentes que trabalham os conteúdos químicos. De forma que vieram as primeiras ideias, de criarmos um blog e páginas em redes sociais de forma a divulgarmos os trabalhos realizados, pesquisas sobre vídeos aulas, questões do ENEM comentadas, experimentos realizados com conceitos vistos em sala e informações sobre artigos científicos. Nas turmas do 1° ano mostramos vídeos sobre “O sonho de Meneleiev” que mostra como ele chegou à organização dos elementos da tabela periódica, de forma a melhorar a compreensão do assunto trabalhado, e as dificuldades enfrentadas pelos cientistas em laboratórios precários, foram vistas no filme “Madame Curie” que relata como a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel de química conseguiu isolar o elemento rádio, os bons resultados foram vistos na empolgação dos alunos a pesquisar mais sobre os assuntos e seus desempenhos que melhoraram nas avaliações. Existem hoje em dia sites com vídeos aulas de química com experimentos, o que levou aos alunos do 2º ano a selecionar os mais interesses de forma que tentamos realizar com eles de uma maneira alternativa registrando através de fotos e comentando passo a passo o experimento, onde foram divulgados no blog e na página do faceboock. Como a nota do ENEM e aceita em muitas instituições de ensino superior, no 3° ano trabalharam na pesquisa de questões de ENEM dos anos anteriores e questões contextualizadas de vestibulares de varias instituições de forma que discutíamos em sala e fazíamos comentários para postagem.

CONCLUSÕES: A compreensão da importância da ciência, bem como da melhoria da aprendizagem no ensino de química dos alunos do ensino médio da escola com a utilização das tecnologias e as inovações do ensino apresentadas pelos bolsistas, foi facilitada utilizando-se de alternativas pedagógicas que mostraram ser mais atrativas e eficientes devido ao acesso e aumento do uso das TCIs. Seminários, experimentos, pesquisas, divulgação e comunicação dentre outras atividades não só evidenciam isso, como auxiliam também na formação pedagógica dos futuros professores.

AGRADECIMENTOS: Capes, UFCG, Ao Coordenador Marciano Henrique de Lucena Neto, E. E. Orlando Venâncio e a Prof. Supervisora Teresa Neumann de Vasconcelos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1- A importância das TICs na educação-http://www.revistapontocom.org.br/edicoes-anteriores-entrevista/a-importancia-das-tics-na-educacao-Acesso em 27/09/11.
2- O ensino e as novas tecnologias de informação e comunicação - http://nautilus.fis.uc.pt/softc/Read_c/destaque/teseind.htm Acesso em 30/09/11.