ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Vivência de Situação-Problema envolvendo Ácidos e Bases

AUTORES: Lapa, W. (UFRPE)

RESUMO: Este projeto abordou uma situação problema do cotidiano dos alunos que trata de acidez estomacal, tendo como objetivo trabalhar os conceitos de ácido e base de Arrhenius. Para metodologia foi utilizada algumas das etapas propostas pela Ilha de Racionalidade. Os resultados obtidos mostraram que a intervenção didática tal como realizada, contribui muito para a aprendizagem dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: Situação-Problema; Ácidos e Bases Arrhenius; Ilha de Racionalidade

INTRODUÇÃO: De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacional para o Ensino Médio (PCN) os conteúdos abordados em química não podem ser tratados como mera transmissão de conhecimentos (BRASIL, 2002, apud ANTUNES et al., 2009). Com base em pesquisas relativamente recentes sobre a forma que o ensino tem sido transmitido aos alunos, forma esta predominantemente tradicional, nas quais o aluno não tem oportunidade de desenvolver e relacionar os conhecimentos científicos ao seu cotidiano fora escolhido o tema abordado e a situação problema proposta, estes foram baseados numa situação que aborda ciência e sociedade, tentando assim alcançar o objetivo de desenvolver nesses alunos a autonomia de relacionar os conhecimentos científicos ao seu dia-dia. Quanto à situação problema é cada dia mais comum à má alimentação dos jovens, muita fritura, doces, bebidas, as quais ocasionam o aumento da liberação do suco gástrico que possui em sua composição o ácido clorídrico. Com isso, focamos ácidos e bases de Arrhenius, ou seja, a parte química do projeto, deixando o ensino de forma que os alunos relacionem os conteúdos vistos em sala de aula com seu cotidiano.

MATERIAL E MÉTODOS: Este estudo foi realizado na Escola Santos Dumont, localizada no bairro de Boa Viagem, em Recife-PE. O qual teve, inicialmente, vinte e um alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, havendo uma evasão de dez alunos no decorrer do projeto, concluindo todo processo onze alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Os alunos estavam numa faixa etária entre 14 a 18 anos, o projeto foi desenvolvido no horário das 12h30 até 13h30 para que os alunos de ambos os turnos, manhã e tarde, fossem contemplados. O estudo foi realizado com o intuito de verificar se o ensino por projetos motiva os alunos, além de fazê-los compreender melhor os conhecimentos científicos e aplicá-los no seu cotidiano. Inicialmente foi aplicado um questionário (pré-teste), o qual tinha como intuito identificar os conhecimentos prévios dos alunos, o mesmo fora aplicado ao final do projeto(pós-teste) para que fosse feita a comparação na evolução dos conhecimentos. Logo após, foi apresentada uma situação problema, envolvendo um caso de acidez estomacal e os conceitos de ácidos e base segundo Arrhenius, seguida por uma sequência didática, a qual nos deu a oportunidade de levá-los ao laboratório. Todas as etapas deveriam ajudar os alunos a evoluir seus conhecimentos prévios (senso comum) para conhecimentos científicos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Este projeto foi composto pelos questionários e pela situação problema para alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, além dos resultados obtidos durante o processo da sequência didática, nos encontros de química. Tanto para os alunos da 2ª quanto para os da 3ª série (pois houve evasão dos alunos da 1ª série) do Ensino Médio, o projeto ocorreu de forma satisfatória, tendo em vista que a maior parte dos alunos conseguiu compreender os conhecimentos científicos, aplicá-los em situações de seu cotidiano além de comprovar a sua importância. Ainda aqueles que tiveram alguma dificuldade, no momento da construção interagiram bastante com a professora e com a turma. Em concordância com os resultados obtidos no projeto, Pietrocola (1999) afirma que é importante intensificar as estratégias para a construção do conhecimento científico dos alunos e com isso eles percebam a relação que há com o mundo que os cerca. E com isso, considera que a realidade deve ser objeto da educação. De acordo com a análise dos resultados em relação às respostas dos alunos no pré-teste comparando-as com as respostas do pós-teste, percebemos que quase todos os alunos evoluíram seus conhecimentos, além de afirmarem que aprender conceitos abstratos, como os que foram abordados a partir do projeto foi muito agradável e produtivo.

CONCLUSÕES: Com ênfase no objetivo do projeto que é construir o conceito de ácidos e bases segundo Arrhenius a partir de uma situação problema, com o intuito de mensurar o conhecimento dos alunos com relação à temática, podemos afirmar, que os mesmos compreenderam que os conhecimentos científicos são importantes e estão presentes no cotidiano deles, ainda entenderam que a teoria ácido-base de Arrhenius é muito bem aceita para explicar a acidez estomacal. O professor deverá criar as condições para que os alunos aprimorem as competências necessárias para desenvolver os conceitos químicos. Podemos assim comprovar que o objetivo foi plenamente atingido.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a Deus e aos meus pais, Elizabeth e Wilson, que sempre me apóiam e estão comigo em todas as ocasiões.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília, DF, Secretaria de Educação Média e Tecnológica: MEC, 2002. 360 p.
CHAGAS, Aecio Pereira. Teorias Ácido-Base do século XX. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 6, n. 9, p. 28-30, maio 1999.
FOUREZ, G. MATHY, P. ENGLEBERT-LECOMTE, V. (1993). Un modèle pour un travail interdisciplinaire. Aster, Paris, v. 17, p. 119-140.
PIETROCOLA, MAURÍCIO et al. As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos. Ensaio: Pesquisa e Educação em Ciências, v. 2, n. 1, 1999, p. 99-122.